CUBA Cuba conquistou sua identidade e amadureceu guiada por patriotas como o poeta José Martí e, em 1959, tornou-se o primeiro país socialista das Américas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OUTROS MOVIMENTOS EM DESTAQUE
Advertisements

O MUNDO DO PÓS GUERRA Caracterizou-se:
O Chile no século XX.
A GEOGRAFIA DO PODER.
GUERRA FRIA.
Independência da América Latina
Cuba: grandes conquistas sociais e atraso econômico.
A República Populista ( )
O SONHO DE INDEPENDÊNCIA
REVOLUÇÃO CUBANA DE 1959 MODELO A SEGUIR OU PERIGO A EVITAR.
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
COMOS CHEGAMOS AO PODER?
MÓDULO 12 – DA CRISE DO POPULISMO À DITADURA( )
Revolução Mexicana.
PASSADO, PRESENTE E FUTURO
1 - A REVOLUÇÃO MEXICANA (1911):
1959 A Revolução Cubana.
INTERVENÇÕES ESTADUNIDENSES NA AMÉRICA LATINA
América Central Prof. Rudimir.
Os Conflitos durante a Guerra Fria
INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
Departamento de História
Rumos da América Latina no Século XX
Revolução Cubana.
Curso Direito à Memória e à Verdade
REVOLUÇÃO MEXICANA História Prof. Lisiane.
MÉXICO: PROSPERIDADE E MISÉRIA
Cuba.  4 séculos de colonização espanhola  guerra espano americana.  governo militar americano  Espanha perdeu terras para os EUA.
REVISÃO PARA AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE HISTÓRIA 4º BIMESTRE 9º Anos A e B
POLÍTICAS DE MASSAS E REFORMAS SOCIAIS. COLÔMBIA.
NAZISMO, FASCISMO E REVOLUÇÃO CUBANA
AULA DE HISTÓRIA Prof.ª MARTA CIBELE
INFLUÊNCIA NORTE-AMERICANA NAS AMÉRICAS
Revoluções do Século XX (II)
ATUALIDADES GOLPE DE 1964.
Conflitos quentes da Guerra Fria
História – 8ª série Prof. Lisiane
GUATEMALA.
Revolução Cubana Nathalia K. R Turma: 82 Número: 26.
Coluna Prestes.
CUBA Estou AQUI!!!.
GUERRA DO VIETNÃ.
Webster Pinheiro.
Independência Cubana Cuba último país latino-americano independente (1898) – apoio dos EUA – Emenda Platt (Dispositivo que autorizava intervenção.
AMÉRICA CONTEMPORÂNEA
REVOLUÇÃO NA NICARÁGUA
Independência da América Espanhola Webster Pinheiro
Cuba América Central.
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
GUERRA FRIA Nem tudo são flores
Revolução Russa Rússia.
CUBA Após quase cinco décadas no poder, Fidel Castro foi um dos líderes que permaneceu por mais tempo no poder em todo o mundo. Raul Castro, seu irmão,
REVOLUÇÃO CUBANA 18/04/2017
AMÉRICA CENTRAL E ANTILHAS
Experiências de esquerda na América Latina
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
CORÉIA DO NORTE.
O que foi? A Revolução Cubana foi o primeiro movimento que conseguiu resultados positivos contra a hegemonia norte-americana no continente.  * Hegemonia significa.
DITADURA MILITAR 1964 / 1985 – 50 ANOS
o interregno democrático e o golpe de 1964
LUTAS SOCIAIS NO MÉXICO
Da queda da monarquia à formação da URSS.
HISTÓRIA DO SINDICALISMO
REVOLUÇÃO CUBANA PROF: MACEDO NETO,JL.
Revolução Cubana Alan.
Independência da América Espanhola Prof. Alan
CAPÍTULOS 26 E 27 – 3ª. SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ SÉCULO XIX.
Prof. Bruno. Características gerais Economia baseada na exploração de recursos naturais: mineração e agroexportação. Economia baseada na exploração.
Rússia e Europa Oriental
 Foi um grande movimento armado que começou em 1910 com uma rebelião liderada por Francisco I. Madero contra o antigo autocrata general Porfirio Diaz;
Transcrição da apresentação:

CUBA Cuba conquistou sua identidade e amadureceu guiada por patriotas como o poeta José Martí e, em 1959, tornou-se o primeiro país socialista das Américas

A República de Cuba é formada por cerca de 3. 175 ilhas e ilhotas A República de Cuba é formada por cerca de 3.175 ilhas e ilhotas. O país tem superfície total de 110.922km² e está situado ligeiramente ao sul do trópico de Câncer. A ilha de Cuba é a maior do grupo e ocupa sozinha uma área de 105.007km², o que perfaz quase 95% da terra firme de todo o arquipélago. Sua forma é alongada e orienta-se de noroeste para sudeste ao longo de cerca de 1.250km. A largura varia de 31 a 191km. Outra ilha importante é a da Juventude, antes ilha de Pinos (dos Pinheiros). O estado da Flórida, nos Estados Unidos, fica a 145km de distância.

Evolução Política de CUBA 1898- Independência da Espanha, tendo recebido “ajuda dos norte-americanos” na luta contra os espanhóis Política econômica controlada pelos EUA , além dos efeitos da Emenda Platt que permitia a intervenção militar norte-americana. As ocupações ocorreram seguidamente : de 1906 a 1933. 1952- Golpe de Estado colocou o General Fulgêncio Batista no poder: sua ditadura estendeu-se até 1959. 1959- Movimento opositor de rebeldes, guerrilheiros liderados por Fidel Castro e Che Guevara tomaram o poder. 1961- invasão frustrada norte-americana na Baía dos Porcos.

Medidas norte-americanas para impedir movimentos semelhantes na América Aliança para o Progresso Bloqueio econômico de Cuba Expulsão de Cuba da Organização dos Estados Norte-Americanos. Influência junto aos demais países para rompimento de relações com Cuba.

John Kennedy – Presidente dos Estados Unidos A 8 de novembro de 1960, após uma disputadíssima campanha, Kennedy vence por uma diferença de 112.881 votos, numa das eleições mais apertadas da história americana: 0,2% dos votos. Muitos atribuem a vitória de Kennedy a forma como aparecia na recente televisão, o carisma e a jovialidade eram passados com convicção. Kennedy foi o primeiro presidente dos Estados Unidos nascido no século XX.

O respaldo da URSS Na década de 60, os problemas econômicos, os fracassos das guerrilhas, a morte de Che Guevara obrigaram Fidel Castro alinhar-se à URSS. Até o governo reformista de Gorbatchev, a dependência foi acentuada, quando então foi eliminada com o final URSS ( 1991). Termina os lucros da troca de exportação do açúcar e da importação do petróleo.

Cuba no final do século XX e início do XXI 1993- Autorização de funcionamento de pequenas empresas privadas. 1994- investimentos estrangeiros nas áreas de turismo. 1998- Visita do Papa João Paulo II= aproximação da Igreja. Governo Bush: estabelecimento de novas restrições econômicas, e viagens dos cubanos residentes nos EUA à Cuba etc. Culminando com a ativação de Guantánamo. Presidente atual de Cuba= Raul Castro, irmão de Fidel Castro

Chile e a ditadura militar

A luta por esta independência foi mais longa que a do México e tivera o envolvimento dos britânicos no abastecimento de mercenários, armas e ajuda financeira. O líder separatista chileno Bernardo O’higgins obteve a ajuda do general criollo José de San Martin durante a luta emancipacionista iniciada em 1814. O mercenário britânico Lorde Thomas Cochrane teve destaque também na luta pela independência chilena.

Primeiros governos do Chile As oligarquias conservadoras assumiram o controle político do país com o apoio da igreja. A sociedade era formada por uma grande massa de trabalhadores assalariados e por uma pequena elite,ligada ao latifúndio e ao setor exportador. Êxodo rural, urbanização, aumento do proletariado,maior camada média trouxeram mudanças politicas, como a formação de partidos políticos de esquerda e liberais nacionalistas. Presidente que se destacou foi Eduardo Frei que realizou algumas reformas moderadas que incluia a reforma agrária e o controle da indústria do cobre, até então nas mãos dos norte-americanos. As eleições de 1970 colocaram no poder Salvador Allende, socialista que adotou uma política independente dos EUA, nacionalizando empresas norte-americanas.

