Durante séculos, os Papas, em caso de perigo para as suas vidas, podiam escapar dos palácios do Vaticano por um corredor secreto com 800 metros de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estradas da Madeira.
Advertisements

AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO
As Sete Maravilhas do Mundo Actual
7 maravilhas do mundo moderno
Castelo dos Mouros.
Castelo de S. Jorge O castelo de S. Jorge foi declarado monumento nacional em 1910 e ergueu-se na colina mais alta de Lisboa. Foi a primeira fortificação.
CULTURA MEDIEVAL As construções que mais representam o período medieval são: As catedrais Os castelos A Igreja nessa época possuía grande influência na.
Um pouco sobre Vigia O município de Vigia é um dos mais antigos do Pará. Os primeiros moradores foram os índios Tupinambás, que ergueram no local a aldeia.
As 7 Maravilhas do Mundo Antigo
O desenvolvimento da Cidade A partir do Rio Douro
(:Castelos medievais:)
abismado ao ver uma coluna de mármore com um telefone de ouro em cima.
Nomes: Carolina Caracas
Construíndo Pontes.
Catedral Metropolitana de Brasília
Como património mundial
Auto Estrada Paris - Barcelona
O Centro Ciência do Porto Moniz no Arquipélago da Madeira
Emanuel Pires Nº4 Cef oi. O Jardim de São Pedro de Alcântara é um jardim situado em Lisboa, na freguesia da Encarnação. Possui uma área de 0,6 ha. Situa-se.
Pontos turísticos de Jequié A cidade oferece como pontos turísticos:
ROTA DOS CONTOS DE FADAS
CENTRO CULTURAL DO RIO DE JANEIRO
A UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ
Prof. Alexandre Neto.
Escola Básica Frei Manuel Cardoso
A Conquista do Território
PRAGA PRAGA de Franz Kafka Franz Kafka, um judeu de Praga, nascido em 1883, era descrito pelos amigos como um homem que vivia atrás de uma parede de.
Producciones Agustín JERUSALÉM Música : O Violinista.
NARA Nara é uma província do Japão localizada na região de Kansai, ilha de Honshu. Nara foi capital do Japão há cerca de anos. A cidade tem funcionado,
MONUMENTOS DE PORTUGUAL
A CONQUISTA DA LINHA DO TEJO
ERICE – SICILIA - ITALIA Tema musical: El Padrino Instrumento: Mandolina siciliana.
DE CONDADO A REINO INDEPENDENTE
Antes São Luiz do Paraitinga foi fundada em 1769,mas se desenvolveu no século 19 com a economia cafeeira. A cidade servia como centro de abastecimento.
Castelo de Almourol Situado numa pequena ilha escarpada, no curso médio do rio Tejo, o Castelo de Almourol é um dos monumentos militares medievais mais.
Trabalho Elaborado por:
1001 Curiosidades sobre as Pirâmides História 7ºano
História do Obelisco da
Em 1147 o castelo foi construido pela família Hohenstaufens com a finalidade de proteger as principais rotas de comércio da região.Recebeu então o nome.
CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO
História da Cultura e das Artes
Arquitetura barroca Substitui os conceitos de volume e simetria do renascimento pelo dinamismo e pela teatralidade.
PÉRICLES E A ERA DOURADA DE ATENAS
CULTURA MEDIEVAL As construções que mais representam o período medieval são: As catedrais Os castelos A Igreja nessa época possuía grande influência na.
O colorido da Liguria Na escarpada costa italiana da Ligúria podemos descobrir um conjunto de povoações verdadeiramente singular: Dez quilômetros de.
São Paulo: Minha Cidade! 03 ESTAÇÃO DA LUZ ESTAÇÃO DA LUZ  “Um povo sem memória, é um povo sem passado e sem futuro” (autor desconhecido) p/ avançar.
A vila de Óbidos fica no distrito de Leiria e faz parte da Região de Turismo do Oeste. Esta vila guarda séculos de história dentro das suas muralhas.
BÉLGICA.
LIECHTENSTEIN Um Mini País.
Os Dez maiores da Europa
Palacio Real do Forte Vermelho – Delhi Detalhe das incrustações de pedras no mármore.
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
A unificação da Itália e da Alemanha
Os Dez Maiores Da Europa
Praga, na República Checa, com hab., situada às margens do Rio Vltava, é berço de um extraordinário patrimônio histórico e cultural...
Guatemala.
Imigração Alemã no Brasil
Um barco gigante que só navegou 300 metros, passou 333 anos debaixo do mar, e agora recebe milhões de visitas no museu (Na Suécia) Projectado por Abenal.
Salzburgo Abrigada numa curva do rio Salzach, a cidade de Salzburgo revela-se uma das mais acolhedoras da Europa. Preservou ao longo dos séculos as.
Os Meteoros, desde 1988, fazem parte do Património Mundial da UNESCO Avanço manual.
Monumentos madeirenses. Estátua do Cristiano Cristiano Ronaldo é um jogador de futebol, considerado o melhor de mundo. Aos 29 anos viu ser erguida uma.
Arte Bizantina A denominação bizantina deriva de Bizâncio, antiga e grandiosa cidade grega situada no estreito de Bósforo (passagem que liga a Ásia a Europa),
Clicar Este edifício de decoração predominantemente barroco situa-se em Madrid, no local ocupado pela antiga muralha árabe, frente ao antigo palácio.
VIAGEM À RÚSSIA São Petersburgo CLICAR São Petersburgo, capital da Rússia entre 1712 e 1918, foi fundada pelo Czar Pedro, o Grande, em 1703, num projeto.
São Petersburgo A Veneza do Norte Avanço automático.
Curso: História da Arte Disciplina: Iconografia Docente: Professor Luís Urbano Afonso Ano Letivo: 2015/2016.
Auto Estrada Paris - Barcelona Foi construído o viaduto mais alto do mundo. Este viaduto faz parte da auto-estrada A75 que liga Paris a Barcelona. São.
Construído no século XVIII para vigia contra os invasores, o Fortim do Faial apresenta-se hoje como um miradouro e é considerado Monumento de Valor Local.
Transcrição da apresentação:

