Geomática Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA Felipe Ferreira de Oliveira
Advertisements

Introdução ao Sensoriamento Remoto
Recursos.
Introdução à Detecção Remota
Difração Terça-feira, 30/09/2008.
ELEMENTOS DE CARTOGRAFIA
PROF. ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS
Geomática Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos
Geomática Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos
Geomática Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos
Geomática Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos
Geomática Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos
Geomática Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos
Geomática Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos
Geomática Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos
Geomática Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos
Geomática Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos
Geomática Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos
Sistemas de Informação Geográfica Profa. Gisa Melo Bassalo
Sensoriamento Remoto Prof. Francisco de Assis de Carvalho Pinto
Fundamentos de Sensoriamento Remoto Profa. MSc. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Ailton Luchiari.
Edição Matricial ATRAVÉS DA FERRAMENTA SPRING Mauricio Alves Moreira
Introdução ao Sensoriamento Remoto Sumário
Sensoriamento Remoto e Processamento Digital de Imagens
Características das Imagens de Satélite
2.3. SENSORIAMENTO REMOTO 2.3. Energia Eletromagnética
1.4. IMAGENS DE SATÉLITE RESOLUÇÃO DAS IMAGENS.
2 Elementos da Percepção Visual
Uma imagem é função: Do tipo de radiação
Meios físicos de transmissão
Professor: Diones Charles
CURSO DE GEOPROCESSANENTO
Sensoriamento Remoto: uma breve introdução
TRANSFERÊNCIA DE CALOR AULA 3
Resoluções Resolução É uma medida da habilidade que um sistema sensor possui de distinguir alvos ou fenômenos na superfície terrestre Espacial Espectral.
Prof. M.Sc. Hamilton Ishiki
“Vendo o invisível” utilizando materiais simples e de baixo custo
Prof. Vasco Vasconcelos
SATÉLITES INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS Produtos imagens
Computação Gráfica - Cor
Meteorologia por Satélite
GEOPROCESSAMENTO Aula 1: Fundamentos de Sensoriamento Remoto
Radiação solar Na periferia do astro Sol, a temperatura está ao redor de K Características do Corpo Negro Emite radiação com frequências de zero.
ALGUMAS APLICAÇÕES DA ESPECTROSCOPIA ÓPTICA
Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.
Prof Daniel Veras Sensoriamento Remoto Prof Daniel Veras
Sensoriamento Remoto e Realce de Imagem
Termômetro de infravermelho digital
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
Meteorologia por Satélites Profa. Marcia Yamasoe sp.br/ind.php?inic=00& prod=sondagem.
SONDA DE NÊUTRONS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Piracicaba- 2009
Universidade Federal de Itajubá
Sensoriamento visível ~ a Cor do Oceano
Classificação de Imagens de Sensoriamento Remoto
Sensoriamento Remoto.
Detecção remota: fundamentos
Detecção remota: fundamentos
Introdução à Detecção Remota. Algumas referências John R. Jensen, Remote Sensing of the Environment: An Earth Resource Perspective (Prentice Hall).
Optoeletrônica - fotodetectores e fotoemissores
Introdução ao Sensoriamento Remoto
SENSORIAMENTO REMOTO Prof. Ronaldo 1ºB.
1. ENERGIA – DO SOL PARA A TERRA
Análise Digital de Imagens
O Datalogger (coletor automático de dados ) e sensores elétricos Disciplina ACA 221 Instrumentos Meteorológicos e Métodos de Observação Departamento de.
ÍNDICES DE VEGETAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Ondas Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere.
UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LABORTÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ.
Energia solar 4ª Conferência de FMA 1. Energia solar A energia que o sol irradia é a que é libertada durante as reacções de fusão nuclear na sua parte.
EFEITO ESTUFA NATURAL APLICAÇÕES TÉCNICAS DA ENERGIA SOLAR 1.
INFLUÊNCIA DO POSICIONAMENTO E DA LARGURA DE BANDAS DE SENSORES REMOTOS E DOS EFEITOS ATMOSFÉRICOS NA DETERMINAÇÃO DE ÍNDICES DE VEGETAÇÃO Autor: Romero.
Transcrição da apresentação:

Geomática Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos Ikonos de Vitória 1 m de Resolução PROF. ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS Engenheiro Agrônomo - UFES Mestrado em Meteorologia Agrícola – UFV Doutorado em Engenharia Agrícola - UFV

