A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração de Marketing 1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração de Marketing 1"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Marketing 1
Prof. Dr. Salomão Farias Aula 1 – Apresentação da disciplina Turma AE – manhã / semestre

2 Professor Salomão Alencar de Farias
Pós-doutorado em Administração pela Georgia State University nos EUA Doutorado em Administração na FEA-USP Mestrado em Administração na UFPB Graduação em Administração na UECE Professor Adjunto do DCA-PROPAD Pesquisador do CNPq e CAPES

3 Disciplina Administração de Marketing 1
Terças (2º. Horário) e Sextas (1º. Horário) Ementa: A NATUREZA DO MARKETING. O AMBIENTE DE MARKETING. COMPOSTO DE MARKETING (MARKETING-MIX). PESQUISA DE MARKETING E O SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR. DESCRIÇÃO E SEGMENTAÇÃO DE MERCADO Livro Texto: Administração de Marketing, de Kotler e Keller, 12ª. Edição, editora Prentice Hall

4

5 Conteúdo Programático
Apresentação da Disciplina 13/08 Introdução ao Marketing Cap. 1 17/08 O ambiente de Marketing. Cap. 3 20/08 Sistema de Informação de Marketing Cap. 4 24/08 Pesquisa de Marketing Cap. 4 27/08 Satisfação, Valor e Retenção do Cliente Cap. 5 31/08 Estudo de Caso (Avaliação contínua) 03/09 Avaliação intermediária -10/09 Comportamento do Consumidor Cap. 6 14/09 Comportamento do Consumidor Cap. 6 17/09 Segmentação de Mercado Cap. 8 21/09 Brand Equity Cap /09 Estudo de Caso 2 28/09 Revisão da Teoria 01/10 1o. Exercício 05/10 Produto Cap /10 Orientação Seminário 15/10 Administração de Serviços Cap /10 Preço Cap /10 Canais de Marketing Cap /10 Canais de Marketing Cap /10 Promoção Cap /11 Estudo de Caso – (Avaliação contínua) 09/11 Seminário (Início da 2ª. Avaliação) – 19 12/11 Seminário 16/11 Seminário 19/11 Seminário 23/11 Seminário 26/11 2a. Chamada 30/11 Conclusão da Disciplina 03/1

6 Avaliação da disciplina
A avaliação da disciplina será feita através de um exercício, abordando o conteúdo apresentado e discutido em sala de aula e, a leitura dos capítulos indicados no livro texto. Será desenvolvido em grupo um trabalho a ser apresentado sob a forma de seminário. A nota final do aluno estará baseada na média das notas (1o. exercício + trabalho em grupo). A assiduidade, pontualidade e participação também serão consideradas para fins de avaliação do aluno.

7 Método de ensino Recursos Instrucionais: leituras dos capítulos indicados, estudos de casos, data show e retroprojetor. A disciplina será conduzida através de apresentação do conteúdo teórico, discussões em grupos, seminários. A disciplina contará com a participação de estagiário docente. Estagiária docente: Geraldina Siqueira (mestranda em administração e professora da FBV na área de marketing)

8 Pontos importantes! Freqüência: faltas além do número máximo indicado pela universidade REPROVA o (a) aluno (a). Abono de falta somente nos casos previstos institucionalmente. A chamada será feita em todas as aulas A pontualidade é importante. O comprometimento com a disciplina ajuda no sucesso do aprendizado.

9 Pontos importantes O ambiente de sala de aula requer silêncio para o bom andamento. Ficar entrando e saindo da sala no horário da aula não é recomendado. O uso de telefone celular somente fora da sala de aula durante o intervalo ou antes do início da aula. Espera-se um comportamento ético do aluno. O respeito aos colegas e professor é esperado.

10 Marketing É extremamente prático Aborda temas do nosso dia a dia
Muitas vezes é mal utilizado É dinâmico e fácil de aprender Tem base teórica e requer leitura do livro texto e complementar Ajuda as empresas e os indivíduos a terem sucesso Você pode aplicar o marketing em qualquer processo de troca.

11 A disciplina e a Web Uso de google DOCS para disponibilização do material apresentado em sala de aula

12 A disciplina e o mundo real
Atendimento aos alunos Terça: 9:00 horas da manhã Sexta: 10 horas da manhã Ou com agendamento prévio Sala D-32 Ramal: 7174

13 Formação de Grupos Formem grupos de 6 participantes
Escolham quem tem mais afinidade para trabalhar Estes grupos funcionaram até a conclusão da disciplina Total de 10 grupos Pensem em um nome criativo, competitivo, que indique um ponto forte,uma vantagem competitiva do grupo em relação aos demais na turma.

14 Dúvidas? Aproveitem o momento da disciplina para tirarem dúvidas
Se posicionem a respeito dos tópicos Colaborem com o processo de ensino-aprendizagem É importante que compreendam o que foi apresentado


Carregar ppt "Administração de Marketing 1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google