Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA NERVOSO / POTENCIAL DE REPOUSO E POTENCIAL DE AÇÃO
Advertisements

3ª SEMANA – FORMAÇÃO DO EMBRIÃO HUMANO Transformação disco embrionário - formação da linha primitiva, da notocorda e 3 camadas germinativas (desenvolvimento.
Introdução ao Sistema Nervoso
Desenvolvimento do Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso Função: integrar todas as mensagens que são recebidas pelo corpo e coordenar as funções ou ações do corpo. Divide-se em Sistema Nervoso.
Tecido  Tecido nervoso.
Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
DIVISÃO SISTEMA NERVOSO SN CENTRAL SN PERIFÉRICO Encéfalo
SISTEMA NERVOSO.
Tecido Nervoso.
EMBRIOGÊNESE E ORGANIZAÇÃO GERAL DO SNC.
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso Biologia Tema: Sistema Nervoso.
Sistema nervoso Conceito:
DIENCÉFALO E TELENCÉFALO
Anatomia do Sistema Nervoso Central
SISTEMA NERVOSO O Sistema nervoso consiste de agregação altamente complexa de células. Neurônios: células especializadas em receber e transmitir sinais.
MEDULA ESPINHAL Parte do sistema nervoso central (SNC)
FUNÇÕES DO SISTEMA NERVOSO
Wendell Rafael Silva da Nóbrega Therence Yves Pereira Barros da Silva
SISTEMA NERVOSO.
Componentes do Sistema Nervoso Central
SISTEMA NERVOSO.
Prof. Regis Romero.
SISTEMA NERVOSO.
Fisiologia Humana Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
Anatomia Macroscópica
Edilene , Janaina e Ana Laura
Coordenação do organismo Sistema neuro - hormonal
EMBRIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO
Morfofuncional V.
BIOLOGIA I.
Anatomia Humana Profa Camila
SISTEMA NERVOSO Prof. Víctor Pessoa.
Profa. Danielle Accardo de Mattos
Divisão do Encéfalo Telencéfalo Corpo Caloso Diencéfalo Mesencéfalo
Neurônios e células da glia
Sistema Nervoso.
BIOLOGIA I.
ESTRUTURA DO TRONCO ENCEFÁLICO
O Sistema Nervoso dos Vertebrados
DESENVOLVIMENTO EMBRIOLÓGICO DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Profª Me Camila Mantoani
SNC – morfologia interna e externa
EVOLUÇÃO DO SISTEMA NERVOSO: Os Nervos Espinhais
SISTEMA NERVOSO (OBJETIVOS ESPECÍFICOS I PARTE)
SISTEMA NERVOSO.
SISTEMA NERVOSO O Sistema nervoso consiste de agregação altamente complexa de células. Neurônios: células especializadas em receber e transmitir sinais.
SISTEMA NERVOSO.
Embriologia do Sistema Nervoso
SISTEMA NERVOSO INTRODUÇÃO.
Embriologia, Divisões e Organização Geral do Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
PROFESSORA: ROSANA MORAES
Sistema Nervoso Aula Tema: Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso Aula 1 Profª. Sandra Castro.
Sistema nervoso e coordenação. Coordenação nervosa  envolve neurônios e seus efeitos são rápidos e temporários. Coordenação hormonal  envolve hormônios.
Disciplina de Fisiologia
Sistema Nervoso.
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Sistema Nervoso Professora Fabiana Silva. Característica Capta e Recebe Estímulos Elabora a Informação Emiti a Resposta.
Sistema Nervoso. Sistema Nervoso Células NEURÔNIOS IMPULSO NERVOSO SALTATÓRIO FORMADA PELOS OLIGODENTRÓCITOS – SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC) FORMADA.
Sistema Nervoso Profª Ana Gardênia 2. Sistema Nervoso Profª Ana Gardênia 2.
Anatomia do sistema nervoso dos animais domésticos
Sistema Nervoso – parte 1
Constituição do sistema nervoso
Transcrição da apresentação:

Pontifícia Universidade Católica de Goiás CBB 5018 ANATOMIA HUMANA II Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biomedicina Professor: Indíara Jorge Latorraca Patologista Clínico Goiânia, GO 2010/2

CBB 5018 ANATOMIA HUMANA II Sumário SISTEMA NERVOSO Introdução: Funções do SN Embriologia do SN Organização Anatômica do SN

João Manoel Chapon Cordeiro – 1996. “O sistema nervoso é o mais complexo e diferenciado do organismo, sendo o primeiro a se diferenciar embriologicamente e o último a completar o seu desenvolvimento” João Manoel Chapon Cordeiro – 1996.