A Ditadura Militar 1973 – A direita chilena derruba Allende e um grupo de militares chefiados pelo General Pinochet inicia uma forte ditadura, responsável por milhares de mortos. 1980 -um plebiscito legitimou o regime ditatorial e o alinhamento com os Estados Unidos. 1983- A oposição forma grupos que lideraram a opinião pública e reavivam a esperança da redemocratização no país. 1987 – Após 8 anos de governo, Pinochet foi afastado do poder através de um plebiscito

Salvador Allende / Palacio de La Moneda

O Chile de Hoje A volta da Democracia acentuou-se com os presidentes eleitos: Patrício Aylwin, Eduardo Frei Ruiz Tagle, Ricardo Lagos que adotaram medidas favoráveis como privatizações, abertura de investimentos externo, diversificação das exportações . Julgamento de Pinochet, que para escapar da condenação alegou a senilidade. Chile atualmente destaca-se pela ser crescimento econômico , peça redução da miséria e pelo fim do analfabetismo.

A REVOLUÇÃO SANDINISTA O Caso da Nicáragua A REVOLUÇÃO SANDINISTA

Nicarágua O movimento de independência teve início no princípio do século XIX, levando a Nicarágua a declarar a independência da Espanha em 1821.

A Evolução Política da Nicarágua A Nicarágua tem tido governos constitucionais e outros em regime de exceção. Os conservadores governaram durante a segunda metade do século XIX mas em 1893 os liberais ganharam a presidência. As elites controlaram o poder e ligadas fortemente ao capital norte-americano. No início do século XX, sob o governo liberal de José Santos Zelaya, o país enfrentou uma insolvência financeira que motivou a intervenção dos Estados Unidos, que apoiaram a revolução que o derrubou Zelaya, em 1907 e apoiaram Adolfo Diaz. Os americanos passaram a controlar a alfândega, o banco central e as ferrovias do país. Os sucessores Emiliano Chamorro, Diego Manuel Chamorro e mais uma vez Adolfo Diaz tentaram acabar com os movimentos opositores, guerrilhas sufocadas pelos fuzileiros norte-americanos. O movimento das guerrilhas era liderado por Cesar Augusto Sandino que lutava contra a ocupação norte-americana. Sandino depõe armas frente à promessa de eleições livres na Nicarágua, mas acabou assassinado por ordem do General Somoza Garcia que iniciava a dinastia Somoza na Nicarágua

Forças oposicionistas: Somoza/ Sandino

Revolução Sandinista 1979-Revolução Sandinista, desafiou o poderio norte-americanoe fez sua popular. A Frente Sandinista de Libertação Naciona(FSLN) optou, desde sua fundação, pela luta armada para derrubar a família Somoza, instalada no poder desde a década de 30, com o apoio dos Estados Unidos. FSLN unificou a oposição e o presidente Anástasio Somoza foi deposto. Os sandinistas fizeram uma série de reformas sociais, mas enfrentaram fortíssima oposição do governo americano, que financiou um movimento guerrilheiro 1984- Daniel Ortega, líder da FSLN foi eleito. 1990- enfrentando a oposição da burguesia nacional o presidente nicaragüense, Daniel Ortega,foi derrotado em eleições por Violeta Chamorro, da União Nacional Opositora, de centro-direita, apoiada pelos Estados Unidos. 2006- Daniel Ortega voltou a ser eleito com um discurso mais moderado. O quadro geral da Nicarágua é bastante crítico com um desemprego de cerca de 50% da população economicamente ativa.

Bibliografia Básica Aquino, Jesus e Oscar “História das Sociedades Americanas”- Edit. Ao Livro Técnico Patrícia Braick e Myriam Becho Cap.10 - em “ HISTÓRIA 3 -DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO