A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG."— Transcrição da apresentação:

1 Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG

2 Internet e Correio Eletrônico Aula 1

3 O que é a Internet? Vasta rede global de computadores conectados entre si por meio das redes de comunicação existentes.

4 Como conectar à Internet? É necessário: computador modem linha telefônica provedor (ISP – Internet Service Provider) software básico de comunicação navegador

5 Histórico da Internet Surgiu de uma pequena rede experimental de computadores: criada em 1969 pela Advanced Research Projects Agency (Arpa) do Departamento de Defesa dos EUA. Em 1980, foi dividida em outras duas: a Arpanet (pesquisa civil com fins militares); a Milnet, (fins militares) A interligação dessas redes foi chamada de Defense Advanced Research Projects Agency Internetwork nome abreviado posteriormente para INTERNET.

6 A Internet Recursos básicos: correio eletrônico listas de discussão www Serviços de informação: bases de dados especializadas catálogos de bibliotecas repositórios de software de domínio público, jornais e revistas eletrônicas, etc. Acesso a recursos de hardware especializados como computadores de alto desempenho e processadores especializados.

7 O Navegador Um navegador (browser) é um programa que instalado em seu computador permite que você visite sites na Internet, navegando entre eles. Navegadores mais conhecidos: Netscape Navigator Internet Explorer.

8 O Navegador

9 Endereços Cada página Web tem seu endereço URL (Universal Resource Locator ou Localizador Universal de Recursos). Endereço da página inicial do departamento de Ciência da Computação da UFMG - http://www.dcc.ufmg.br. http://www.dcc.ufmg.br

10 Endereços das páginas Web http://www.ufmg.br/ufmgcultura/index.htm http:// Protocolo utilizado: Hypertext Transfer Protocol www.ufmg.br indica o nome do "servidor O endereço do computador está registrado no Brasil (.br) /ufmgcultura/index.htm a barra (/) serve para separar o nome do servidor do nome e diretório da página web

11 Endereços

12 Navegação Link Voltar Para frente Endereço Link visitado

13 Uma Página As páginas são construídas usando linguagens de marcação. A mais conhecida é chamada HTML (HyperText Markup Language – linguagem de marcação para páginas da Web).

14 A Linguagem HTML Série de comandos que identificam os elementos em uma página, por exemplo, um texto, imagem ou arquivo de multimídia.

15 A Linguagem HTML (Exemplo)

16 Tags HTML Básicas Eu sou uma página html Eu sou um link

17 Tags HTML TagDescrição HTMLMarcam o início e o fim do documento BODYCorpo da página TITLETítulo da página aDelimita links e imagens. A palavra href representa o endereço da página a ser exibida quando o link é clicado. Se a página estiver no mesmo diretório da atual, basta colocar o nome do arquivo. pParágrafo

18 Tipos de arquivos na Internet Arquivos de diversas mídias: sons imagens vídeo A velocidade de acesso tem aumentado consideravelmente, o que facilita a disseminação dessas mídias pela Internet.

19 Correio Eletrônico (E-mail) Ferramenta mais antiga e uma das mais simples da Internet. Possibilita que a troca de mensagens com qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. Cada pessoa deve ter um endereço de e- mail.

20 Por que utilizar o e-mail?

21 Enviando mensagens É necessário: Conectar-se à Internet; Cadastrar-se em um servidor de correio eletrônico. Ter um programa de correio eletrônico compatível com seu computador; Saber o endereço de correio eletrônico do destinatário.

22 Como as mensagens são enviadas

23 Elementos que compõem um endereço de e-mail nome_usuario@onde_fica_sua_caixa_postal Prefixo: referente à pessoa ou instituição Sufixo: refere-se ao servidor de e-mail onde sua caixa postal é armazenada Exemplo: joao@bol.com.br

24 Elementos de uma mensagem de e-mail Destinatário Assunto Endereços enviar cópia Texto

25 Mensagem Recebida Remetente Data/horário de envio Assunto Texto Endereços cópia

26 Vantagens e desvantagens Vantagens Baixo custo Rapidez Possibilidade de envio de arquivos anexos Desvantagens Menor privacidade

27 Comportamento e ética Procure enviar mensagens curtas e concentradas em um único assunto. Cuidados com a apresentação, a ortografia e a gramática são importantes. Tente evitar o uso de siglas. Procure utilizar letras maiúsculas e minúsculas. Não envie mensagens de conteúdo irrelevante para várias pessoas (SPAM).


Carregar ppt "Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google