A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ecologia Lívia Piazentin Pola. Poluição  Poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ecologia Lívia Piazentin Pola. Poluição  Poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar."— Transcrição da apresentação:

1 Ecologia Lívia Piazentin Pola

2 Poluição  Poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades físicas, químicas ou biológicas desse meio.  Poluição do ar  Poluição da água  Poluição do solo

3 CFC e a camada de ozônio  A camada de Ozônio filtra a radiação ultravioleta Clorofluorcarbonos... inventados em 1928 Clorofluorcarbonos... inventados em 1928  Entre as principais aplicações se destacam o emprego como solventes orgânicos, gases para refrigeração (refrigeradores, ar condicionado) e propelentes em extintores de incêndio e aerossóis. solventesrefrigeraçãoincêndioaerossóissolventesrefrigeraçãoincêndioaerossóis

4 Por que são usados?  eles são baratos  tem baixíssima toxidade  não são inflamáveis nem corrosíveis  possuem certa estabilidade química na baixa atmosfera.

5

6 Como ocorre a reação?  A destruição da camada de ozônio ocorre quando os CFCs chegando a estratosfera intactos se quebram em varias partículas liberando o átomo de cloro.  Cl + O 3 --> -- ClO + O 2  formando uma reação em cadeia

7 CFC e camada de ozônio  um único átomo de cloro pode ser capaz de destruir até cem mil moléculas de ozônio.  O CFC-11 dura em média 50 anos, o CFC-12 em média 102 anos e o CFC-113 em média 85 anos.

8 CFC  Os CFCs são apontados como os principais redutores da camada de ozônio. Em países como no Brasil e EUA esse gases já são proibidos em aerossóis.  O problema é encontrar alternativas de substituição em industrias como a de refrigeração  HFC (hidrofluorbutano) e isobutano

9 Causas do CFC  Esse fenômeno causa a destruição na camada de ozônio, o que aumenta a entrada de raios UV na atmosfera causando grandes problemas como o câncer de pele, catarata, diminuição do fitoplâncton e redução das colheitas. atmosfera câncercatarata fitoplânctonatmosfera câncercatarata fitoplâncton

10 Chuva ácida  As chuvas normais têm um pH de aproximadamente 5,6, que é levemente ácido. chuvas ácidochuvas ácido  dióxido de carbono em água, formando o ácido carbônico. dióxido de carbono ácido carbônico dióxido de carbono ácido carbônico

11 Chuva ácida  A queima de combustíveis fósseis, de carvão e poluentes industriais produzem dióxido de enxofre (SO 2 ) e dióxido de nitrogênio (NO 2 )  Esses gases combinam-se com o hidrogênio presente na atmosfera sob a forma de vapor de água.

12 Chuva ácida  Ácido sulfúrico (H 2 SO 4 ) e ácido nítrico (HNO 3 )

13

14 Consequências  alteram a composição química do solo e das águas (liberam metais tóxicos do solo)  atingem as cadeias alimentares  destroem florestas e lavouras  atacam estruturas metálicas,monumentos e edificações.

15

16

17

18

19 Prejuízos para a saúde Associado à chuva ácida estão ligadas as seguintes doenças: Nariz e Garganta: Mais casos de asma e sinusite; Olhos: Maior probabilidade de conjuntivite; Brônquios: Maior predisposição à broncopneumonia; Pulmões: Riscos de enfisema; Coração: Mais doenças cardiovasculares.

20 Chuva ácida no Brasil  Cubatão era uma das mais poluídas em todo o mundo.  grande siderúrgica (Cosipa) e uma refinaria de petróleo (Presidente Bernardes)  Consequências: destruição da vegetação da Serra do Mar, população afetada com problemas respiratórios, abortos e crianças nascendo anencéfalas foram alguns dos problemas ambientais que deram fama a Cubatão como uma das cidades mais poluídas do mundo.

21 Ecossistemas brasileiros nos quais se têm detectado os efeitos da chuva ácida  Parque Florestal do Rio Doce, a Floresta da Tijuca e parte da Mata Atlântica, próxima à Grande São Paulo.

22 Eutrofização

23 Eutrofização  Processo natural ou por interferência do homem.  atividades humanas, em particular da agricultura e da indústria e esgoto  O fitoplâncton impede a luz de atingir a água-morte das plantas.  Fitoplâncton morre-decomposto por bactérias,cessa o oxigênio, morrem os peixes.

24 Eutrofização

25 Maré-vermelha

26

27 Maré-vermelha  Provocado pelo desequilíbrio ecológico- proliferação excessiva de algas tóxicas dinoflageladas  Alteração da salinidade, mudanças térmicas na água, e excesso de nutrientes  Algas liberam substâncias tóxicas na água  Organismos filtradores são os mais atingidos

28 Petróleo na água

29 DDT e Inseticidas  o DDT, utilizados em grande escala há 40 anos.  Possibilitaram o aumento da produtividade agrícola e têm auxiliado no controle de vetores de diversas doenças.  seu uso desordenado e excessivo vem provocando diversos impactos sobre o meio ambiente.


Carregar ppt "Ecologia Lívia Piazentin Pola. Poluição  Poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google