AMONÍACO, saúde e ambiente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Terra, Fogo, Água e Ar - apelo para a vida do planeta preservar”
Advertisements

Biosfera e ação humana :atmosfera
O Homem como agente de mudanças ambientais
Ambiente e sociedade: atmosfera e hidrosfera
O ambiente a saúde e O Amoníaco,.
Tipos de acidentes e procedimentos
INDUSTRIA DE CLORO.
Reacções Químicas Unidade 3 – Tipos de reacções químicas
BREVE HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DA ATMOSFERA
Actividade Experimental nº1
SERÁ QUE OS METAIS TAMBÉM REAGEM?
Poluição Atmosférica Ciências naturais Turma D 8ºAno Autores: Ana Rita
Chuvas ácidas.
O Amoníaco, a Saúde e o Ambiente
O Amoníaco, a Saúde e o Ambiente
Escola Secundária de Santo António
O Amoniaco, a Saúde e o Ambiente
O Amoníaco, a Saúde e o Ambiente.
Transporte de Amoníaco
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
ÓXIDOS São compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o OXIGÊNIO (O). Alguns.
Atividade de sondagem de aprendizagem de Química
ÓXIDOS São compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o OXIGÊNIO (O). Alguns.
Ciclos Biogeoquímicos
MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.
Resíduos Sólidos Tratamento e Disposição Final
Ambiente e sociedade.
Águas residuais urbanas e Sistemas de tratamento
Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O AMBIENTE
Amoníaco.
3. INTERACÇÃO RADIAÇÃO-MATÉRIA. ESTRUTURA DA ATMOSFERA TERRESTRE
Transformações químicas e sua representação Reacções de combustão
Sumário ???? Produção e controlo – Síntese industrial do amoníaco:
Lucilio Monteiro Turma G9 Nº 5.
Biomassa.
Petróleo e Gás natural Petróleo e Gás natural.
Química Aplicada ao Ambiente
“O amoníaco, a saúde e o ambiente.”
Departamento de Química (FCUP) Centro de Investigação em Química (CIQ)
QUIMICA & E MEIO AMBIENTE Professor :Sérgio Moraes
ESTUDO MATERIAL DA COMBUSTÃO Tópicos Especiais III.
UNIDADE 2 – NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA
Energias renováveis e não-renováveis
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
POLUENTES ATMOSFÉRICOS
Quantidade de água disponível
Materiais Vulcânicos Escola Secundária São João da Talha | 2011.
Química Prof. Marcel Klug.
Adriana Faísca, Ana Costa, Carolina Neto, Márcio Cortes, João Sanches
Riscos Químicos.
Professor Alan Alencar
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO
Ácido Nítrico HNO3 O ácido nítrico é um ácido forte, pois seu grau de ionização (α) é de 92%. É uma solução aquosa incolor com 70% em massa de nitrato.
LOGÍSTICA e TRANSPORTE SISTEMAS DE ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO DE PRODUTOS PERIGOSOS Unidade Carapicuíba Rubens Vieira da Silva.
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas – 8º Ano CN
Síntese do amoniaco o amoniaco
Papel do Azoto e dos micro organismos na Agricultura
A poluição atmosférica
1. 2 Sumário 1 - Competências relacionadas 2 - Objetos do conhecimento associados às matrizes de referência 3 - Água 4 – Tratamento de Água 5 – Agradecimentos.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
A quantidade de matéria de um objeto é a
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
SOLUÇÕES. Quando juntamos duas espécies químicas diferentes e, não houver reação química entre elas, isto é, não houver formação de nova(s) espécie(s),
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Poluição Atmosférica 1.
Ecologia Lívia Piazentin Pola. Poluição  Poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar.
S I N A L I Z A Ç Ã O.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
AMONÍACO Joana Reis, nº 11 Margarida Mendonça, nº 15
Transcrição da apresentação:

AMONÍACO, saúde e ambiente Março 2009 Ana Catarina nº2 Carolina Pimenta nº7 Maria Moleiro nº20

Sumário: Características do amoníaco Produção do amoníaco Aplicações do amoníaco Amoníaco e ambiente Amoníaco e saúde Vantagens da sua utilização Bibliografia