Durante séculos, os Papas, em caso de perigo para as suas vidas, podiam escapar dos palácios do Vaticano por um corredor secreto com 800 metros de comprimento, a 10 metros de altura, que os levava directamente à fortaleza de Castel Sant'Angelo. Esta passagem foi construída dentro de uma antiga muralha e é conhecida pelo nome de Passetto di Borgo, ou simplesmente PASSETTO, que consiste num viaduto - acessível a partir do Bastião de San Marco - que liga o Palácio do Vaticano ao Castel Sant'Angelo. Foi construído em 1277 pelo Papa Nicolau III, que se mudou da residência papal do Palácio de Latrão para o Vaticano, cercado pelas muralhas da ‘Leonina Civitas’. Os arquitetos de Nicholas III aproveitaram as antigas muralhas defensivas erguidas pelo Papa Leão IV e criaram uma espécie de "corredor aéreo“ que permitia uma ligação rápida e segura desde o Vaticano até ao Castelo, garantindo assim a segurança do Papa, mesmo em situações extremas, como cercos e motins que eram frequentes na época da Roma medieval.

Até ao século XVII, o Passetto desempenhou o seu papel como um "caminho de salvação" dos Papas. Entre os primeiros a percorrerem rapidamente os 800 metros de comprimento para encontrar protecção na fortaleza do Castel Sant'Angelo, está o Papa Alexandre VI ( ), que em 1494 foi forçado a fugir das tropas de Carlos VIII, Rei de França. Mas o caso mais famoso foi o da fuga do Papa Clemente VII, que em 1527 utilizou este corredor para escapar dos Lanzichenecchi que destruíram e saquearam a cidade de Roma, a mando do então imperador Carlos V d'Asburgo, mantendo-se enclausurado no Castel Sant'Angelo durante os 7 meses que durou o cerco. Actualmente é possível visitar este monumento porque o Vaticano abriu as suas portas ao público, cobrando 10 euros pela visita ao Castelo, com um adicional de 2 euros pelo livre acesso ao “Passetto”.

Nesta imagem é visível toda a extensão do ”passetto”, assinalado com a linha vermelha. Vaticano Castel de Sant’Angelo

Detalhe da ligação do “passetto“ aos aposentos do Vaticano

Entrada do Passetto

O Passetto, a 10 metros de altura, visto da via pública.

O Passetto visto de cima

Caminhando no Passetto

Ao fundo está a Fortaleza onde termina o Passetto

exteriorinterior

Praça de São Pedro – desde a Catedral, o Passetto leva ao Castel Sant 'Angelo

Panorâmica do Vaticano, com o “Passetto” visível no lado direito da imagem

Castel Sant'Angelo visto da Ponte Sant'Angelo que faz a travessia do rio Tibre

A junção do Passetto com o Castel Sant' Angelo

A entrada do Passetto no Castel Sant' Angelo

Colunas da Praça de S. Pedro (à esqª) e o Passetto (à dirª) na ligação ao Vaticano

A origem da muralha do Passetto remonta a meados do século VI. Actualmente, apenas alguns blocos de pedra são da estrutura original. Mais tarde, este muro foi ampliado. No ano 852, o Papa Leão IV, depois do saque dos sarracenos, protegeu a cidade com uma muralha de três quilómetros de comprimento, com 46 torres intermédias.

Troço do Passetto, perto da ponte do Anjo

Troço intermédio do Passetto

Porta de entrada do passetto no Castel Sant'Angelo Interior do passetto

Do exterior, apenas se vê uma parede elevada, com amuras, mas por dentro é um longo túnel, que em várias ocasiões foi uma rota de fuga para os Papas em perigo. As torres do Passetto, perto do aposento papal

O Papa Alexandre VI escapou-se através do Passeto, em 1494, quando o rei da França Carlos VIII invadiu a cidade.

Também Clemente VII, fugindo do imperador Carlos V d'Asburgo, refugiou-se na segurança do Castel Sant'Angelo, através do Passetto, quando as tropas invasoras destruíram e saquearam Roma em O Castelo tornou-se prisão do Papa por sete meses, tendo de pagar ducados para obter a sua liberdade.

Brasão do Papa Urbano VIII existente no Passetto.

Imagem do Passetto a partir do Castelo Entrada do Passetto no Castel Sant'Angelo

Dan Brown deu a conhecer o Passeto no livro “Anjos e Demónios” Folheto explicativo do Passetto di Borgo no museu nacional do Castel Sant' Angelo FIM