Mitologia Grega Mitologia Grega.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Mitologia Grega
Advertisements

Filosofia.
Professor Marcos Vinicius de Souza
O mundo de Sophia Língua Portuguesa Manuela Monteiro Ano 2004/05
Conheça um pouco da mitologia grega.
Música : Holding Your Hand
SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO
MITOLOGIA GRECO-ROMANA
PROJETO MITOLOGIA GRECO ROMANA E MITOS BRASILEIROS. Heróis de todos os tempos.
Existe uma AFRODITE em cada MULHER?
Jesus ensina-nos o caminho do Céu Evangelho quer dizer “boa nova”
O largo
Mitofilosofando Filosofia Profª Yama “Tão correto e tão bonito
Características da pólis
São Francisco De Assis A vida de São Francisco De Assis.
Trabalho Elaborado por:
Escola Básica Integrada de Vila Cova Março de 2007
Religião grega Zeus.
Music: Holding your hand
Filosofia
Prof. Everton da Silva Correa
Quem sabe mais sobre….
A Religião Romana.
A Pintura.
MESOPOTÂMIA E EGITO PAULA GRACIELE CARNEIRO  .
História.
A polo foi uma das divindades principais da mitologia grego-romana, um dos deuses olímpicos. possuía muitos atributos e funções, e possivelmente depois.
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
Grupo: Brenno Dacache, Angel Iglesias e Patrick Torres.
ILÍADA.
Grécia uma cultura fantástica
DEUSES.
Cultivando a Terra.
Porque o Mês de Maio é dedicado a Maria?.
Os Deuses do Olimpo NTD de História Colégio: Ari de Sá Cavalcante
MITO.
ECO E NARCISO ESTA É A HISTÓRIA DA PAIXÃO DA JOVEM ECO PELO ORGULHOSO
MITOLOGIA GREGA.
Europa A origem do seu nome.
MITOLOGIA GRECO-ROMANA
HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
Aluno: Vinícius Nascimento. Mecânica I
Capítulo 1: A busca pelo conhecimento
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS
DEUS CRIOU OS CÉUS E A TERRA
AGRADÁVEL APARÊNCIA. APÓS APRESENTARAM A FIM DE LHE
CONTA A LENDA QUE CASSANDRA ADORMECEU NO TEMPLO DE APOLO.
CIVILIZAÇÃO GREGA Mitologia, Filosofia,
Profª. ANA PAULA VIDOTTO
INTRODUÇÃO Por que Jesus nasceu, viveu, morreu em uma cruz e ressuscitou ao terceiro dia?
melodia para o ouvido (São Bernardo).
Trabalho de Filosofia Deuses Gregos
DAFNE E APOLO PARA GRANDE TRISTEZA DE SEU PAI, PENEIUS,
Mateus 4 6. Se és Filho de Deus, lança-te abaixo, pois está escrito: Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; proteger-te-ão com as mãos, com cuidado,
MARÇO 2015 TEMA: TESTEMUNHO.
Introdução Roma antiga Roma republicana Comparações
Dicionário mitológico
Mito e mitologia Demétrio Alves Paz.
Ligue o som A beleza da mulher
Leia este lindo texto das Sagradas Letras Medite nele Passe aos da tua lista É parte da Palavra de Deus para nós hoje.
Douglas Fernando Blanco
Panorama DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
Grécia - Cultura.
O QUE É UM MITO? Um mito é uma história ou uma narrativa que tem por objetivo explicar como algo foi criado por intermédio de (Deus) ou de (deuses).
Deuses Mitológicos.
Grécia Antiga Mitologia.
A Pólis grega era uma cidade com leis próprias, costumes próprios e governos próprios, completamente autónoma em relação às outras. O traço comum entre.
Religião na Antiga Grécia
A mitologia greco-latina n’ Os Lusíadas
Transcrição da apresentação:

Mitologia Grega Mitologia Grega

Os deuses e os gregos Os deuses e os gregos

700 a. C. - os deuses governavam os gregos 700 a.C. - os deuses governavam os gregos. As divindades respondiam aos questionamentos humanos e eram responsáveis pelos fenômenos da natureza: a chuva, os raios e trovões, os mares e oceanos e a agricultura. De igual maneira, eram responsáveis pelo amor, pela morte e pela guerra; pelo bem e pelo mal. Tudo era determinado pelo humor dos deuses.

Os gregos acreditavam que os deuses habitavam o monte Olimpo e, em homenagem aos deuses, construíram templos onde faziam as oferendas e pediam a proteção divina. Um dos templos mais famosos era o templo de Apolo, em Delfos. No templo de Delfos, existia um oráculo, uma sacerdotisa que profetizava em nome de Apolo. As profecias eram em forma de enigma e consideradas verdades absolutas, inquestionáveis.

Os gregos eram supersticiosos, e os deuses eram cruéis, vingativos, egoístas, assim como os seres humanos. Os deuses Olímpicos guiavam o céu, a terra, os oceanos e o inferno.

Zeus Deus do céu e da terra, governava o tempo, a chuva, os raios. Era o deus dos deuses. O pai dos deuses. É representado como um homem forte, de barbas, segurando raios que desferia nos homens quando se zangava. Teve diversas esposas, entre elas, Hera (sua irmã), com a qual teve muitos filhos. Era infiel à sua esposa e teve muitos filhos fora do casamento. Esse casamento fez de Zeus mais poderoso, pois uniu suas forças com Hera para governar o mundo.

