A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTERNET O que é ? História da Internet Internet no Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTERNET O que é ? História da Internet Internet no Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 INTERNET O que é ? História da Internet Internet no Brasil
World Wide Web Correio eletrônico Chat FTP Glossário

2 O que é Internet? É uma rede global de computadores que se comunicam utilizando uma linguagem comum (TCP/IP). É utilizada : - para troca de arquivos; - como veículo de comunicação; - para prestação de serviços; - como entretenimento , entre outros... Para acessar a rede , da sua casa, é necessário ter um computador , um modem, linha telefônica e conta num provedor de acesso.

3 História da Internet Nasceu em 1969, nos Estados Unidos. Interligava originalmente laboratórios de pesquisa e se chamava ARPAnet (Advanced Research Projects Agency). O nome Internet surgiu mais tarde quando a tecnologia da ARPAnet passou a ser usada para conectar laboratórios e universidades , primeiro nos E.U.A, depois em outros países.

4 Internet no Brasil A rede nacional de pesquisas foi criada em julho de 90, como um projeto do Ministério da Educação para gerenciar a rede de academia brasileira; Em 95 foi liberado o uso comercial da Internet no Brasil.

5 World Wide Web A Web nasceu em 1991 no laboratório CERN, na Suíça, seu criador foi Tim Berners-Lee. Foi concebida como uma linguagem que serviria para interligar computadores do laboratório e outras instituições de pesquisa e exibir documentos científicos de forma simples e fácil de acessar. O que determinou seu crescimento foi a criação de um programa chamado Mosaic que permitia o acesso à Web num ambiente gráfico. A chave do sucesso da World Wide Web é o hipertexto. Os textos e imagens são interligados através de palavras-chave, tornando a navegação simples e agradável.

6 Os endereços de Web sempre se iniciam com (http significa Hipertext Transfer Protocol ou protocolo de transferência de hipertexto). Seu formato mais comum é algo como onde: www: (World Wide Web) convenção que indica que o endereço pertence à Web. uol: nome da empresa ou instituição que mantém o serviço ; com : indica que é comercial br: indica que o endereço é no Brasil.

7 Correio Eletrônico É o recurso mais antigo e mais utilizado da Internet. Qualquer pessoa que tem um endereço na Internet pode mandar uma mensagem para qualquer outra que também tenha um endereço, não importa a distância ou localização; Estrutura do endereço : Ex.: ; Onde: Maria= usuário; uol= empresa que fornece o acesso; com= tipo de instituição ; br= país. Os tipos de instituição são divididos em: mil = militar ; com = comercial; edu = educação ; net =rede, gov = governamental ; org = organização não-lucrativa .

8 Chat O IRC (Internet Relay Chat) foi criado em 88 na Finlândia.
Hoje existe uma variedade de programas que possibilitam a conversa pelo computador. Muitos podem ser acessados diretamente na Web. Isso significa que você nem precisa sair do programa de navegação que usa (por exemplo, Netscape, Mosaic ou Explorer) para conversar Em 95 também ficou popular na Internet o chat de voz. é uma espécie de telefone por computador , basta ter uma placa de som, um microfone e uma conexão à Internet . A qualidade da ligação não é muito boa. Entre os programas que permitem o chat de voz estão o Iphone e o Webphone.

9 Outros tipos de chat que surgiram recentemente usam cenários em três dimensões. Alguns dos chats em três dimensões disponíveis hoje na Internet são o Worlds Chat e o Alpha World.

10 FTP FTP é a sigla de File Transfer Protocol que é um protocolo de navegação que permite “baixar” arquivos para o seu computador (download). é um dos recursos mais importantes disponíveis na Internet, e também responsável por um grande volume de tráfego de dados. FTP Anônimo: Repositórios de arquivos shareware / freeware que podem ser acessados por qualquer usuário via Internet.

11 Glossário Protocolo: série de regras predefinidas que os computadores interligados utilizam para, com isso, “falarem a mesma lingua”; TCP/IP (Transmission control protocol / Internet protocol) : é o protocolo padrão de comunicações da Internet; Browser ou Navegador : programa utilizado para visualizar na tela as páginas da www; Endereço ou URL: Uniform Resource Locator. Uma tentativa de padronizar a localização ou os detalhes de endereçamento dos recursos da internet; Modem : (MODulador/DEModulador) É um aparelho que transforma os dados do computador (digitais) em dados de linha telefônica (analógico)

12 Servidor (server) : Computador conectado permanente à rede
Servidor (server) : Computador conectado permanente à rede. Proporciona acesso do usuário à rede e armazena as informações que formam a Internet. Site : é o local virtual onde os servidores de determinado serviço ou empresa se encontram. Firewall: Sistema ou computador que protege uma rede de computadores. Gateway: Sistema ou computador que conecta aplicações ou redes incompatíveis Download: Ato de copiar arquivos de um computador remoto (computador na Internet) para a sua própria máquina. Endereço IP: Endereço único que designa uma única máquina

13 Fernanda Paulinelli e Mônica Lima


Carregar ppt "INTERNET O que é ? História da Internet Internet no Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google