Tema da aula Grupo – Capítulo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ROMA.
Advertisements

Os segmentos sociais em Roma Antiga.
Prof. Luiz Fagner História
História Política de Roma
As Guerras Púnicas As Guerras Púnicas consistiram numa série de três guerras que opuseram a República Romana e a República de Cartago, cidade-estado fenícia,
ROMA: das origens à República
Unidade 1 O feudalismo na Europa.
A formação de Roma Unidade 7 A civilização romana Temas 1 e 2.
O Império Romano.
A formação de Roma.
Grupo: Iara – 11 Jackeline – 12 Mariah – 28 Turma: 113
ROMA ANTIGA.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Roma.
OBJETIVOS EXPLICAR A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DA REPÚBLICA ROMANA
Roma.
A REPÚBLICA ROMANA pág /26/2017 Prof. Aurélio Araújo - História.
Roma Antiga.
ROMA PERÍODOS: MONARQUIA A.C. – 509 A.C.
Roma: Período Republicano 509 – 27 a.C.
Professor Romildo Tavares
Prof. Everton da Silva Correa
Da Monarquia a República Romana (da fundação à expansão)
Roma: da Monarquia à República
ROMA ANTIGA Nome:Jonatas Naatz ,Priscila Aguiar
ROMA ANTIGA No Período da Realeza.
ROMA ANTIGA nome:rosane crislaine turma:a7
Roma Antiga Nome:Marcelo Sagaz Nome:Cristiano Jacoby Turma: A 7
PROFESSORA : AMANDA RUEDEK
Conceito de Idade Média
Roma O Surgimento Sobre a história do surgimento de Roma destaca-se uma lenda muito interessante,guardada nos registros do escritor Virgílio,que é a de.
A cidade-Estado de Atenas Grupo 5 – Capítulo 13
AULA 1 ANTIGUIDADE CLÁSSICA.
A Construção da Democracia
A Cidade-Estado de Esparta Grupo 4; Cap. 12
Mapa Físico da Europa.
CIVILIZAÇÃO ROMANA Localização: Ás margens do Rio Tibre Povoamento: Italiotas Mito: Rômulo e Remo (Eneida)
ANTIGUIDADE: DO AUGE AO DECLÍNIO
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Roma antiga Roma antiga.
A América e o mundo Grupo 5; Cap. 8
A ascensão de Roma “Junto com os gregos, os romanos foram o povo antigo que mais influenciou o mundo ocidental contemporâneo.” Schmidt.
AULA TEMÁTICA - HISTÓRIA
Civilização Grega Território: relevo acidentado com montanhas. entre as cidades-estado. Resultado: dificuldade de comunicação; formação de cidades-estados.
Roma História – Prof. Lisi 1° ano / 2014.
Aula: civilização romana
Expansão Romana Grupo 07 – Capítulo 18 Assista no modo de apresentação (aperte F5), você visualizará melhor as imagens.
ROMA ANTIGA Prof. Geraldo M. Modesto.
24/4/2015www.nilson.pro.br1. Civilização Romana 24/4/2015www.nilson.pro.br2.
Aula 1 - Cursinho Noturno
Romanos (I).
ROMA Lembra-te, romano, do que será a tua missão: Governar as nações, manter a paz sob a lei; poupar os vencidos e esmagar os soberbos (Virgílio, Poeta.
Península Itálica, planície do Lácio, margens do rio Tibre;
OBJETIVOS LOCALIZAR A PENÍSULA ITÁLICA RELATAR O SURGIMENTO DE ROMA
História da Antiguidade Clássica e Roma
Capítulo 17 – Como Roma se tornou uma cidade poderosa?
O Império Romano.
- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues
Roma Antiga.
Introdução à Filosofia Aula 10
Roma antiga Roma antiga.
Revisão PG 2 6º Ano História.
AGITAÇÕES DA REPÚBLICA Patrícios tinham privilégios Plebeus pagavam altos impostos e não participavam da política.
ESCOLA ESTADUAL PROF. ITAN PEREIRA ASSUNTO: ROMA
Atividades de História
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
O apogeu da civilização romana (p. 203 – 217) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Caracterizar as principais conquistas dos plebeus após os conflitos com os.
ROMA ANTIGA 753 a. C / 476 d. C.
A civilização grega: do esplendor à conquista Macedônica (p. 172 a 183) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Caracterizar as Guerras Médicas (p. 175) [2][2]
Transcrição da apresentação:

Tema da aula Grupo – Capítulo Assista no modo de apresentação (aperte F5), você visualizará melhor as imagens. Tema da aula Grupo – Capítulo

Sociedades Clássicas As sociedade grega e romana, da antiguidade, são denominadas como sociedades clássicas, pois serviram de modelo para a construção do mundo ocidental, no qual estamos inseridos. A forma como pensamos na filosofia, na política, na ciência, e até mesmo nas artes, está baseado no mundo greco-romano.

