http://meusite.mackenzie.com.br/fernandamazza/
EMENTA O estudo da Semântica e da Estilística como elementos facilitadores na escrita de textos publicitários. A revisão de tópicos gramaticais, tais como: concordância verbal e nominal, a regência verbal e nominal e as regras da crase. A produção de textos descritivos e narrativos, incluindo o uso dos verbos dicendi.
METODOLOGIA -aulas teórico-expositivas; -leitura e discussão de textos; -levantamento de dificuldades gramaticais; -produção de textos pelos alunos; -correção de textos; -estudos em grupo.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO Descrição (2,0) + Narração (4,0) + Prova final (3,0) + Trabalho Interdisciplinar (1,0) =Média
Bibliografia Básica BAKTIN, M. Estética e Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. CITELLI, A. A Linguagem e Persuasão. São Paulo: Ática, 2000. CUNHA, C. & CINTRA, L.F. L. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. GARCIA, O. M. Comunicação em Prosa Moderna. Rio de Janeiro: FGV, 2000.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Descrição; Narração; Resumo e Resenha; Interpretação de textos; Verbos dicendi; Revisão de tópicos gramaticais: Concordância, Regência e Figuras de Linguagem.
Cronograma SEMANA TEORIA PRÁTICA 1ª Semana 08/08 TEORIA PRÁTICA 1ª Semana 08/08 Apresentação do curso e cronograma de atividades. 2ª Semana 15/08 Semântica - discussão sobre denotação, conotação, polissemia - e Estilística – ambigüidade e arcaísmos. 3ª Semana 22/08 Conceito de texto. A superestrutura da narração, da descrição e da dissertação. 4ª Semana 29/08 A superestrutura descritiva: elementos e organização. 5ª Semana 05/09 Planejamento do texto descritivo.
Cronograma 6ª Semana 12/09 Figuras de linguagem e exercícios práticos 7ª Semana 19/09 Produção de texto: descrição objetiva. (valor: 5,0) 8ª Semana 26/09 Concordância verbal e nominal, exercícios práticos. 9ª Semana 03/10 A superestrutura narrativa: elementos e organização. 10ª Semana 10/10 Personagem, ação, tempo, espaço, ponto de vista. 11ª Semana 17/10 Aulas suspensas
Cronograma 12ª Semana 24/10 Planejamento do texto narrativo : Quem/quando/onde/como/por quê? 13ª Semana 31/10 Análise de textos narrativos (valor: 5,0) 14ª Semana 07/11 15ª Semana 14/11 Regência verbal e nominal . 16ª Semana 21/11 Dia pós-feriado. 17ª Semana 28/11 Prova final. (5,0). 18ª Semana 05/12 Vista de provas
Datas importantes: Trabalho em grupo:07/11 Prova escrita individual sem consulta: ! Narração: 31/10 Descrição: 19/09
TRABALHO DE COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO II : Intertextualidade digital TEMA: Persuasão FORMA: em PowerPoint ( para uso de outro software, consultar a professora) com o uso de SOM, IMAGEM e TEXTO. CONTEÚDO: o trabalho deve fazer uma releitura de Linguagem e Persuasão, por meio da produção de um texto narrativo. 1. Escolher um texto para dialogar com ele . 2. Em cima desse, criar um novo texto com o grupo. 3. Inserir imagem e som compatíveis com a temática escolhida.
DATAS: · o trabalho deve ser entregue até dia 7 de novembro. SLIDE 1 SLIDE 2 ÚLTIMO SLIDE Título Por Fulano da Silva Beltrano da Silva Integrantes do Grupo: Fulano da Silva Siclano da Silva Orientado por: Profª Fernanda Mazza Instituto Presbiteriano Mackenzie 2008
muito longo que o deixe cansado; DICAS: · atenção ao tamanho de seu trabalho, nem muito curto, que deixe o expectador* ou espectador com a idéia de que faltou algo, nem muito longo que o deixe cansado; · na hora de colocar o trabalho no cd para entrega, não se esqueça de que deve salvar a música em arquivo separado. FORMA DE ENTREGA: · o trabalho deve ser entregue em Cd, devidamente identificado com o nome, o semestre e a turma dos integrantes do grupo, tanto no Cd em si, como na capa. Expectador sm (lat expectarore) Aquele que está na expectativa. Var: expetador.