Sustentabilidade Dra. Susane Chang.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

Meio ambiente e desenvolvimento
(Perigo ambiental do planeta, principalmente 3o.Md)
As causas do aquecimento global
Desenvolvimento Sustentável
Conservação e desenvolvimento sustentável
QUESTÕES AMBIENTAIS Professor Reginaldo.
EFEITO ESTUFA OU AQUECIMENTO GLOBAL?
Reações químicas.
Fontes de Energia e o Meio Ambiente
As questões ambientais
>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> EFEITO ESTUFA É necessário que comecemos a pensar globalmente e agir localmente! Data: 20/03/2010.
Conceito de Desenvolvimento Sustentável
O Que é Meio Ambiente??.
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
O ESTUDO DA NATUREZA E AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS
ENERGIA E MEIO AMBIENTE
Substituição de combustíveis fósseis: aspectos ambientais
PROTOCOLO DE KYOTO E AGENDA 21
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 2 - GLOBALIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
AS GRANDES CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS
Mudanças Climáticas e o Protocolo de Kyoto
DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
O planeta terra está esquentando
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
Dinâmica da Atmosfera.
Eco-92.
GRANDES PROBLEMAS AMBIENTAIS
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Política e Meio Ambiente
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
O esgotamento dos recursos naturais como limite ao crescimento
QUÍMICA NO COTIDIANO: ambiente I
Constituição do planeta Terra:
EFEITO ESTUFA OU AQUECIMENTO GLOBAL?
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Energia Renovável Biomassa.
A ECO-92, Rio-92, Cúpula ou Cimeira da Terra são nomes pelos quais é mais conhecida a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.
Adriana Faísca, Ana Costa, Carolina Neto, Márcio Cortes, João Sanches
AQUECIMENTO GLOBAL Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos tão devastadores no planeta como nos últimos anos. A Europa tem sido castigada por.
O aquecimento global O aquecimento global é fenômeno caracterizado pelas alterações climáticas e o aumento da temperatura média do planeta, por fatores.
Energia Termoelétrica
Aquecimento Global.
Alterações Climáticas As alterações climáticas costumam ocorrer através dos tempos, tanto por causas naturais como por ações humanas. Ultimamente a Terra.
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
EFA – NS Educação e Formação de Adultos – Nível Secundário
Química ambiental – Problemas ambientais
Patricia Grazinoli EVOLUÇÃO DAS QUESTÕES AMBIENTAIS.
TIPOS E FONTES ALTERNATIVAS
3 Analisar perturbações ambientais Habilidades
Questão Ambiental Conferências mundiais do meio ambiente:
Natureza e Tecnologia.
MEIO AMBIENTE.
Globalização e Meio Ambiente
A QUESTÃO AMBIENTAL MUNDIAL E NO BRASIL
LGN 478 – Genética e Questões Socioambientais
Design Sustentável Os Problemas Sociais Contemporâneos.
Água – fundamental para vida.
CAP. 6 – ENERGIA E MEIO AMBIENTE. Quanto mais energia, maior a capacidade de realizar trabalho. A invenção da máquina a vapor (revolução industrial) significou.
Gustavo Camargo da Silva Igor Raineri Nunes João Pedro Cabral
QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
EVOLUÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL
O Efeito Estufa.
Ministério de Minas e Energia Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Luís Fernando Badanhan Coordenador-Geral.
3ª CONFERÊNCIA - EGA FONTES DE ENERGIA
PAC EFEITO ESTUFA Professor : Ademir Gargary. Em Perfeita Sintonia!!! O ciclo do carbono está estreitamente ligado ao do oxigênio. Os processos de fotossíntese.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. OBJETIVOS Conservação e preservação dos ambientes especiais Eliminar ou pelo menos diminuir os efeitos da.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Transcrição da apresentação:

Sustentabilidade Dra. Susane Chang

Manutenção e recuperação da qualidade dos ambientes (Ex: poluição do ar e das águas, devastação, monoculturas): dia-a-dia dos moradores das grandes cidades. Proposta de Sustentabilidade: final do séc. XX, como parte do processo de reflexão para equacionamento destes problemas. Soluções isoladas X Transformação do modo de vida: recuperação da qualidade ambiental.

