BACIAS HIDROGRÁFICAS Eric Santos Araujo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Minerais e Rochas: Definições e Conceitos
Advertisements

CONHECENDO O SOLO GEOGRAFIA.
Profa Dra Rosane Vargas
Rochas Sedimentares.
MINERAIS & ROCHAS.
Regeneração de nutrientes
CORTE ESQUEMÁTICO DAS CÂMARAS MAGMÁTICAS
Aula 2 Pedologia GF 508.
Solo – Definição e Perfis
Alteração e Perfis de Solo
MINERAIS E ROCHAS.
SOLOS Parte mais superficial da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico e gases.
ROCHAS E MINERAIS.
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera.
Minerais e Rochas Os minerais são normalmente definidos como sendo substâncias naturais, sólidas e cristalinas, geralmente inorgânicas e com uma composição.
ORIGEM E FORMAÇÃO DOS SOLOS
INTEMPERISMO E FORMAÇÃO DO SOLO
ROCHAS E MINERAIS Na crosta terrestre podemos encontrar minerais isolados ou reunidos. As rochas são combinações de minerais. E são classificadas quanto.
Introdução a Ciência do Solo
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
SOLOS 1. Conceito 2. Formação 3.Composição 4. Tipos 5. Agricultura
AGENTES INTERNOS: O VULCANISMO
Mecânica dos Solos I Prof. Francisco Leite.
INTEMPERISMO Jaboticabal - SP Fonte: Decifrando a Terra.
Rochas.
Rochas Sedimentares.
CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS DO SOLO
Conceito de solo : Ponto de vista agrícola
O que é Relevo? Professor Jefferson.
ORIGEM, FORMAÇÃO E COMPOSIÇÃO DOS SOLOS
NOME: Milene L.Gagliardo.
Relembrando a litosfera
Prof. Valquíria Claret dos Santos
Rochas sedimentares(cont)
ORIGEM E FORMAÇÃO DOS SOLOS
Capítulo 8 – As estruturas e as formas do relevo
Formação do perfil do solo
Processos de formação do solo
Formação de rochas sedimentares
Luciane Costa de Oliveira
SOLOS COLÉGIO AGRÍCOLA DE VERANÓPOLIS Solos e Manejo de Solos
ESTRUTURA GEOLÓGICA: Escudos Cristalinos ou maciços antigos
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
PEDOLOGIA.
Disciplina: Geoquímica Módulo: Sedimentos
- génese e constituição
ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO
AGENTES EXÓGENOS Atuam na superfície, modificando as formas preexistentes. A intensidade da ação destes agentes depende do clima (pluviosidade, temperatura.
Ciências Naturais – 8.º ano
Subsistemas terrestres
Concelhos para um bom Semestre
ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA
TIPOS DE ROCHAS.
As rochas componentes da crosta terrestre - Agentes de Transformação do Relevo O que são rochas?                         Rocha agregado.
RELEVO BRASILEIRO E PEDOLOGIA
(Agentes internos e externos)
Solos e Rochas.
Prof.º Fylipe Alves Minikovski
Prof. José Victor 2 período 2015
PEDOLOGIA Fatores de formação SOLO fauna flora Aspectos químicos Aspectos físicos precipitação temperatura elevação declive Profundidade do lençol freático.
PEDOLOGIA: Formação, Classificação, Tipos de solo e Principais problemas.
ROCHAS SEDIMENTARES Fonte:
Intemperismo, Movimentos de massa, formação dos solos
Tipos de Rochas Rochas magmáticas ou ígneas Rochas sedimentares
TIPOS DE ROCHAS.
ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA. As rochas da crosta terrestre estão em constante processo de transformação, sendo modificadas pela ação erosiva de agentes.
6º ANO - CIÊNCIAS PROFESSORA LISIANE VIEL. Materiais formados por um conjunto de minerais. Materiais formados por um conjunto de minerais. São classificadas.
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANTÔNIO ALADIM DE ARAÚJO PIBID DE GEOGRAFIA 2016 OFICINA A GEOGRAFIA APRESENTA OS SOLOS DO BRASIL Bolsistas: Artur.
Transcrição da apresentação:

BACIAS HIDROGRÁFICAS Eric Santos Araujo UCG/Goiânia 30 de novembro 2009 Eric Santos Araujo

Intemperismo e Formação do Solo INTEPRISMO – são produtos das transformações que a crosta terrestre sofre na interação com a atmosfera, hidrosfera e a biosfera

ATMOSFERA HIDROSFERA BIOSFERA INTEMPERISMO Educação Água e doenças Ambiental Poluição Impactos Ambientais Água e doenças Hidrogeoquímica Epidemiologia MEIO BIÓTICO E ABIÓTICO HIDROSFERA BIOSFERA INTEMPERISMO

O INTEMPERSIMO É O CONJUNTO DE MODIFICAÇÕES DE ORDEM FÍSICA ( DESAGREGAÇÃO) e QUÍMICA ( DECOMPOSIÇÃO ) QUE AS ROCHAS SOFREM AO AFLORAR NA SUPERFÍCIE DA TERRA. OS PRODUTOS DE INTEMPERISMO, ROCHA ALTERADA E SOLO ESTÃO SUGEITOS A OUTROS PROCESSOS SUPÉRGENO ( EROSÃO, TRANSPORTE, SEDIMENTAÇÃO ETC... )

Tipos de Intemperismo Atuam através de mecanismos modificadores das propriedades físicas dos minerais e rochas - morfologia, resistencia, textura etc... E de suas características químicas - composição química e estrutura cristalina.

Intemperismo físico Inclue todos os processos que através de desagregação das particulas das rochas, com a separação dos grãos minerais antes coesos. As variações de temperatura ao longo dos dias e noites ao longo das diferentes estações do ano causam expansão e contração térmica nos materiais rochosos.

Intemperismo químico Relação da temperatura e pressão e transformação dos minerais na superfície; Principal agente do intemperismo químico: água da chuva.

Reações do intemperismo HIDRATAÇÃO DISSOLUÇÃO HIDROLISE OXIDAÇÃO

HIDRATAÇÃO a molécula de água entra na estrutura do mineral, modificando e formando ouro mineral Anidrita > gipsita CaSO4 + 2H2O CaSO4.2H2O

Dissolução A dissolução intensa das rochas, que ocorre mais comumente em terrenos calcáreos, pode levar formação de relevos carsticos, caracterizados pela presença de cavernas e dolinas. CaCo3 Ca + CO3 NaCl Na + Cl

Caverna carstica em Parauna

Hidrólise Hidrólise total ; cem por cento da sílica e do K são eliminados, muita água. Hidrólise parcial ;em função das drenagens serem menos eficientes parte da sílica per- manece no perfil, enquanto o K pode ser total ou parcialmente eliminado

Oxidação É um processo de oxidação dos minerais Processos de lateritização, que são formações Superficiais constituídas por hidróxido e óxidos de Fe e Al GOETHITA, GIBSITA que apresentam normalmenete Formas arredondadas Tapiocanga

Pedogenese ? Está relacionado à formação dos solos quando além das transformações químicas e mineralógicas tornam-se sobretudo estruturais com importantes reoorganização dos minerais formadores do solo > argilo minerais e óxido - hidróhidos de Fe e Al.

PERFIL DE ALTERAÇÃO DE UM SOLO É CONSTITUÍDO DA BASE PARA O TOPO DESCRIÇÃO DOS HORIZONTES; HORIZONTE MAIS CLARO rico em Al HORIZONTE DE ACUMULAÇÃO DE ARGILA SAPÓLITO ROCHA Ex ; Aurizona e Tiracambu, no PARÁ-PERFIL

PEDOGENESE

Perfil de Aurizona Perfil de Tiracambu

Série de Goldich Ordem de estabilidade frente ao intemperismo Dos minerais mais comuns. Mais estável - óxido de ferro Menos estável - halita