Hera Foi educada para ser uma rainha. Era deusa das poções, que podiam ser tanto remédios quanto venenos. Era a deusa dos lares, da fidelidade das esposas. Sofria com a infidelidade de Zeus.

Netuno Irmão de Hera e de Zeus. Senhor dos mares e oceanos, governava as marés e os seres aquáticos. Era pai das sereias, das nereidas e dos tritões. Os navegantes, pescadores e marinheiros homenageavam netuno. Quando ele se enfurecia, o oceano mostrava sua fúria na força das ondas.

Hades Irmão de Zeus, Hera, Deméter e Netuno. Governava o inferno e o submundo. Era o senhor das almas. Raptou sua sobrinha Perséfone, filha de Deméter, para ser sua esposa, enfurecendo Deméter.

Deméter Deusa da agricultura, da colheita, do plantio, da safra e da natureza. Era homenageada para que os gregos tivessem colheita farta. Consternada com o rapto de Perséfone, castigou a natureza, tornando a terra infértil.

Não podendo retirar sua filha do Hades, consolou-se em passar seis meses do ano com a filha, a primavera (onde os grãos brotam) e os outros seis meses, outono (quando os grãos são enterrados), ela passaria ao lado de seu marido, Hades.

Hefesto, Hefaísto ou Volcano O deus ferreiro. Nasceu e foi rejeitado por Hera. Era muito habilidoso na forja de metais e vivia no inferno com seu tio Hades. Para compensá-lo pela feiura e rejeição, Zeus deu-lhe como esposa a deusa da beleza, Afrodite.

Afrodite Nasceu das águas do mar, era a deusa da beleza e do amor. Seu templo era procurado pelos que buscavam o amor. Era casada com Hefesto. Por sua grandiosa beleza, era admirada e desejada por outros deuses. Teve filhos com Ares, o irmão de Hefésto.

Ares O senhor da guerra, sangrenta e cruel. Os soldados da guerra de ares entravam rugindo em campo de batalha, assustando os inimigos. Era um deus forte, cruel, inteligente. Sua cor era o vermelho.

Apolo Irmão gêmeo de Ártemis, possuía muitos atributos e funções e, possivelmente depois de Zeus, foi o deus mais influente e venerado de todos os da Antiguidade Clássica. Era descrito como o deus que ameaçava ou protegia desde o alto dos céus, sendo identificado como o Sol e a luz da verdade. Presidia sobre as leis da religião e sobre as constituições das cidades, era o símbolo da inspiração profética e artística.

Era temido pelos outros deuses, e somente seu pai e sua mãe podiam contê-lo. Era o deus da morte súbita, das pragas e doenças, mas também o deus da cura e da proteção contra as forças malignas. Além disso, era o deus da Beleza, da Perfeição, da Harmonia, do Equilíbrio e da Razão. Embora tenha tido inúmeros amores, foi infeliz nesse terreno, mas teve vários filhos.

Ártemis (Diana) Deusa da lua, da caça e da destreza. Era uma deusa muito bela. Protegia a caça e os caçadores. Usava o arco e a flecha. As fases da lua estão associadas ao humor de Diana.

Palas Atena Nasceu de uma dor de cabeça de Zeus. Atendendo a ordem de Zeus, Hefesto abriu sua cabeça, e dela nasceu a deusa da sabedoria, da arte, da beleza e da guerra. Protegia a cidade de Atenas. Usava sempre trajes de guerra com uma lança e um escudo.

Dioniso Nasceu da coxa de Zeus. Foi ali gerado porque sua mãe morreu durante a gravidez. Conhecido como Baco ou Líber, era o deus do vinho e do teatro e vivia junto dos seres da floresta, ninfas, faunos e sátiros. Era o deus da liberdade, das festas e das orgias.

Em 700 a. C. Homero e Hesíodo reuniram a mitologia em suas obras Em 700 a.C. Homero e Hesíodo reuniram a mitologia em suas obras. Hesíodo escreveu a Teogonia - Nascimento dos deuses. Homero narra a guerra de tróia em a ilíada. A tradição oral passada de geração para geração imortalizou-se nestas poesias épicas.

Créditos e Referências Referência Bibliográfica: JAA Torrano, Hesíodo, Teogonia: a origem dos deuses, São Paulo, Iluminuras, 1991. http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.jepsculpture.com/art/hades.jpg&imgrefurl=http://www.jepsculpture.com/hades.shtml&usg=__7eBaTaiU15tJdkU_ZP8xVvsOlEY=&h=600&w=600&sz=127&hl=pt-R&start=3&itbs=1&tbnid=LaZHo0r-xHfljM:&tbnh=135&tbnw=135&prev=/images%3Fq%3Dhades%26hl%3Dpt-BR%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1 http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://images.fanpop.com/images/image_uploads/Demeter-greek-mythology-87072_600_730.jpg&imgrefurl=http://www.fanpop.com/spots/greek-mythology/images/687072/title/demeter&usg=__PQLelBbYIv9YxQaU2v8gf7OBBV4=&h=730&w=600&sz=126&hl=pt-BR&start=5&itbs=1&tbnid=lmkTF4JCTVFLbM:&tbnh=141&tbnw=116&prev=/images%3Fq%3DDemeter%26hl%3Dpt-BR%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1 http://www.poesiadelmomento.com/luminarias/mitos/24hefestos_rubens2.jpg http://www.rpgonline.com.br/images/galeria/91188_Marte.JPG http://www.sxc.hu/ Créditos: Edson Silva