O ecstasy é a droga do momento: centenas de jovens, embalados por músicas e luzes, consomem esta substância, em raves e boates.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Cristiane UNIDADE DIDÁTICA III Assunto 2 Caracterizar o neurônio; Identificar as partes de um neurônio; Relacionar as funções doneurônio;
Advertisements

Drogas Um caminho perigoso ! Breve Histórico Tipos de Drogas Overdose
DROGAS DE ABUSO Termos - Adicção: comportamento de abuso, uso compulsivo de uma substância, onde o indivíduo assegura-se do suprimento e apresenta grande.
DROGAS: MECANISMOS DE AÇÃO E EFEITOS.
ESTADOS DE CONSCIÊNCIA – PARTE I
As Raves e as drogas recreativas
Drogas.
Plantas utilizadas no Sistema Nervoso Central
Sistema Nervoso.
Drogas Ilícitas É toda e qualquer substância (droga) proibida por lei. Note-se que algumas drogas, ilícitas em determinados países (como o álcool em determinados.
Higiene e problemas sociais
CUIDADO DE ENFERMAGEM COM ELETROCONVULSOTERAPIA
A cafeína é a droga mais consumida em todo o mundo
Para muitos brasileiros, festa é sinônimo de cerveja
SISTEMA NERVOSO.
Toxicodependência Drogas Praticas de acção social 2006/2007.
A comunicação entre Neurônios
DROGAS: TÔ FORA O QUE SÃO DROGAS? ONDE ELAS ESTÃO?
TECIDO NERVOSO TECIDO NERVOSO anabeatriz3.
Sistema Nervoso CIÊNCIAS 2011
 RACIOCÍNIO FISIOLÓGICO APLICADO
Elas afetam o SNC e podem causar dependência.
“a toxicomania é o resultado do encontro de um indivíduo com uma determinada substância psicoativa num dado contexto sócio cultural” Claude olievenstein.
Por que o LSD causa alucinações nas pessoas?
Drogas.
A influência dos psicofármacos na auto-regulação
A Droga Droga (do francês drogue, provavelmente do neerlandês droog, "seco, coisa seca"), narcótico, entorpecente ou estupefaciente são termos que denominam.
FISIOLOGIA HUMANA Eduardo Silva..
Álcool e Tabaco e Outras Drogas de Abuso
Drogas Drogas Alucinogéneas.
ABUSO DE DROGAS Componentes: - Gustavo Pires Gonçalves
Drogas Lícitas e Ilícitas.
Visão equivocada População vulnerável adolescentes e crianças Visão equivocada População vulnerável adolescentes e crianças.
Drogas Associações e Efeitos.
Analgésicos,Antitérmicos e antiinflamatórios não-esteroides
Substâncias Psicoativas
Coordenação do organismo Sistema neuro - hormonal
Quais os tipos de drogas que existem e que efeitos elas provocam?
OS JOVENS E AS DROGAS.
DIZER NÃO ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA
Atividade Física x Stresse : o matador silencioso
CONTINUAÇÃO DROGAS ILÍCITAS.
Como se denomina a alteração brusca na carga elétrica das superfícies interna e externa da membrana plasmática, causada por um estímulo de natureza.
Princípios de Psicofarmacologia
TABAGISMO E DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS
O QUE PODEM TRAZER DE MAU PARA NOSSAS VIDAS NOS DIAS ATUAIS  um dos problemas que mais atormentam as empresas são os problemas relacionados aos trabalhadores.
O CIGARRO COMO DROGA. São identificadas na fumaça do cigarro substâncias São identificadas na fumaça do cigarro substâncias.
O nosso cérebro e as drogas
HISTOLOGIA Prof. Alan Alencar.
A Ressaca Trabalho realizado por: Duarte Cátia João almeida Soneca.
Saúde direito universal
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Drogas Alucinógenas (LSD)
O QUE É CONSIDERADA DROGAS ?
Drogas na sociedade e na família
Termogênese nos Seres Vivos Papel da SERCA na termogênese maligna observada em animais tratados com Ecstasy Thiago Sá e Amanda R. R. Vicentino.
1- Banho frio e café forte cortam o efeito do álcool
Depressão.
Luz e a Biologia.... A Luz e Sua Natureza Corpuscular A luz é conhecida por agir em forma de corpúsculos de energia conhecidos como fótons. Os fótons.
FISIOLOGIA HUMANA.
Substâncias psicoativas
Fórum Interinstitucional Sobre Adolescência e Drogas Gaia (Grupo de Atenção e Investigação da Adolescência) Organização: Gaia/Cetad/Ufba/Sesab Expositora:Luana.
AS DROGAS A BUSCA POR PRAZER NAS DROGAS E ARGUMENTOS FILOSÓFICOS.
Sistema Nervoso. Sistema Nervoso Células NEURÔNIOS IMPULSO NERVOSO SALTATÓRIO FORMADA PELOS OLIGODENTRÓCITOS – SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC) FORMADA.
Aspectos Biológicos da Síndrome de Dependência
Transcrição da apresentação:

O ecstasy é a droga do momento: centenas de jovens, embalados por músicas e luzes, consomem esta substância, em raves e boates.

Este é o cenário de uma rave, embalada por techno, luzes e o ecstasy Este é o cenário de uma rave, embalada por techno, luzes e o ecstasy. O MDMA (N-Metil-3,4-metilenodioxiamfetamina, comumente conhecido como Ecstasy é uma droga com intensa atividade psicotrópica.

O mecanismo de ação é o mesmo da grande maioria das drogas tipo-anfetamina: é a potencialização dos sistemas nervosos central e periférico, devido ao aumento na produção de acetilcolina.

Acetilcolina é um dos neurotransmissores, moléculas que transmitem sinais químicos entre os neurônios. Mas os principais efeitos mentais que o MDMA provoca devem-se a sua interferência no SNC.

Ele está associado a vários fatores no cérebro, como o sono, sonho, humor, euforia, percepção sensorial, etc.. O MDMA provoca uma liberação massiva de 5-HT e, por isso, apresenta um forte efeito sobre o humor.

Após algum tempo, o estoque de 5-HT vai acabando e a biossíntese não atende a demanda. Chega-se ao estado de depressão e esgotamento, que ocorre entre 6 a 8 horas após a ingestão da droga.

Os efeitos da droga MDMA no organismo são muito pronunciados, variando desde o estímulo até o relax. A droga potencializa os estímulos sensoriais; por isso, nas raves, os usuários encontram um ambiente perfeito, cheio de música e luzes.

Na psiquiatria, o MDMA era utilizado para surtir os mesmos efeitos que, hoje, são causados pelo Prozac (fluoxetina), conhecida como a droga da felicidade.

Entretanto, um dos piores e mais perigosos efeitos colaterais causados pelo ecstasy é a súbita elevação da temperatura corpórea (o MDMA provoca hipertermia).

Isto pode causar uma desidratação profunda e, em muitos casos, levar à morte. Nas raves, os usuários costumam ingerir litros de água, tentando resfriar e hidratar o corpo.

Desde os tempos mais remotos, o homem tem se utilizado de substâncias químicas, encontradas em plantas ou, mais recentemente, sintéticas, para provocar alterações no seu estado mental.

Algumas vezes associadas a cultos religiosos, ritos espirituais ou práticas de iniciação, as drogas sempre fascinaram a humanidade. Por serem capazes de alterar profundamente a personalidade e interesses humanos, algumas drogas, com o passar dos anos, se tornaram ilícitas.

Outras, entretanto, como o etanol, a nicotina e a cafeína, continuam legais, fazendo com que determinados grupos na sociedade se enriqueçam cada vez mais, a despeito dos males conseqüentes do uso deliberado destas drogas.

Muitos usuários relatam efeitos desconfortáveis, como cólicas, vômito e paranóias. Algumas pessoas ficam deprimidas nos dias posteriores a ingestão da droga.

A linha que separa as drogas lícitas das ilícitas é tênue e, muitas vezes, imaginária. Muito mais do que embasamento científico, esta distinção se faz com base em parâmetros comerciais.

Qual presidente seria corajoso o suficiente para, por exemplo, banir o álcool ou a nicotina de seu país? O ecstasy é apenas mais uma droga, destas que costumam aparecer a cada geração.

Com o acentuado avanço da química orgânica nas últimas décadas, não será surpresa se, nos próximos anos, novas substâncias, com efeitos diversos, sejam escolhidas pelos jovens e adolescentes como novas portas para a fuga da realidade. Fonte: QMCWEB