Características do Amoníaco - Um átomo de azoto (N) e três átomos de hidrogénio (H). Geometria da molecular: piramidal. Em solução aquosa transforma-se no ião Altamente solúvel e facilmente biodegradável Gás incolor com um cheiro sufocante. Massa molar 17,03 g/mol Ponto de ebulição (à pressão normal) 239,75 K (-33,4 ºC) Ponto de fusão (à pressão normal) 195,15 K (-78ºC) Temperatura (à pressão normal) 405,55 K (132,4 ºC) Densidade (à pressão normal) 235,0 g/litro

Produção do Amoníaco Produção Natural Industrial

Produção Natural Existe naturalmente nos solos, como resultado da: Decomposição dos seres vivos (azoto das proteínas) Urina de animais (azoto da ureia) Azoto transforma-se em amoníaco por acção das bactérias amonificantes.

Produção Industrial

Aplicações do amoníaco Como reagente/ matéria - prima Puro Em mistura Como reagente/ matéria - prima Aplicações - Fertilizante do solo. - Tratamento de águas residuais. - Produtos de limpeza amoniacais (reage com gorduras). - Refrigeração (indústria). - Fertilizantes agrícolas (sulfato de amónio, fosfato de amónio, nitrato de amónio e ureia). - Fibras e plásticos (nylon, etc). - Medicamentos (ácido fólico). - corantes e explosivos.

Amoníaco e ambiente Poluição Chuvas ácidas (óxidos de azoto) Dióxido de carbono (libertado na obtenção de matérias-primas) – EFEITO DE ESTUFA Inconveniente – Uso de fontes de energia não renováveis na obtenção de hidrogénio (gás natural e petróleo).

Amoníaco e ambiente Risco ambiental Amoníaco líquido Risco ambiental Amoníaco líquido não deve ser deitado nos solos nem em canalizações. Apesar de ser facilmente biodegradável e absorvido pelas plantas (nutriente essencial), interfere no transporte de oxigénio para as plantas, quando em grandes quantidades.

Amoníaco e ambiente Amoníaco gasoso A decomposição térmica do amoníaco origina óxidos de azoto: Originam chuvas ácidas. Origina sulfato de amónio e nitrato de amónio – matéria particulada. As dimensões da matéria particulada variam entre 0,25 e 10 micrómetros.

Amoníaco e saúde Matéria particulada – À medida que o seu tamanho diminui, a sua perigosidade aumenta: diâmetro superior a 5 mm – depositam-se no nariz, traqueia e brônquios. diâmetro inferiores a 5 mm – depositam-se nos bronquíolos e alvéolos pulmonares. Exposição prolongada: aumento da frequência de cancro pulmonar morte prematura problemas respiratórios graves

Amoníaco e saúde Amoníaco liquefeito: Corrosivo Destruição dos tecidos vivos e materiais inertes. Provoca queimaduras graves. Nocivo Perigoso inalar e o contacto directo deve ser evitado. Tóxico Por inalação excessiva pode provocar edema pulmonar. Inflamável (em determinadas condições, risco muito limitado) As suas misturas com o ar podem ser explosivas.

Amoníaco e saúde Riscos directos Gravidade das lesões está relacionada com a sua concentração e/ou tempo de exposição: Riscos directos VAPOR LÍQUIDO Irritante para as mucosas Dispneia e tosse Lacrimejo e conjuntivites Ingerido – intolerância gástrica e dores intensas. Edema da glote.

Vantagens Se o amoníaco apresenta tantos riscos, por que razão é tão utilizado? Baixo custo; Melhor coeficiente de transferência de calor do que outros refrigerantes; Não se mistura com óleo lubrificante; Apenas é inflamável quando atinge os 651ºC e uma concentração entre 16 e 25% do volume. É o refrigerante que consome menos energia na refrigeração; (comparativamente com dióxido de enxofre e cloreto de metil) É biodegradável; Não é um gás de estufa; Não é sensível na presença de ar húmido ou de água; É facilmente detectável em caso de fuga - é muito leve;

Bibliografia Consulta de várias páginas na Internet: www.wikipedia.org http://www.gasin.pt http://www.infopedia.pt http://www.linde.pt/ http://www.exames.org/ http://www.scribd.com Consulta de livros escolares: DANTAS, M.; RAMALHO, M.; Jogo de Partículas 11ºAno; Texto Editora; 2004 VENTURA, G. ; FIOLHAIS, M; e outros ; 11Q Física e Química A ; Texto Editora; 2008