ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ORIGEM DA VIDA  .
Advertisements

Como a vida começou no planeta Terra?
Teorias sobre Origem da Vida (página 52 a 57)
Aula 01: Origem da vida.
ARISTÓTELES (SÉCULO IV a.C.)
Aula Bem vindo ao novo Sistema Solar
A Gênese da Vida A respeito da origem da vida, entre as teorias (hipóteses) mais conhecidas, temos: - A teoria da abiogênese ou geração espontânea, aceita.
Aristóteles – ± 383 a.C -> Surgimento da vida seria a partir de princípios ativos contidos em certos alimentos, que quando ingeridos poderiam ser ativados.
A Origem da vida Ao longo dos séculos, várias hipóteses foram formuladas por filósofos e cientistas na tentativa de explicar como teria surgido a vida.
Origem da vida Ao longo dos séculos, várias hipóteses foram formuladas por filósofos e cientistas na tentativa de explicar como teria surgido a vida em.
Colégio Marista Patos de Minas
A Origem da vida.
Origem da Vida. pANSPERMIA.
A ORIGEM DA VIDA PROFº EDILSON SOARES.
ORIGEM DA VIDA.
Evolução e Origem da Vida
Como surgiu a vida no ambiente terrestre?
A ORIGEM DA VIDA PROFº EDER.
Origem da Vida.
A Vida na Terra surgiu a cerca de 3400 M. a A Vida na Terra surgiu a cerca de 3400 M.a., como o parecem demonstrar os fósseis de procariontes encontrados.
A origem da vida na Terra
ORIGEM DA VIDA.
Aula 1 - O início da vida na Terra
Experimentos fornecem evidências de como a vida se originou
Aulas On-line ORIGEM DA VIDA Ouse entender a VIDA
A ORIGEM DA VIDA.
A ORIGEM DA VIDA NA TERRA
ORIGEM DA VIDA.
ORIGEM DA VIDA “Uma coisa é desejar ter a verdade do nosso lado, outra é desejar sinceramente estar do lado da verdade” (richard Whately) Profº Genilson.
Origem da vida.
Pontos Importantes para AVT
ORIGEM DA VIDA.
Origem da Vida Terra primitiva – originada a 4,5 bilhões de anos, após a explosão do Big Bang, era constuída de magma quente que após o resfriamento formou.
Origem da vida Prof. Regis Romero.
ORIGEM DA VIDA.
A ORIGEM DA VIDA PROFº EDILSON SOARES.
ORIGEM DA VIDA.
Origem dos Seres Vivos.
Origem do universo: 13,7 bilhões de anos.
TEORIAS SOBRE A ORIGEM DA VIDA
ORIGEM DA VIDA NA TERRA Surgimento há cerca de 4,6 bilhões de anos.
COLÉGIO SÃO JOSÉ ORIGEM DA VIDA Biologia 1° ANO- ENSINO MÉDIO
Origem da vida.
Origem da Vida.
O PLANETA TERRA E A ORIGEM DA VIDA
ORIGEM DA VIDA E EVOLUÇÃO
ORIGEM DA VIDA.
Prof. Paulo Carvalho Biologia 03
 Muitos foram os cientistas que ao longo da história buscaram uma resposta para a origem da vida no planeta.  Geração espontânea ou abiogênese foi a.
A ORIGEM DA VIDA Prof. Antonio José.
1. Origem da Vida
Teorias e origem da vida
Célula Origem e evolução.
Origem da vida ABIOGÊNESE Aristóteles William Harvey Isaac Newton
Origem da vida.
REVISÃO 7º ano B.
Profª. Luciana Serralvo
Origem da Vida.
Teorias sobre Origem da Vida
Aulas On-line ORIGEM DA VIDA Ouse entender a VIDA
UMA VISÃO HISTÓRICA E MOLECULAR
Origem da Vida 1.
Origem e evolução da vida. Teorias da Abiogênese Afirmam que a vida não surgiu de uma vida preexistente. Teoria da Geração Espontânea Aristóteles (384.
 Biogênese e Abiogênese No século XVIII, as pessoas passaram a duvidar de que os seres vivos haviam sido criados de forma espontânea ou por criação divina.
Prof. Simone Maia ORIGEM DA VIDA NA TERRA Ciências 7.º Ano
Como surgiu a vida na Terra?
ORIGEM DA VIDA. Teoria da Geração espontânea Também denominada Teoria da Geração espontânea. princípio ativovital Aristóteles (384 a 322 a.C.)  acreditava.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
Origem da vida.
ORIGEM DA VIDA. ABIOGÊNESE HELMONTNEEDHAM BIOGÊNESE REDISPALLANZANIPASTEUR.
Transcrição da apresentação:

ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA 1º Trimestre Daniela Benaion Barroso (aleinad.bio@gmail.com)

A formação da Terra

Pense nisto: A imagem que abre o capítulo é uma representação do hipotético cenário da Terra primitiva. Que características da Terra primitiva você consegue inferir a partir desta ilustração? Quais as características da Terra primitivas parecem favoráveis ao surgimento da vida? E quais características parecem desfavoráveis? Supondo que os elementos desfavoráveis à vida, apontados na resposta anterior, houvessem desaparecido, quais outros elementos seriam necessários para o estabelecimento da vida, além dos citados na resposta à questão 2? Nesse contexto, como você imagina que seriam os primeiros seres vivos que surgiram? Haveria as mesmas formas de vida que temos atualmente?

Primeiras ideias sobre a origem da vida Receita para gerar ratos, segundo Van Helmont: “misturar uma roupa suja de mulher com germe de trigo e esperar vinte e um dias para obter ratos”. ABIOGÊNESE ou GERAÇÃO ESPONTÂNEA: A vida a partir da matéria não viva. Até fins do século XIX. Baseada nas ideias de Aristóteles. Teve como defensores Van Helmont (Von Helmont) e John Needham.

Francesco Redi (1626-1697) 1668 Início da contestação da abiogênese.

Biogênese X Abiogênese Abiogênese voltou a ser cogitada, pois até o surgimento do microscópio (século XVIII) não se explicava a origem dos microrganismos Foi contestada pelo francês Louis Joblot (1711). Joblot foi contestado por John Needham (1745).

Biogênese X Abiogênese 1765 Lazzaro Spallanzani refez os experimentos de Needham.

A vida surge a partir de vida preexistente 1860 – Louis Pasteur Motivado por um prêmio da Academia Francesa de Ciências. Desenvolveu um frasco que ficou conhecido como ‘pescoço de cisne’ e definitivamente venceu o debate contra a Abiogênese.

Pasteur e a pasteurização O que é  A pasteurização é um processo que consiste em submeter um produto alimentício (leite, por exemplo) à alta temperatura e, logo em seguida, à baixa temperatura. Com essa rápida variação de temperatura é possível matar os germes e bactérias existentes nos alimentos. Este processo ocorre num aparelho conhecido pelo nome de pasteurizador. Este processo foi desenvolvido pelo cientista francês Louis Pasteur (1822-1895). Além de eliminar os agentes causadores de doenças, este processo permite que os alimentos possam ser conservados por um tempo maior. Existem leis em nosso país que obrigam a pasteurização do leite, como forma de garantir ao consumidor um produto alimentar livre de bactérias http://www.suapesquisa.com/pesquisa/pasteurizacao.htm

Biogênese X Abiogênese

Verifique o que aprendeu. Qual é a diferença entre abiogênese e biogênese? Em termos de estruturação de uma montagem experimental para verificação de uma hipótese, qual foi a diferença essencial entre o experimento de Van Helmont e o de Redi? Qual é a importância do experimento realizado por Pasteur com os ‘caldos nutritivos’ dispostos em diferentes ‘frascos com pescoço de cisne’? Quem eram os defensores da abiogênese? Compare os experimentos de Needham e Spallanzani e aponte as principais diferenças. PERGUNTA CORINGA:  Qual a explicação para alguns cientistas dizerem que somos todos “poeira das estrelas”?