Panorama Histórico da Teologia do Antigo Testamento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A origem da Filosofia e as suas relações com os mitos.
Advertisements

A UNIVERSALIDADE DO FENÔMENO RELIGIOSO
Ética e religião.
Palavra de Deus em palavras humanas
RENASCIMENTO.
Os Escritos Joaninos Seminário Bíblico Palavra da Vida
Escatologia Joanina Seminário Bíblico Palavra da Vida
Metodologia apologética: alguns sistemas
A Trindade Santa: Estudo apologético (FERREIRA&MYATT, págs )
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
A PALAVRA DE DEUS NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA O Sínodo propõe avaliar os frutos da Dei Verbum (40 anos) Os resultados da renovação bíblica A difusão.
Diversidade Cultural.
EDUCAÇÃO RELIGIOSA 25 De março de 2013.
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
LIVRES PARA AMAR Programa I 8º Ano EMRC Uma Marca Na Tua Vida.
Introdução ao Estudo da História
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Introdução à Sagrada Escritura
CAP 10 – 3a Parte- Idade Contemporânea A filosofia no século XIX
A prática da Virtude Professor José Roque Pereira de Melo
O ESTUDO TEOLÓGICO 1.
Somos Um Grupo Com JESUS quando
Introdução à Sociologia
A prática da virtude Prof.ª Andréa Cristina Filosofia
Visões do Livro de Apocalipse
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
VIDA DEUS EM AÇÃO O PENTATEUCO Um dos mais antigos e poéticos relatos sobre a criação do Universo se encontra no Gênesis, primeira parte do Pentateuco.
A vontade de Deus através de Sua Palavra escrita
O estudo das Doutrinas Bíblicas
HERMENÊUTICA Interpretando as Escrituras Sagradas.
PREGUES A PALAVRA - 1 Que é Homilética?
A HERMENÊUTICA NOS SÉCULOS XIX E XX – O MÉTODO HISTÓRICO CRÍTICO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO ‑ PROGRAD PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO.
Cap. 3_Sobre a ética protestante no capitalismo de Marx Weber A sociologia Weberiana se inspira numa filosofia existencialista que propõe uma dupla negação:
A Hermenêutica na Idade Média
Matéria: Homem Cultura e Sociedade Prof. Wendel Lima de Freitas
ESCATOLOGIA Revelações e Juízos para o Fim dos Tempos .
A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias
HISTÓRIA DA IGREJA A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias.
REFORMA PROTESTANTE As rupturas da cristandade que ocorreram no século XVI são genericamente chamadas de “Reforma protestante”. Eram denominados “protestantes”
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
Focos Teológicos do AT Instituto Bíblico Português
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE HISTÓRIA
GRUPO 01 – O RETORNO DA RAZÃO Origens: - Séc. XIII-XVI - Renascimento do comércio e das cidades -Da Península itálica para a Europa Características: -Oposição.
HERMENÊUTICA A ciência da interpretação. A ciência da interpretação. Importância para os nossos dias atuais. Importância para os nossos dias atuais. Desvendar.
Mito / moderno
Prof. Ms. Juan Pablo Sena Pera
FILOSOFIA.
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
O que nos diferencia das outras religiões? Quem é Deus? (Partindo do pressuposto de que ele existe) Onde ele está? Com que direito nos propomos a falar.
FILOSOFIA CRISTÃ. Jesus Cristo Pantocrator,
Aluno: Gabriel de Oliveira Almeida.
TEONTOLOGIA 1ª AULA 03 DE FEVEREIRO DE 2012.
1 Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com Na História…
Renascimento século XIII - Itália
MENTALIDADE PÓS-MODERNA
Universidade Estadual do Norte do Paraná
CTL Campinas Março – Abril de 2011 Prof. Carlos Osvaldo Cardoso Pinto
Traduções da bíblia. Continuação....
LIÇÃO 8 - O RELACIONAMENTO COM PESSOAS DE UMA FÉ DIFERENTE
O que é Sociologia?.
Quebra-se a hegemonia da Igreja Católica
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
INTRODUÇÃO A TEOLOGIA SISTEMÁTICA
Trabalho de Filosofia Catolicismo. Surgimento A expressão catolicismo ou seja, aqueles que pregam a fé, surgiu no século I, com a fundação da Igreja pelo.
Conceitos e visões filosóficas
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
Reforma e Contrarreforma E estados Absolutos. Reforma e Contrarreforma Difusão das ideias na Idade Moderna:  Humanismo  Racionalismo  Renascimento.
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
Transcrição da apresentação:

Panorama Histórico da Teologia do Antigo Testamento Instituto Bíblico Português Outubro de 2010 Prof. Carlos Osvaldo Cardoso Pinto

Períodos Históricos Período Patrístico (a.D. 100-600) Teologia não sistematizada Defesa da messianidade de Jesus no AT contra os judeus. Defesa da racionalidade do cristianismo contra os filósofos helenistas. Textos-prova Alegorização

Períodos Históricos Período Medieval (a.D. 600-1500) Desenvolvimento da teologia sistemática Renascimento do estudo da filosofia clássica Preocupação apologética A Bíblia perdeu o lugar central como fonte de teologia. Predominância do pensamento filosófico e dos dogmas eclesiásticos

Períodos Históricos Período da Reforma (a.D. 1500-1700) A influência de Sola Scriptura trouxe a Bíblia de volta ao centro. A preocupação soteriológica e cristológica causou uma retroprojeção do pensamento paulino ao Antigo Testamento (Lutero). A adoção de uma visão agostiniana da História causou uma leitura espiritualizada do Antigo Testamento (Calvino). Bíblia como fonte de textos-prova Pietismo alemão foi reação contra dogmatismo protestante (P. J. Spener, Pia Desideria, 1675).

Períodos Históricos Período do Iluminismo (a.D. 1700-1787) Aversão ao sobrenatural Aplicação de técnicas literárias para discernir origem das Escrituras (J. Astruc) Escrituras não são necessariamente a Palavra de Deus (Johann Semler). A religião do Antigo Testamento passara por estágios evolutivos.*

Períodos Históricos Período do Racionalismo (a.D.1787-1900) Johann Gabler (1787) – TB essencialmente histórica e dinâmica. Há diversidade entre as várias partes da revelação.* Destruição da unidade teológica e do progresso da revelação no século XIX pelo racionalismo e o evolucionismo religioso. Uso do método histórico-crítico leva a teologia bíblica a um beco sem saída.

Períodos Históricos Período moderno (Século XX) Desencanto com o liberalismo teológico leva a um retorno às origens bíblicas. Combinação de subjetivismo com as bases do método histórico-crítico. Estabelecimento de métodos distintos de investigação Diacrônico (Gerhard von Rad) Temático (Walter Eichrodt) Duzentos anos depois de Gabler, Brevard Childs propõe a chamada “abordagem canônica”. Falta de consenso

Visão Evolucionista da Religião do Antigo Testamento* Monoteísmo Ético Monoteísmo Ritualista Henoteísmo Politeísmo Animismo

Johann Philip Gabler Estudioso alemão, contemporâneo de J. J. Eichhorn e J. G. Griesbach. Famoso por sua palestra presidencial de 1787 na Universidade de Altdorf, “Da Correta Distinção Entre Teologia Dogmática e Teologia Bíblica e Da Correta Definição de Seus Objetivos”. Diz-se que essa palestra inaugurou a Teologia Bíblica como uma disciplina independente e lançou as bases de seu desenvolvimento.*