GRANDES NAVEGAÇÕES Busca de novas terras (expansão agrícola, extrativista e comercial) e riquezas (inexistentes ou raras na Europa) Burguesia – novos mercados para investir seu capital Igreja Católica – recuperar seu prestígio por meio da catequização de povos pagãos.
Tomada de Constantinopla pelos turcos em 1453 Consequência: necessidade de conquistar outras rotas marítimas
Pioneirismo português Posição geográfica que facilitava o estudo e a exploração do Oceano Atlântico. Território unificado e governo centralizado Novas técnicas (Escola de Sagres – centro de estudos náuticos) Nobres e comerciantes forneciam capital necessário para organizaram importantes viagens
ESCOLA DE SAGRES
Principais viagens portuguesas 1415- conquista de Ceuta 1433- Cabo Bojador
Em 1486, Bartolomeu Dias atingiu o extremo sul da África (que ficou conhecido como Cabo das Tormentas)
Em 1498, Vasco da Gama atravessou o Cabo das Tormentas (rebatizado como Cabo da Boa Esperança) e chegou a Calicute, nas Índias
Pedro Álvares Cabral, comandou expedição que se afastou da costa africana e chegou ao litoral brasileiro.
Os Lusíadas de Luiz Vaz de Camões que narra a viagem de Vasco da Gama
Viagens espanholas Contratado navegador genovês Cristóvão Colombo – acreditava ter chego às Índias. Fernão de Magalhães – primeira viagem de circum-navegação comprovando a esfericidade da Terra.
França, Inglaterra e Holanda iniciaram depois e ocuparam algumas ilhas do Caribe e terras na América do Norte. - Praticavam o saque e a pirataria
Tratado da Bula Inter Coetera Tratado de Tordesilhas DIVISÃO DO MUNDO O desejo de assegurar a posse dessas regiões e garantir o envio das riquezas recém-descobertas levou portugueses e espanhóis a conflitos pela divisão de tais territórios Tratado da Bula Inter Coetera Tratado de Tordesilhas
Tratado de Tordesilhas Bula Inter Coetera
SEXTANTE BÚSSOLA
ASTROLÁBIO O astrolábio era um antigo instrumento para medir a altura dos astros acima do horizonte, utilizado na Idade Média para fins astrológicos e astronômicos. Também era utilizado para resolver problemas geométricos, como calcular a altura de um edifício ou a profundidade de um poço. Era formado por disco de latão graduado na sua borda, num anel de suspensão e numa mediclina (espécie de ponteiro).O astrolábio náutico era uma versão simplificada do tradicional e tinha a possibilidade apenas de medir a altura dos astros para ajudar na localização em alto mar.