Capítulo 7 UNIVERSIDADE FEDERAL DOS ESPÍRITO SANTO – UFES CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS - CCHN DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA - DPGEO LABORATÓRIO DE GEOMÁTICA DA UFES - LGU Obs: Todos os Slides apresentados foram adaptados do livro “Fundamentos do Sensoriamento Remoto e Metodologias de Aplicação (2ª Edição). Autor: Maurício Alves Moreira Vitória LANDSAT Andaraí Ikonos 1 m resolução Campos do Jordão Ikonos 1m de Resolução Capítulo 7 Sistemas Sensores Utilizados para Coleta de Dados Espectrais em Nível Terrestre

SISTEMAS SENSORES UTILIZADOS PARA COLETA DE DADOS ESPECTRAIS EM NÍVEL TERRESTRE O fato de as medidas serem feitas a curta distância e em pequenas áreas amostrais permite que os resultados obtidos retratem, com maior fidelidade, aquilo que se deseja investigar. SENSORES QUE OPERAM NA REGIÃO DO VISÍVEL E DO INFRAVERMELHO PRÓXIMO Nesta faixa do espectro eletromagnético, os sensores registram a radiação eletromagnética no intervalo de onda de 400 a 1.100 nm, podendo chegar até 2.500 nm, por meio da combinação de detectores diferentes no mesmo equipamento. Nesta categoria temos os seguintes sensores: VARREDURA CONTÍNUA: operam em faixas espectrais estreitas. EX: ESPECTRORRADIÔMETRO , que opera na faixa espectral de 350 a 1.100 nm, registrando a radiação refletida pelos alvos em 256 valores radiométricos (SPECTRON SE-590 com resolução radiométrica de 10 nm). RADIÔMETROS DE BANDA: operam em faixas largas e discretas do espectro eletromagnético. Ex: sistema sensor que opera no intervalo espectral de 400 a 800 nm (se forem colocados neste equipamento dispositivos que selecionam a REM em faixas discretas, por exemplo 100 nm, esse equipamento registrará a radiação refletida pelos alvos da superfície terrestre, em quatro faixas espectrais (400 – 500 nm; 500 – 600 nm; 600 – 700 nm; e 700 – 800 nm). Ex: EXOTECH.

CARACTERÍSTICAS DOS EQUIPAMENTOS RADIOMÉTRICOS DE CAMPO Peso e volume reduzidos, suprimento de energia própria (bateria recarregável), sistema digital para armazenamento de dados e transferência dos dados para computador. SENSORES QUE OPERAM NA REGIÃO DO INFRAVERMELHO TERMAL Faixa do termal = 8 a 14 mm. Para quantificar a radiação emitida pelos corpos na superfície terrestre, empregam-se os radiômetros infravermelhos. Eles são construídos de tal modo que a radiação captada pelo coletor é constantemente comparada àquela emitida por um corpo negro, com emissividade igual a 1, a determinada temperatura. Os resultados são normalmente expressos na forma de temperatura de brilho, que seria a temperatura do alvo investigado se este fosse um corpo negro. Entretanto, como os corpos naturais apresentam emissividades menor que 1 e entre o radiômetro e o alvo existe a atmosfera, as temperaturas obtidas por meio desse procedimento são menores que as reais.

SENSORES QUE OPERAM NA REGIÃO DE MICROONDAS (> 1 mm) Medem a REM com comprimento de onda entre 0,3 a 30 cm, ou seja, a radiação emitida pelos alvos naturais devido a temperatura a que estão submetidos. Nesta região espectral , a radiação é relativamente imune ao espalhamento e absorção pelos componentes atmosféricos, inclusive partículas dispersas e nuvens. Essa propriedade é extremamente importante, porque permite a operação desses sensores em áreas cobertas com nuvens.

DESCRIÇÃO DE ALGUNS TIPOS DE SISTEMAS SENSOREAS UTILIZADOS EM NÍVEL TERRESTRE EPECTRON SE-590: é um espectrorradiômetro portátil, ópticoeletrônico, com espectro contínuo, composto de um detector e um ou dois coletores interligados por uma interface RS-232: Configuração básica do ESPECTRON SE-590

Foto de uma secção de medida radiométrica em áreas de trigo PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ESPECTRON SE-590 Campo de visada: 1, 6, 15 e 180º . Resolução espectral: 10 nm. Faixa espectral de operação: 350 a 1.100 nm. Tempo de aquisição: 1/60 até 64/60 s. Energia: bateria recarregável (12 VDC). Cabo RS-232: variável Foto de uma secção de medida radiométrica em áreas de trigo

SENSOR QUÂNTICO LI-190 SA: é passivo, designado para medir a radiação fotossinteticamente ativa (RFA) na região espectral entre 400 e 700 nm, em locais onde a radiação a ser medida não é espacilamente uniforme, como dentro de dosséis agrícolas. Basicamente, o sistema é composto de um sensor de linha, de 1 metro de comprimento, feito de silicon fotodiodo e pela unidade controladora (datalogger). A interface entre o sensor e a unidade controladora é feita por um cabo RS-232: Sensor quântico LI-190 SA, conentado ao datalogger por meio da interface RS-232

Sensibilidade: 3 micro-ampere por 1.000 micro-mol/sm2. RADIAÇÃO FOTOSSINTETICAENTE ATIVA ABSORVIDA (RFAA) PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO LI-190 SA Calibração: + - 10% . Sensibilidade: 3 micro-ampere por 1.000 micro-mol/sm2. Estabilidade: < 2% ano. Tempo de resposta: 10 micro-segundos. Correção co-seno: difusor acrílico. Azimute: < 1% de erro acima 360º para uma elevação de solar de 45º . Área sensoriada:1 m de comprimento por 12,7 mm de largura. Detector: Silicon fotovoltaico de alta estabiliade. Tamanho: 116 cm de comp. por 2,54 cm de largura por 2,54 cm altura. Peso: 1,8 kg. Comprimento do cabo: 3,1 m.

SENSOR LAI-2000: é um sensor passivo, desenvolvido para estimar o índice de área foliar de dosséis de vegetação, sendo muito prático em áreas agrícolas. Além disso, ele pode ser usado para medir a produtividade do dossel, vigor de floresta, deposição de poluição do ar, estudos de ataque de insetos, etc. O equipamento mede a quantidade da luz que atravessa o dossel da vegetação em diferentes direções. Essa medida contém, essencialmente, dois tipos de informações estruturais do dossel: QUANTIDADE e ORIENTAÇÃO DA FOLHAGEM. Ele é composto por duas unidades: uma contendo o coletor e o sensor, denominada LAI-2050, e outra, chamada unidade controladora (datalogger), denominada LAI-2070, contendo um microcomputador que registra os dados coletados no sensor. O sensor é ligado à unidade controladora por meio de uma interface (cabo RS-232).

Foto do LAI-2000 e principais componentes Foto do sensor LAI-2050 e esquema de seus principais componentes

Medida do índice de área foliar (iaf) na cultura do trigo feita com o LAI-2000

Interface de ligação sensor datalogger: RS-232C. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO LAI-2000 Faixa de operação: 320 a 490 nm . Memória RAM: 64 kbytes. Interface de ligação sensor datalogger: RS-232C. Energia: seis pilhas “ D” . Duração das baterias: 260 horas. Erro tolerável do sistema óptico: 1%. Rejeição à radiação: 490 – 650 nm < 1% e > 650 nm < 0,1%. Detector: Silicon fotovoltaico de alta estabiliade. Placas de direcionamento da luz: 0o, 45º , 90º , 180º e 270º . SENSOR THERMOPOINT: é um equipamento portátil para medir temperaturas de alvos a distância, isto é, sem contato direto. Baseia-se num conjunto de lentes que coleta e focaliza a energia emitida pelo alvo, num detector infravermelho. Esse detector responde e produz uma voltagem que é diretamente proporcional à quantidade de energia recebida e, consequentemente, com a temperatura do alvo:

Esquema do Thermopoint numa visão lateral e frontal

Resposta espectral: 8 a 14 mm. Tempo de resposta: 250 m/s. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO THERMOPOINT Exatidão: + - 1 dígito. Resposta espectral: 8 a 14 mm. Tempo de resposta: 250 m/s. Temperatura do display: 1 º F ou 0,03 ºC . Temperatura do ambiente para operação: 0 a 50 ºC60 horas. Energia: 9 VDC. SENSOR GER IRIS MARK-IV: é um sensor passivo, ^não-imageador, que opera na região espectral do infravermelho distante. Por isso, é destinado a medir a radiação emitida (temperatura de brilho) pelos alvos dentro do seu campo de visada. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO GER IRIS MARK-IV Campo de visada: 14 x 4º . Resolução espectral: 2 nm (300 – 1.100 nm) 4 nm (1.100 – 3000 nm). Faixa espectral de operação: 300 a 3.000 nm. Tempo de aquisição: 10 s até 4 min . Dados/registro: digital/disquete 3,5 pol. Energia: bateria recarregável (12 e 6 VDC). Fabricante: GER, corp. – USA.

FIM