Carbono liberado pelos motores a gasolina ou diesel está provocando um aumento gradativo da temperatura em todo planeta (EFEITO ESTUFA) A utilização de combustíveis derivados do petróleo tem aumentado a concentração de gases -como o gás carbônico (CO2)-na atmosfera, intensificando o efeito estufa natural e levando ao agravamento do problema do aquecimento global. Além disso, esses combustíveis contêm muitas impurezas de compostos sulfurados, liberando também óxido de enxofre para o meio ambiente, o que contribui muito para a ocorrência de chuvas ácidas.

Os biocombustíveis, tais como o biodiesel, o etanol e o biogás, são cada vez mais mostrados nos meios de comunicação como melhores que os combustíveis fósseis derivados do petróleo, tais como a gasolina e o óleo diesel. Não interferindo no Ciclo do Carbono, os biocombustíveis anulam o efeito estufa.

Conceito de Sustentabilidade Em 1987, as Nações Unidas definiram o conceito de desenvolvimento sustentável: O desenvolvimento deve ser suportável, viável e durável, portanto, um desenvolvimento que atenda às necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades. 

Os mesmos processos que têm possibilitado o crescimento econômico também têm gerado sérios problemas de degradação ambiental Necessidade de modificação do NOSSO modo de vida (transformação e harmonização)

Como pode haver Sustentabilidade?! Os padrões de consumo sejam mantidos dentro do limite de interferência que o meio natural pode suportar; As necessidades humanas sejam atendidas de modo igualitário, assegurando a todos as mesmas oportunidades; A evolução demográfica esteja em equilíbrio com o potencial produtivo dos ecossistemas; Os sistemas naturais que sustentam a vida na Terra – atmosfera, água, solos e seres vivos – não sejam degradados; Os recursos renováveis sejam usados dentro de limites que permitam sua regeneração natural; Os impactos ambientais negativos sejam minimizados, a fim de manter a integridade global do sistema.

Como alcançar uma Transformação Social?! Sistema Político que assegure a participação da população em processos decisórios; Economia que produza excedentes em bases confiáveis; Sistema Social que resolva questões provenientes de distribuição desigual de renda e benefícios; Sistema de produção que conserve a base de recursos naturais; Sistema Tecnológico que busque novas soluções; Sistema administrativo flexível, visando o bem comum. Acontece?!

Diretrizes Mundiais para o Futuro Conferência Rio 92 (Rio de Janeiro) e Rio + 10 (África do Sul): Considerado um dos marcos nos esforços internacionais em direção à sustentabilidade; Objetivo: elaboração de estratégias na busca de interromper e reverter os efeitos da degradação ambiental; Documentos Aprovados: Declaração Rio: princípios por meio dos quais são definidos os direitos e responsabilidades dos governos e cidadãos em relação ao ambiente; Agenda 21: metas a serem atingidas no século XXI, visando direcionar as transformações sociais rumo a sustentabilidade;

Declaração de Florestas: define princípios sustentáveis para a conservação de florestas Convenção de Mudanças Climáticas (Protocolo de Kyoto-1997): define medidas para redução da emissão de gases provenientes da queima de combustíveis fósseis, e consequentemente, a redução do aquecimento global; Convenção sobre a Biodiversidade: define a necessidade de conservação da biodiversidade, dispondo sobre os direitos dos países detentores de biodiversidade significativa

Rio + 10: produção de dois documentos – Declaração Política e Plano de Implementação – reafirmando as decisões da Rio 92 e o compromisso com a interdependência entre crescimento econômico, justiça social e proteção ambiental; Na prática: prevalecem razões e objetivos econômicos e financeiros, em detrimento da construção de um mundo mais saudável.

Até a próxima aula!