Electricidade Educação Tecnológica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CIRCUITOS DE ILUMINAÇÂO E DE SINALIZAÇÂO
Advertisements

COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
Iniciação à electricidade
Estrutura atómica da matéria
Eletricidade I
Constituição atómica da matéria.
LED – Díodo Emissor de Luz
A Electrónica.
Circuitos electrónicos e aplicações da electrónica
TIPOS DE CORRENTE ELÉCTRICA
TIPOS DE CORRENTE ELÉTRICA
CORRENTE E RESISTENCIA ELÉTRICA
Corrente elétrica.
1° Aula – Práticas Profissionais
Introdução às Medidas em Física a Aula
Introdução às Medidas em Física a Aula
Átomos.
Diodos.
Processos de eletrização
Prof. Filipa Vicente
Electricidade vs Perigo?
Eletricidade básica CORRENTE ELÉTRICA.
Física II ELETRODINÂMICA Prof. Diones Charles Ensino Médio.
Revisão Eletricidade básica CORRENTE ELÉTRICA
CORRENTE ELÉTRICA.
Fundamentos de Circuitos Elétricos
Introdução aos Circuitos Elétricos Aula 2
AULA 2 – Conceitos básicos de eletrônica
Energia.
ESGB EI2 – EFA 2009/2012.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Física Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Eletricidade e Mecânica
Entendendo a Eletricidade Revisão: C
Eletricidade Corrente É o fluxo de elétrons dentro de um condutor.
CORRENTE ELÉTRICA.
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Eletrodinâmica
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Circuito Elétrico
LED – Diodo Emissor de Luz
Aula 06: Circuitos em série Prof. Diovani Milhorim
Circuitos eletrónicos e suas aplicações
SEMICONDUTORES.
Curso: Eletrônica Básica
CORRENTE E RESISTÊNCIA
Aula 03: Resistência elétrica e leis de ohm Prof. Diovani Milhorim
I.E.F.P – Évora Electricidade de Instalações Vítor dos Santos 16/02/2011.
ELETRICIDADE E MAGNETISMO
TIPOS DE CORRENTE ELÉCTRICA
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I
Temos: R3 em serie com R4 e com R5. Resulta em:
ELETRICIDADE E MAGNETISMO
Unidade 2 Circuitos elétricos e eletrónicos
2.7. Circuitos eletrónicos e suas aplicações
ELETRICIDADE BÁSICA Prof. Luís Carlos C. Monteiro.
Aula 03: Resistência elétrica e leis de ohm Prof. Diovani Milhorim
Prof. Clovis Almeida Curso: Eletrônica Básica Carga Horária: 80 horas Instrutor: Eng. Clovis Almeida.
Introdução à Eletrônica
Simulação circuitos 2.3. Intensidade de corrente e choques elétricos 2.4. Resistência elétrica e Lei de Ohm 2. Circuitos elétricos e eletrónicos.
Revisão Rápida de Física Professor: Célio Normando.
1º/2015 q Eletricidade e Seus Conceitos AULA Nº 6
Prof. Filipa Vicente
Curso: Eletrônica Básica
5.3 Tensão ou diferença de potencial. 5.3 Tensão ou diferença de potencial.
CORRENTE ELÉTRICA MATÉRIAMATÉRIA É TUDO AQUILO QUE POSSUI MASSA E OCUPA LUGAR NO ESPAÇO. É TUDO AQUILO QUE POSSUI MASSA E OCUPA LUGAR NO ESPAÇO.
Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Eletricidade Instrumental Revisão do Segundo Bimestre Profª. Katiuscia Lopes dos Santos.
Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Eletricidade Instrumental Resumo do 1º Bimestre Profª. Katiuscia Lopes dos Santos.
Prof. Paulo Baltazar, eng mecânico Revisão e conceitos básicos de eletricidade.
CIRCUITOS CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III Prof. Bruno Farias.
Componentes eletrónicos
Transcrição da apresentação:

Electricidade Educação Tecnológica

O que é a electricidade? A palavra electricidade deriva da palavra électron, que significa “âmbar”. Trata-se de uma força Invisível, sem a qual não conseguimos passar. Utilizamo-la para iluminar, aquecermo-nos,…

Origens da electricidade Se friccionarmos um pedaço de âmbar, plástico ou vidro, num pano de lã, estes materiais ficarão electrizados. A este fenómeno chamamos de electrização. Este fenómeno explica-se com base na matéria que constitui o nosso universo.

O Electrão e a Electricidade Tudo o que nos rodeia é constituído por elementos formados por moléculas, que, por sua vez, são compostas por partículas que designamos por átomos. Um átomo é composto por, um núcleo central, que tem um certo número de neutrões (carga eléctrica nula), protões (com carga eléctrica positiva) e electrões (com carga eléctrica negativa). Os electrões encontram-se em constante movimentação, em torno do núcleo de cada átomo. A electricidade, é essencialmente, o efeito de deslocação dos electrões. Neutrão

Corrente eléctrica Cada átomo tem normalmente o mesmo número de protões (+) e de electrões (-). No entanto, o termo de “electrões livres”, resulta do afastamento de electrões da órbita de um átomo, devido à atracção destes por outros átomos.

Corrente eléctrica Se, de um átomo saírem electrões, este torna-se electrizado positivamente (devido ao maior número de protões). Mas, se à órbita de um átomo chegam electrões, este fica negativo (devido ao excesso destas partículas). Deste constante desequilíbrio, surge a electricidade.

Condutores e não condutores Em termos eléctricos, os materiais são classificados como condutores ou isoladores. A maioria dos metais permite que a corrente flua livremente, enquanto que o plástico e o vidro são maus condutores.

Componentes básicos de um circuito eléctrico Um circuito eléctrico é constituído por um conjunto de componentes que, ligados entre si, permitem a circulação da corrente eléctrica. Para se formar um circuito simples, de corrente contínua, precisamos de, pelo menos, três elementos: - Gerador (pilha / fonte de alimentação)= Elemento de produção de corrente eléctrica. Receptor (ex.: lâmpada – energia luminosa; motor – energia mecânica;…)= componente que transforma a energia eléctrica noutra forma de energia. Fio condutor = elemento que conduz a corrente eléctrica e liga todos os outros componentes do circuito. Corrente eléctrica Comando = elemento de regulação ou interrupção da passagem da corrente eléctrica (interruptor).

Tabela esquemática dos diferentes componentes

Principais tipos de circuitos eléctricos Circuito eléctrico simples (e representação esquemática) Interruptor Pilha (elemento Gerador) Fio Condutor Lâmpada (elemento receptor)

Principais tipos de circuitos eléctricos Circuito em paralelo (e representação esquemática) Este tipo de circuito é muito utilizado nas nossas casas.

Principais tipos de circuitos eléctricos Circuito em série (e representação esquemática) Exemplo da aplicação deste tipo de circuito, são as luzes da árvore de natal.

Instrumentos de medida Controlar uma grandeza eléctrica é verificar, através de um aparelho de medida ou controlo, se o valor medido corresponde às normas de segurança. Amperímetro Destina-se a medir a intensidade (grandeza eléctrica - I ) da corrente eléctrica. A unidade de medida, é o ampere (A). Voltímetro Instrumento destinado a medir a tensão eléctrica (grandeza eléctrica - U ). A unidade de medida, é o volt (V).

Instrumentos de medida Ohmímetro Instrumento destinado a medir a resistência eléctrica (grandeza eléctrica- R). A unidade de medida, é o ohm (). Multímetro Instrumento de medida polivalente, que mede a tensão (na configuração voltímetro), a intensidade (na configuração amperímetro) e resistência eléctrica (na configuração ohmímetro).

Instrumentos de medida Grandeza Eléctrica Unidade de medida Aparelho de medida Intensidade de Corrente -I ampere (A) Amperímetro Tensão Eléctrica – U volt (V) Voltímetro Resistência Eléctrica – R ohm () Ohmímetro

Electrónica A electrónica surge do aprofundamento do estudo da electricidade, do desenvolvimento tecnológico e da utilização de novos materiais na produção de dispositivos ou componentes electrónicos. O que, de um modo geral, caracteriza a electrónica é o uso de baixas intensidades de corrente, o uso de circuitos impressos, a possibilidade de redução do tamanho de alguns aparelhos e a realização de funções complexas, como memorizar, medir, enviar mensagens, calcular,... A electrónica possibilitou a maior revolução tecnológica dos últimos anos.

Operadores Tecnológicos Resistências As “resistências” são dispositivos que limitam ou regulam, a passagem da corrente eléctrica, num circuito eléctrico. A unidade de medida é o ohm (). símbolo da resistência Resistências não bobinadas Resistência bobinadas (têm o seu valor impresso no exterior)

Operadores Tecnológicos As resistência não bobinadas, têm o seu valor codificado em bandas com cores. Para fazer a leitura dos valores de uma resistência, devemos proceder da seguinte forma: Colocar a resistência de forma a que o anel dourado ou prateado fique à direita ou, na sua ausência, a banda mais próxima da extremidade; As duas primeiras bandas representam os primeiros algarismos do valor numérico da resistência; A terceira banda representa o número de zeros (número multiplicador); A quarta banda, a tolerância percentual relativa à construção da resistência (a ausência desta, equivale a 20%);

Operadores Tecnológicos

Operadores Tecnológicos Diódo LED (emissor de luz) Os “LED´S” são dispositivos que têm como função, emitir um sinal luminoso. Não devem ser submetidos a uma tensão superior a 3 V. Caso seja, ligado a uma fonte de alimentação com uma corrente superior a 3 V, deve ser ligado com uma resistência. símbolo do LED LED´S Sinalização Quando a “pata” mais comprida do LED (ânodo) está ligada ao pólo positivo da fonte de alimentação e a “pata” mais curta (cátodo) ao pólo negativo, permite a passagem da corrente e o LED acende-se.

Operadores Tecnológicos Transístores Os “transístores” são dispositivos que controlam a corrente que circula entre o colector (C) e o emissor (E), através de uma corrente muito menor, que está ligada à base (B). Realizam, por último, um efeito de amplificação, pois, a partir de uma corrente fraca, consegue-se obter uma corrente de maior intensidade. Os transístores são constituídos por três camadas de fragmentos de silício, do qual resultam 2 tipos, os PNP e os NPN Transístor PNP Transístor NPN (C) (B) (E)

Operadores Tecnológicos LDR O LDR (“resistor” variável conforme incidência de luz) é um tipo de “resistor” cuja resistência varia conforme a intensidade de luz que incide sobre ele. Sua resistência diminui quando a luz é muito alta, e quando a luz é baixa, a resistência no LDR aumenta. O LDR é muito frequentemente utilizado nas chamadas foto células que controlam o acendimento de poste de iluminação e luzes em residências. (C) (B) (E)