Localização Roma foi fundada na região do Lácio, localizado na Península Itálica, cercado pelo Mar Mediterrâneo. Região estrategicamente importante para o comércio e campanhas militares.

A formação de Roma (1000 A.C) Segundo a teoria científica, Roma teria sido fundada após o estabelecimento de etruscos e latinos na região do Lácio. Povos que trouxeram, entre outras coisas, a influência da cultura e da religião grega para a Península Itálica. Religião antropomórfica e politeísta.

História política de Roma A História romana pode ser dividida em três principais períodos: 1º. Monarquia (753 a.C. à 509 a.C.) 2º. República (509 a.C. à 27 a.C.) 3º. Império (27 a.C. à 476 d.C.)

Monarquia Período com poucas informações cientificamente confiáveis, os estudos são baseados em lendas e vestígios arqueológicos, sem muitas fontes escritas confiáveis. Nesse período,Roma era governada por um rei, ligado à classe dominante (patrícios), eleito para um cargo vitalício. Senado (conselho de anciãos): tinha função de vetar ou aprovar leis, além de indicar os nobres que poderiam ser candidatos à rei.

Sociedade Romana

República Os patrícios derrubaram o poder dos reis, que governavam Roma de forma despótica, sem respeitar os interesses dos nobres. Dessa forma, Roma passou a ser governada pelos próprios patrícios, por um regime denominado REPÚBLICA. O senado romano passou a ter grande força política, composto por membros vitalícios (patrícios), influenciando na tomada das principais decisões de Roma. Outra função importante era exercida pelo Ditador. Esse assumia o controle total da política romana em épocas de crises/guerras, por um período de 6 meses.

As lutas de classes em Roma A República criada pelos patrícios não atendia os interesses dos plebeus. A plebe era obrigada a servir os exércitos romanos, pagar impostos e prestar todo tipo de serviço aos nobres. Além disso, os plebeus não possuíam nenhum tipo de direito político. Frente a isso, a plebe se organizou socialmente, liderou revoltas e reivindicações que trouxeram algumas mudanças para a vida dos plebeus.

As conquistas da Plebe Lei das 12 tábuas: as leis que tradicionalmente eram orais passaram a ser escritas. Lei da Licínia: abolição da escravidão por dívidas. Tribunos da plebe: os plebeus passaram a ter representantes no senado para fiscalizar as ações dos senadores

Desafio Leia o texto a seguir com atenção: Até as feras selvagens que vagam pela Itália têm cada uma sua caverna, um covil onde repousar. Mas aqueles que combatem e morrem pela Itália não têm nada além da luz e do ar que respiram. Sem casa, sem ter onde se abrigar, vagam com a mulher e os filhos [...] Vocês os fazem combater e morrer para defender a riqueza e o luxo dos outros [...] Vocês os chamam de senhores do mundo, mas eles não possuem nem um pedacinho de terra. (Texto romano do século II. Apud DUARTE, Gleuso Damasceno. "Jornada para o nosso tempo." Belo Horizonte: Editora Lê, 1997. p.101.) De acordo com o texto acima e seus conhecimentos, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). O texto ... 01. justifica as precárias condições de vida dos camponeses romanos, atribuindo-as à necessidade de serem pobres para poderem defender a pátria. 02. refere-se às determinações das "Leis das XII Tábuas", que proibiam aos plebeus e patrícios a posse da terra. 04. critica as condições de vida dos soldados romanos, a quem a cidade devia sua riqueza e glória, mas que quase nada recebiam em troca. 08. reflete a situação dos patrícios, clientes e plebeus, que eram forçados a entregar ao Estado o excedente da sua produção, vivendo em condições miseráveis. 16. analisa a situação dos romanos pobres. Nas guerras, serviam como soldados. Nos períodos de paz, sofriam sérias discriminações. A terra, riqueza fundamental, era quase toda propriedade dos patrícios. Qual a soma das respostas corretas?