HyperText Markup Language

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdades Integradas Santa Cruz
Advertisements

Hipermídia Aula 3.
Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
Laboratório de Informática Introdução à Linguagem HTML
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Programação II Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
HTML – Hyper Text Markup Language
Programas Utilitários Básicos
Introdução ao JavaScript JavaScript 03
Encontro Linguagem HTML; 13. Hospedagem na WWW.
Linguagem PHP Prof.: Sergio Pacheco Prof.: Sergio Pacheco 1 1.
Geórgia Maria e Maria das Graças
Utilizando a linguagem HTML para criar FORMULÁRIOS
Html 4 – Formatação de Páginas
Curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação
Html (2 º parte) Fernanda Barroso UM.
Html Fernanda Barroso.
Apresentação teórica do Conceito HTML
HTML O que é? HiperText Markup Language
Programação WEB HTML.
A Linguagem HTML.
Protocolo HTTP e HTML Prof. Danton Cavalcanti Franco Junior
HTML Básico João Araujo.
HTML.
Criando páginas para o WWW Liane Tarouco. Páginas WWW São armazenadas num servidor WWW ou no disco local Tem um endereço URL - Universal Resource Locator.
HTML Técnicas em Programação para Internet
Aulas ministradas por:
Aula02 TAGS Estrutura de uma página html Como salvar página web
Tópicos avançados em internet A
INFORMÁTICA BÁSICA.
1ª Aula de Html Íria Albuquerque.
Material elaborado por
HTML Programação Web.
1. Aprenda o básico sobre o Google
TEC. DESENVOLVIMENTO WEB Prof.: Jean Carlo Mendes
Profº Cláudio Barbosa XHTML – Introdução  XHTML (eXtensible HyperText Markup Language) – linguagem baseada na XML para.
HTML 1ª aula.
Evolução da Internet e da World Wide Web
C URSO DE HTML 40 horas Instrutor: Antonio Itamar Júnior.
Tecnologias Web Prof. Msc. Juliano Gomes Weber Tecnologias Web Notas de Aula – Aula 02 1º Semestre UNIJUÍ.
Escola de Engenharia de Piracicaba Sistemas de Apoio a Decisão
 A tag define o elemento da raiz do documento.  É aquele que tem toda a informação da página.  Diz ao browser para iniciar um novo documento (página.
Criação de Páginas Web A Internet HTML Básico TIC 9º Ano
Profª. Elizangela M. F. da Silva Responsável: Carlos Alberto da Silva.
TECNOLOGIA WEB XHTML Aula 5 Profa. Rosemary Melo.
Autoria WEB Prof. Thiago Nogueira Tolentino Barbosa
PASSO A PASSO DE ACESSO - GESTOR RECURSOS HUMANOS.
PROGRAMAÇÃO WEB AULA XHTML
HTML HyperText Markup Language. 2 Origem O HTML foi criado, juntamente com o HTTP nos laboratórios do CERN, na europa para permitir a consulta de documentos.
1 Sistemas Multimídia Fundamentos Básicos - HTML Prof. Hemir Santiago Prof. Hemir Santiago.
6ª Feira de Oportunidades Desenvolvimento de páginas com HTML Prof. Marcelo da Silveira Siedler SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL.
Mestrado design de produto pós ergonomia usabilidade pós em comunicação graduação em design gráfico webdesigner nov/2008 a ago 2009 gerente de projeto.
Karine Alessandra Córdova
Profº Cláudio Barbosa HTML - Introdução  HTML – Hypertext Markup Language – Linguagem de Marcação de Hipertexto;  Linguagem.
HTML Estrutura e Sintaxe.
HTML - HyperText Markup Language Professora: Fabrícia F. de Souza.
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO HTML COMPONENTES: ROBSON EDMILSON.
Novos programas de TIC Flash/Dreamweaver. Conceitos e 1º acesso ao FLASH Conceitos e 1º acesso ao DREAMWEAVER Instalação.
UCSal – Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Prof. Wolley Profa. Érika
Introdução a Arquitetura, HTML e CSS
HTML 5 Profº Ritielle Souza.
WWW e HTML HTML - Básico Curso de Formação de Usuários WWW e Projetistas de Paginas HTML Organização: LSI - EPUSP.
1 HTML Prof. Esp. Andrew Rodrigues Aula 02. II - Linguagem de Marcação HTML 2 Sintaxe Básica do HTML Olá mundo!!
Prof. João Ricardo Andrêo Programação p/ INTERNET - HTML 31/5/ :34 1 Introdução e Conceitos CSS CSS significa Cascade Style Sheetes (Folha de Estilo.
WebSites Dinâmicos Professor: Márcio Ferreira da Silva.
FORMULÁRIOS FORMULARIOS. Introdução O formulário é um importante meio de comunicação, transmissão e registro de informações, principalmente as baseadas.
ab FUNDAMENTOS DE WEB DESIGN ab
Alojamento e programação Web. HTML – Hypertext Markup Language   nuno santos 
Transcrição da apresentação:

HyperText Markup Language HTML HyperText Markup Language

Funcionalidades do HTML: Alterar o aspecto físico do texto Indicar que certa parte do texto é um endereço de outra home page (hyperlink) Inserir figuras, sons Criar tabelas, formulários, frames.

O browser ao acessar um programa procura pelos comandos HTML denominados tags ou etiquetas. As tags são reconhecidas pelos sinais “<>” para iniciar o comando e “</>” para finalizar o comando. Ex.: <nome da tag> Texto marcado pela Tag </nome da tag> <p> Texto marcado </p>

Estrutura de um documento HTML A estrutura de um documento HTML apresenta os seguintes componentes: <html> <head> <title> Título da página Web </title> </head> <body> Corpo da página que será exibida para o usuário (dados e tags) </body> </html>

As tags HTML não são sensíveis a maiúscula-minúscula, mas recomenda-se escrevê-las em letras minúsculas. Várias tags são complementadas com parâmetros, cujos valores deverão vir entre “” (aspas). Ex.: <tag parâmetro=“valor”> Texto marcado </tag> <font size=“2” face=“verdana, arial”> Texto </font>

Caracteres especiais e acentos: Devem ser digitados através de caracteres especiais Ex.: café = café maçã = maçã referência = referência aà = à

Formatação de Fonte Interfere no aspecto visual do texto. Tags: <h1> Título </h1) <font> possui parâmetros para determinar tamanho, tipo e cor da fonte </font> <b> negrito </b> <i> it´lico </i> <marquee> texto animado </marquee>

Listas ordenadas e não ordenadas <ol> <li> item da lista ordenada </li> </ol> Resultado: 1. item da lista ordenada <ul> <li> item da lista não ordenada </li> </ul> Resultado:  item da lista não ordenada

Links Permite uma ligação: entre páginas Web; entre URLs (outros sites); dentro da própria página.

Ligações entre páginas Web <a href="hist.html"> Aspectos Históricos da Internet </a> Especificar o nome do arquivo a ser aberto. Ligações entre URLs <a href=“http://www.mackenzie.br"> Link para o site do Mackenzie </a> Especificar a URL.

Ligações dentro da própria página <a href="#ens_sup"> Ensino Superior </a> … (depois de muito código) <a name="ens_sup“> Ensino Superior </a>

Outra informação importante para as ligações hipertextuais é dizer onde a página deverá ser aberta <a href="http://www.mackenzie.br" target = "_blank"> Link para o site do Mackenzie a ser aberto numa nova página. </a>

Frames e Iframes Permite dividir a janela do browser em vários frames (quadros ou molduras), tornando possível visualizar mais de um arquivo HTML na tela ao mesmo tempo. A disposição de páginas em frames pode dificultar a navegação e gerar problemas para a impressão. A alternativa natural para os frames são as tabelas. Exemplo:

Formulários Permite ao usuário enviar informações por meio da página, em forma de pesquisa, mala direta, compra eletrônica e outros. O formulário depende de outros programas no servidor, para receber e processar os dados que serão enviados. Para criar um formulário é preciso definir seu objetivo, elaborar os dados a serem incluídos e como serão apresentados. Todo formulário deverá iniciar e terminar com as tags <FORM> ... </FORM>. Exemplo

Tabelas Permite organizar as informações de maneira padronizada. Pode ser inseridos textos, imagens, links e até tabelas, e ainda incluir bordas e definir mais de uma coluna. Uma tabela é formada por um conjunto de linhas e colunas, e o encontro de uma linha e coluna é denominado célula. Exemplo: