Célula A unidade da vida

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Citoplasma e Organelas Citoplasmáticas
Advertisements

Introdução a Citologia
INTRODUÇÃO Á BIOLOGIA CELULAR PROFª MARISA DIONÍSIO.
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET
CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS Professor Mirko. CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento.
Características gerais dos seres vivos
CONHECENDO AS ORGANELAS CELULARES
Como classificar os seres vivos?
CITOLOGIA (O ESTUDO DA CÉLULA) Ciências Prof. Mariane.
CÉLULA unidade morfofisiológica dos seres vivos
A célula.
Componentes Citoplasmáticos
Característica dos Seres Vivos
O ESTUDO DA CÉLULA (Resumo para o reforço
O QUE HÁ EM COMUM ENTRE AS DUAS IMAGENS?
Citologia.
Revisão biologia celular Prof. M. Sc
CITOPLASMA Os primeiros citologistas acreditavam que o interior da célula viva era preenchido por um fluído homogêneo e viscoso, no qual estava mergulhado.
Prof: Daiane Luana Glaeser
Modelo celular e componentes mínimos da célula
Células e níveis de organização
Citoplasma Organelas.
CITOLOGIA PROFESSOR JOÃO LUIZ.
Capítulo 2 - Metabolismo Celular (organelas)
Vítor Miranda, Rafael Jones, Pedro Curvello e Leonardo Kim.
Célula Eucariótica Animal e suas Organelas
CITOLOGIA: Ciência que estuda as células.
Prof: Cláudio Reis Aula 02 Oitavo ano – 7ª série
CITOLOGIA Estudo da Célula.
ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO - CÉLULAS
CÉLULAS E TECIDOS DO CORPO
Células procarióticas e eucarióticas. Profª:Katia Barletta
Professora: Roberta Fontoura
O CORPO HUMANO.
Estrutura e organização celular Células como fábricas
CÉLULA ANIMAL E VEGETAL
A organização dos seres vivos
Biologia e Geologia - 10ºAno
Revisão – 7ª Série (Cap.: 01, 02 e 03)
Características dos seres vivos
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS.
Professor Antônio Ruas
Disciplina Ano Professora Tema da Aula Digital
O corpo humano Níveis de organização
CITOLOGIA.
Tipos de células David Zanetti.
ESCOLA MONTEIRO LOBATO
Membrana Plasmática e Citoplasma
Orgânulos Citoplasmáticos
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS
Citologia A célula.
Noções de citologia para o estudo dos seres vivos
CITOLOGIA.
Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:
CBB 5016 ANATOMIA HUMANA I Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Célula Procariota Bruna Neves da Silveira Camila Pontes Ferreira
CÉLULA Grupo 02 – Ser humano e sociedade Teoria pag. 159 – 173
Membrana Plasmática e Citoplasma
Revisão: Célula Rafael Dall Alba.
CIÊNCIAS Amanda 7º ano 1) Célula e reprodução 2) Classificação
CITOLOGIA Estudo da Célula.
CÉLULAS.
Microbiologia – Profª Janara
unidade básica de formação do ser vivo membrana, citoplasma e núcleo
Características gerais dos seres vivos
8º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
Citologia Prof. Fábio Duarte.
Unidade na constituição e funcionamento dos seres vivos
*Organização das células*
Prof. Msc Fernando Senna CITOLOGI A Profº Msc Fernando Senna.
Transcrição da apresentação:

Célula A unidade da vida

Introdução à Biologia A Biologia é a ciência que estuda a vida nos vários aspectos, desde formas microscópicas, como bactérias, protozoários, algas e fungos, até formas macroscópicas como os mamíferos e plantas entre muitas outras.   A seguir, destacamos as principais áreas da Biologia e seus interesses principais de estudo.

* Citologia – Estuda a organização celular, tipos celulares, funcionamento, divisão celular, etc. *Histologia – Estuda a organização dos tecidos e suas especializações. *Embriologia – Estuda o desenvolvimento embrionário, os tecidos embrionários, suas especializações, os anexos embrionários, etc. *Evolução – Estuda as evidências da evolução biológica, as teorias evolucionistas, o processo de especiação, etc. *Genética – Estuda os mecanismos hereditários, as leis de Mendel, os mapas cromossômicos, as mutações, a genética de populações, etc.  

*Zoologia – Estuda os grupos animais, suas características morfológicas e anatômicas, os diferentes hábitats ocupados, os processos reprodutivos, etc. *Fisiologia Animal – Estuda o funcionamento dos diferentes sistemas, como o digestivo, o respiratório, o circulatório, o excretor, entre outros, nos animais. *Botânica – Estuda os grupos vegetais, aspectos reprodutivos, hábitats, adaptações vegetais ao ambiente, etc. *Fisiologia vegetal – Estuda o funcionamento do corpo do vegetal como trocas gasosas, fotossíntese, condução de seiva, movimentos vegetais, hormonas vegetais, etc. *Ecologia – Estuda o ambiente em sua estrutura e funcionamento.

Além das áreas citadas; de acordo com o interesse de ensino e pesquisa, outras áreas são criadas, como: microbiologia, a paleontologia, a botânica econômica, a parasitologia, a imunologia, etc.  

Conhecendo a Célula A Citologia é a área da Biologia que estuda a célula em sua organização, morfologia, funcionamento, composição química e os mecanismos de divisão celular. Dizemos que todos os seres vivos são formados por células, sendo conhecidos desde formas unicelulares até formas pluricelulares.

O organismo unicelular tem a célula como sendo o próprio organismo, isto é, a única célula é responsável por todas as atividades vitais, como alimentação, trocas gasosas, reprodução, etc.

O organismo pluricelular, que é formado por muitas células (milhares, milhões, até trilhões de células), apresenta o corpo com tecidos, órgãos e sistemas, especializados em diferentes funções vitais. As células dos pluricelulares diferem quanto às especializações e de acordo com os tecidos a que elas pertencem.

Quanto à organização celular, as células podem ser procarióticas ou eucarióticas. As células procarióticas apresentam organização mais simples, sem núcleo organizado e sem organóides como retículo endoplasmático, complexo de Golgi, mitocôndria, entre outras. Possuem célula procariótica os organismos do reino Monera (bactérias e cianobactérias). As células eucarióticas apresentam maior complexidade com núcleo organizado em carioteca, nucleoplasma e nucléolo, além do citoplasma com organóides organizados com sistemas de membranas, como complexo de Golgi, retículo endoplasmático, mitocôndria, cloroplasto, entre outras.  

Podemos ainda considerar a fisiologia celular, o que caracteriza e diferencia a célula autotrófica de célula heterotrófica.   A célula autotrófica é auto-suficiente em termos nutricionais, podendo ser fotossintetizante ou quimiossintetizante. São autotróficas as células vegetais, das algas e de alguns tipos de bactérias. A célula heterotrófica não apresenta auto-suficiência, sendo dependente da aquisição de nutrientes extracelular por absorção direta ou absorção após um processo digestivo por ação enzimática. São heterotróficas as células animais, dos fungos, dos protozoários e de muitos tipos de bactérias.  

Célula: unidade de eficiência na estrutura e funcionamento dos seres vivos. O sucesso da organização celular e fisiologia celular está relacionado com várias características e propriedades dos diferentes componentes celulares; entre eles podemos destacar:

1) Alto teor de água: a célula é completamente ocupada por água, o que facilita a dispersão de substâncias e a ocorrência de reações químicas. 2) Compartimentação: um vasto sistema de membranas forma numerosos compartimentos, isolando os processos metabólicos entre si, estabelecendo um fluxo organizado dentro da célula e oferecendo uma superfície desproporcionalmente grande em relação ao volume celular. 3) Presença de material genético: a célula contém no seu interior as informações necessárias (DNA) para criar e manter sua própria organização e para coordenar as atividades que realiza. 4) Presença de enzimas: o material genético determina a produção de enzimas, catalisadores que permitem a ocorrência de reações que, sem eles, levariam milhares de anos para ocorrer.  

5) Economia: o rendimento dos processos celulares é elevado (parcela da energia consumida convertida em trabalho). As moléculas orgânicas, com as quais as células lidam, são bastante versáteis, isto é, podem desempenhar vários papéis funcionais. Com poucos tipos de substâncias, as células se mantêm. Além disso, muitas substâncias que são resíduos de um processo podem ser empregadas como matéria-prima de outro, fazendo com que a produção global de resíduos seja pequena. 6) Interação com o meio: as células interagem intensamente com o ambiente onde estão. Um ser unicelular interage com o meio onde vive, assim como as células de um ser pluricelular interagem com o líquido intercelular existente entre elas. O ser vivo deve garantir às células um meio intercelular estável e confortável. As células são as responsáveis por mantê-lo assim, e são as beneficiárias dessa estabilidade.

Embora usada como modelo para estudo, uma célula típica, contendo todas as estruturas possíveis, não existe. Organismos unicelulares são muito distintos entre si, bem como uma célula muscular é diferente de um neurônio. Todavia, todas as células possuem alguns componentes: uma membrana celular, um citoplasma contendo organóides e, geralmente, um núcleo.  

As estruturas celulares: Membrana celular ou plasmática Envolve toda a célula; não é contínua e apresenta poros por meio dos quais realiza a troca de substâncias com o exterior.

Citoplasma É a porção da célula localizada entre o núcleo e a membrana plasmática e contém uma parte fluida denominada citosol constituída de água, proteínas, sais e açúcares. Tem aspecto gelatinoso e viscoso.

Núcleo Comanda a maioria das atividades celulares utilizando as instruções contidas nos genes.

No citoplasma, encontramos várias estruturas mergulhadas, denominadas organóides.

Mitocôndrias Centríolos São estruturas que utilizam açúcares e oxigênio para produzir energia em um processo denominado respiração celular. São estruturas que orientam o movimento dos cromossomos no momento da divisão celular.

Ribossomos Lisossomos São estruturas que fabricam proteínas das células. Encontram-se livres no citoplasma ou aderidas ao retículo endoplasmático. São pequenas bolsas com sucos digestivos (enzimas) que se desprendem do complexo golgiense. Eles realizam a digestão intracelular.

Retículo endoplasmático É uma rede de bolsas ou tubos membranosos em que há transporte de substâncias pelo citoplasma.

Complexo Golgiense Transforma e armazena proteínas e outras substâncias. É um sistema de vesículas (pequenas bolsas) empilhadas que tem como função também a síntese de açúcares importantes, como a pectina, que entra na constituição da parede de celulose dos vegetais.

O núcleo e a informação hereditária: Nos organismos eucarióticos, o núcleo é a estrutura celular na qual as informações hereditárias estão armazenadas. As informações hereditárias são instruções específicas em forma de código para a síntese de proteínas. Segmentos de DNA que têm essas instruções são denominados genes.

O conjunto de cromossomos de cada célula de um organismo é denominado cariótipo. Cada espécie de ser vivo tem um número diferenciado de cromossomos. Nas células humanas há 46 cromossomos.

A divisão celular Mitose e Meiose

A diferenciação celular Células ósseas Células sanguíneas Células musculares Células ciliadas Células nervosas

Células reprodutoras Espermatozóides Óvulo

A vida é um dom de Deus. Preservá-la ou não, está nas nossas mãos ! Rosciere