Introdução 1. É O SISTEMA MAIS COMPLEXO 2. É UMA EXTENSA E COMPLICADA ORGANIZAÇÃO DE ESTRUTURAS PELAS QUAIS AS REAÇÕES INTERNAS DO INDIVÍDUO SÃO CORRELACIONADAS E INTEGRADAS. CONTROLA O AJUSTAMENTO DO INDIVÍDUO AO MEIO AMBIENTE. PARTICIPA ATIVAMENTE DA HOMEOSTASIA DO CORPO.

Embriologia do SN 1. O SN inteiro é de origem ectodérmica. 2. Seu primeiro rudimento é a placa neural com suas margens e sulco neural que se estende ao longo do eixo do embrião. 3. A porção rostral da placa é alargada e forma o encéfalo. 4. A porção caudal estreitada, forma a medula espinhal.

Embriologia do SN 5. As dobras neurais enrolam-se dorsalmente até que suas margens proeminentes encontram-se e fundem-se na linha mediana para formar o tubo neural. 6. A cavidade do tubo é conservada nos ventrículos do encéfalo e no canal central da medula espinhal.

Formação do tubo neural A embriologia é a luz da anatomia. Se pude enxergar mais longe, foi porque subi nos ombros de gigantes. (Sir. Isaac Newton) Matemático inglês (1643-1727) Formação do tubo neural

Vesículas encefálicas primordiais Cérebro-hemisférios cerebrais Hipotálamo Aqueduto cerebral Ponte e cerebelo Bulbo ou medula oblonga

O Tubo neural – Se diferencia em SNC, que consiste em encéfalo e Medula espinal A Crista neural – dá origem às células formadoras da maior parte do SNP e SNA, constituídos pelos gânglios cranianos, espinhais e autônomos.

A abertura cefálica o neuróporo rostral, ou anterior, se fecha em torno do 25° dia, o neuróporo caudal , ou posterior, se fecha dois dias mais tarde. Secção diagramática sagital de embrião mostrando a comunicação transitória do canal neural com a cavidade amniótica (setas)

As paredes do tubo neural se espessam, formando o encéfalo e a medula espinhal. O canal neural do tubo neural converte-se no sistema ventricular do encéfalo e no canal central da medula espinhal.

Diagramas esquemáticos ilustrando a histogênese das células do sistema nervoso central

APRESENTAÇÃO DE VÍDEO MOSTRANDO FORMAÇÃO DO TUBO NEURAL

Organização Anatômica do SN SNC formado pelo encéfalo e medula espinhal. SNP formado pelos nervos e por pequenos agregados de células nervosas denominados gânglios nervosos. Os nervos são constituídos principalmente por prolongamentos dos neurônios (células nervosas) situados no SNC ou nos gânglios nervosos.

Divisão do SN com base em critérios embriológicos telencéfalo prosencéfalo diencéfalo Dilatações do encéfalo primitivo tubo neural (arquencéfalo) mesencéfalo metencéfalo CeP rombencéfalo mielencéfalo B medula primitiva

Divisão do Sistema Nervoso com base em critérios anatômicos Cérebro (telencéfalo e diencéfalo) Cerebelo Sistema Nervoso Central Encéfalo Tronco mesencéfalo encefálico ponte bulbo Medula espinhal Espinhais Nervos Cranianos Sistema Nervoso Periférico Gânglios Terminações nervosas

Corte sagital do SNC

Divisão do SN com base em critérios funcionais aferente Sistema nervoso somático eferente Divisão funcional Do sistema nervoso visceral simpático eferente = S. N. A. parassimpático

Divisão do SN com base na segmentação ou metameria Sistema Nervoso Segmentar a. É evidenciado pela conexão com os nervos. b. Todo o sistema nervoso periférico mais aquelas partes do sistema nervoso central que estão em relação direta com os nervos típicos, ou seja, a medula espinhal e tronco encefálico. 2. Sistema Nervoso Supra-segmentar a. O cérebro e o cerebelo pertencem ao sistema nervoso supra- segmentar. b. Os nervos olfatórios e ópticos se ligam ao cérebro, mas não são nervos típicos.

Obs. Esta divisão põe em evidência as semelhanças estruturais e funcionais existentes entre a medula e tronco encefálico. Nos órgãos do sistema nervoso supra-segmentar, a substância cinzenta localiza-se por fora da substância branca e forma uma camada fina, o córtex, que reveste toda a superfície do órgão. 3. Já nos órgãos do sistema nervoso segmentar não existe córtex, e a substância cinzenta pode localizar-se por dentro da branca, como ocorre na medula,

Córtex cerebral  massa cinzenta  presença de corpos de neurônios Medula cerebral  massa branca  presença de axônios

Organização das substâncias cinzenta e branca na medula espinhal, em corte transversal – Gânglio espinhal, raiz dorsal posterior, raiz ventral anterior

THE END Until the next class