A CORRENTE ELÉTRICA O que é ? Do que depende ?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
Advertisements

Física Geral e Experimental II
Física Geral e Experimental II
CORRENTE ELÉCTRICA Até aqui a nossa discussão dos fenómenos eléctricos concentraram-se em cargas em repouso Consideraremos agora as situações que envolvem.
TIPOS DE CORRENTE ELÉTRICA
CORRENTE ELÉTRICA Até aqui a nossa discussão dos fenómenos elétricos concentraram-se em cargas em repouso Consideraremos agora as situações que envolvem.
CONDUÇÃO ELÉTRICA EM SÓLIDOS
ELETRODINÂMICA.
Módulo 6 Rosângela Moreira
CORRENTE E RESISTENCIA ELÉTRICA
Capacitores 1. Capacitores ou Condensadores
ELETROMAGNETISMO É o ramo da física que estuda os fenômenos elétricos e magnéticos e suas interações entre si. Estes fenômenos manifestam-se através.
ELETROMAGNETISMO É o ramo da física que estuda os fenômenos elétricos e magnéticos e suas interações entre si. Estes fenômenos manifestam-se através de.
Corrente elétrica.
O que você deve saber sobre
1° Aula – Práticas Profissionais
Corrente Elétrica.
Ramo da eletricidade que estuda as cargas em movimento.
FÍSICA PROF. Antônio Carlos REVISÃO.
Potencial elétrico em um condutor em equilíbrio eletrostático
Ramo da eletricidade que estuda as cargas em movimento.
Revisão Eletricidade básica CORRENTE ELÉTRICA
ELETROQUÍMICA A eletroquímica estuda a corrente elétrica fornecida
PROFESSOR: Dolhavan Barsante
Física Geral e Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Fundamentos de Circuitos Elétricos
Física Aula 7 – Eletricidade
Física Aula 10 – Eletricidade Prof.: Célio Normando.
Corrente e resistência
Eletricidade e Mecânica
Eletricidade Básica Prof. Raul Diaz Rosas.
TERMODINÂMICA Módulo 03 Física 01 Pág
Entendendo a Eletricidade Revisão: C
CORRENTE ELÉTRICA Líquido Gás Sólido.
ELETRODINÂMICA.
Potencial elétrico Física Giovanni Ávila.
Trabalho e Potencial elétrico (Capítulo 3)
Fis-cad-2-top-6 – 3 Prova CORRENTE E RESISTÊNCIA ELÉTRICA
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Eletrodinâmica
Perturbações e ondas Conceito de onda
Professor: ∆lan Mód 02.
CORRENTE ELÉTRICA Líquido Gás Sólido.
Eletrodinâmica.
Carga Elétrica e Corrente Elétrica
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Prof. Marcos G Degenhardt
Condução Elétrica e Térmica em Sólidos
PROFESSOR RODRIGO PENNA
Aula 06: Circuitos em série Prof. Diovani Milhorim
EXEMPLO: Intensidade da corrente elétrica
Ramo da eletricidade que estuda as cargas em movimento.
CORRENTE E RESISTÊNCIA
Aula 03: Resistência elétrica e leis de ohm Prof. Diovani Milhorim
ESTUDA AS CARGAS ELÉTRICAS EM MOVIMENTO. ÁTOMO Prótons (+) Neutrons (0) Elétrons (-)
Col. Est. Amyntas de Barros PROFESSOR: ADEMIR AMARAL
Lei de OHM DIFERENÇA DE POTENCIAL (d.d.p). Lei de OHM DIFERENÇA DE POTENCIAL (d.d.p)
Corrente Elétrica e Circuitos de Corrente Contínua (Parte 1)
ELETRICIDADE BÁSICA CC Prof: Luís Carlos C. Monteiro com
DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 3º ANO
Aula 03: Resistência elétrica e leis de ohm Prof. Diovani Milhorim
DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 3º ANO (EJA)
Eletrostática Leis de Ohm Professor Sandro Dias Martins.
Potencial Elétrico FÍSICA
Profa. Marisa Cavalcante Eletrodinâmica Conceitos básicos.
Prof. SIMONE CARMO DA SILVA
Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Eletricidade Instrumental Resumo do 1º Bimestre Profª. Katiuscia Lopes dos Santos.
Efeito de Joule Os condutores aquecem quando são percorridos por corrente elétrica. A energia elétrica é transformada em energia térmica nas “resistências.
Corrente elétrica Física – 3º ano - IEV.
CORRENTE E RESISTÊNCIA
Profa. Marisa Cavalcante Eletrodinâmica Conceitos básicos.
Transcrição da apresentação:

A CORRENTE ELÉTRICA O que é ? Do que depende ? O que é resistência elétrica? As leis de Ohm Potência elétrica

O QUE É Dizemos que um condutor é atravessado por uma corrente elétrica quando, em seu interior , há uma migração de partículas carregadas Para que isso ocorra, é necessário que, dentro do condutor, haja forças elétricas em ação, capazes de colocar as cargas em movimento. Num condutor percorrido por uma corrente elétrica, deve, portanto, existir um campo elétrico. Isso significa que, em seu interior, existem pontos que se encontram a níveis diferentes de potencial. Podemos então dizer que a corrente elétrica nasce de uma diferença de potencial

A presença de um desnível provoca uma corrente de líquido, que só pára quando o desnível se anula. É importante notar que a corrente não flui necessariamente do ramo que contém mais líquido para o que contém menos. Ela depende unicamente do desnível, que nada mais é do que um diferença de potencial gravitacional.

O campo elétrico E é orientado de A para B, impele as cargas em sentidos opostos, as (+) no sentido do campo, as ( -) em sentido contrário. Uma seção transversal do condutor é atravessada, num mesmo instante, por cargas que se deslocam em sentidos contrários

À relação R = U/i é a expressão matemática da Nos metais, os transportadores de carga são os elétrons livres. Nos líquidos são os íons positivos e os íons negativos, nos gases são íons positivos e negativos e também os elétrons livres. O QUE É RESISTÊNCIA ELÉTRICA As cargas móveis que constituem a corrente elétrica, aceleradas pela voltagem U realizarão colisões contra átomo ou moléculas do condutor. Para caracterizar a oposição que um condutor oferece à passagem da corrente através dele, define-se uma grandeza, denominada resistência elétrica, R, do condutor, da seguinte maneira R = U/i A unidade da resistência elétrica é 1 volt/ampère = 1 ohm () em homenagem ao físico alemão, Georg Ohm À relação R = U/i é a expressão matemática da Primeira lei de Ohm

A resistência elétrica pode aumentar ou diminuir quando a temperatura aumenta, considerando que R = Ro ( 1 +  t ) Para os metais  > 0 , assim a resistência aumenta quando a temperatura é aumentada. Outras substâncias, como silício, germânio, o carbono e outras, apresentam valores negativos para  , portanto a resistência elétrica dessas substâncias diminui quando elas são aquecidas. A segunda lei de Ohm nos informa que a resistência elétrica de um fio condutor é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional a área de sua seção. R =  l / A onde, l é o comprimento, A é a área de sua seção e  é um coeficiente de proporcionalidade, que depende da substância de que é feito o fio e de sua temperatura. O coeficiente  é chamado de resistividade da substância considerada. Sua unidade é  m .

A unidade de potência é J/s ou seja Watt As forças do campo elétrico realizam um trabalho num tempo t , durante o qual a corrente i flui por um condutor em cujos extremos esta aplicada uma diferença de potencial. Se dividirmos este trabalho pelo tempo obtemos a relação que expressa a potência elétrica. Potência é a rapidez com que a energia se transforma P = U.i Sendo U = R.i ( primeira lei de Ohm) podemos obter as relações P = R.i² e P = U2 / R A unidade de potência é J/s ou seja Watt Os consumos de energia elétrica não são habitualmente expressos em joules , mas sim em quilowatts-hora ( kWh). Esta é uma medida de energia ( e não de potência) definida como a energia absorvida no intervalo de tempo de 1 h por um dispositivo que utiliza uma potência de 1000 W: 1 kWh = 1000 W . 3600 s = 3,6 . 106 J