Professor: Arthur & Ailton Disciplina : História & Geografia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Grécia antiga não era formada por um estado unificado. Seu território era ocupado por diversas cidades autônomas. Elas eram chamadas de pólis, pelos.
Advertisements

HÉLADE GRÉCIA ANTIGA.
A ORIGEM DOS GREGOS.
A GRÉCIA ANTIGA.
Grécia Antiga.
Modo-de-produção escravista
O Império Romano.
Gabriel Quintal Mariana Rocha Pedro Pires
GRÉCIA -> Antiguidade ocidental (GRÉCIA e ROMA) = escravista
Grécia Antiga Revisão Para T.A.C.A.S.A.
OBJETIVOS LOCALIZAR AS REGIÕES DA GRÉCIA ANTIGA
A civilização grega Grécia atual: localizada no sul da Península Balcânica, é um país europeu. Turismo grande fonte de renda pelos vestígios da antiga.
Atenas x Esparta Profº: Mário Nadaf
O legado da Grécia para a civilização ocidental
O legado da Grécia para a civilização ocidental
A Civilização Grega ou Helênica
O mundo grego e a democracia
Prof. Everton da Silva Correa
Formação e afirmação da pólis
GRÉCIA ANTIGA.
GRÉCIA INÍCIO.
Antiguidade Clássica - Grécia
O berço do conhecimento
Avaliação Mensal 6º A.B : 31/10 6º C : 01/11
A Grécia Antiga.
Grécia Antiga Agatha Honomihel, Arthur Negrão, Bruna Liberali, Roger Caricol e Laura Chan.
Colégio Da Polícia Militar Trabalho Apresentado ao professor Arthur e Ailton na Disciplina de Historia e Geografia. Trabalho Apresentado ao professor Arthur.
Colégio da Policia Militar 1° ano Aula: Historia e Geografia
Mundo Grego Antigo \o/ Revisããããooo.
Colégio da Polícia Militar – Cruz Azul Eduarda Damascena nº3 1º ano
Grécia Revista Eletrônica Nome:Isabelle Sobral Professor: Arthur Costa
HISTÓRIA Capítulo 4 – Civilizações cretense e mundo grego
Mapa Físico da Europa.
Grécia principais características
Aluna: Alice Santos Gonçalves Disciplina: Historia e Geografia
Grécia Antiga.
Grécia. Principais Características: *Período Homérico *Período Arcaico
Períodos da Grécia Trabalho a ser apresentado ao profº. Arthur de História e Ailton de Geografia Victória Melo nº. 31.
Grécia Nome: Nicole Moledo serie:1 AM n°: 21
GRÉCIA Colégio PM Trabalho apresentado ao professor Arthur e Ailton nas disciplinas de história e geografia. Giovanna Mota Nº9.
Períodos da Grécia Trabalho a ser apresentado ao profº Arthur de história e profº Ailton de Geografia Talita Carvalho n° 28.
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas. Unidade II.
Revista Eletrônica Trabalho apresentado ao prof. Arthur e Ailton na disciplina de Historia e Geografia.
Períodos Clássicos da História Colégio da PM Nome: Nycolas Sesztak Gonçalves Série: 1°AM N°22 Prof° Arthur – História Prof° Ailton – Geografia.
Luiz Henrique Silva de Freitas Nº17 1ºAM Profsº Arthur e Ailton
AULA TEMÁTICA - HISTÓRIA
Roma História – Prof. Lisi 1° ano / 2014.
Colégio da Policia Militar 1°Ano Jenifer Rodrigues Ferreira nº11
CP1 – Liberdade Responsabilidade Democráticas
Expansão Romana Grupo 07 – Capítulo 18 Assista no modo de apresentação (aperte F5), você visualizará melhor as imagens.
GRÉCIA ANTIGA.
Períodos da História da Grécia Antiga
Grécia Antiga Aula 1.
Grécia Antiga.
Os pais da Civilização Ocidental Franco de Souza Cabral
A Grécia Antiga.
IDADE ANTIGA -Não há consenso entre os historiadores, mas acredita-se que esse período tem início por volta do ano 4000 a.C., e vai até o ano de 476, já.
AS Civilizações da Antiguidade Ocidental
Revista Eletrônica Grécia Antiga Fernanda Catarine 1ºEM Nº05.
Resumos de História.
DISCIPLINA | PROFESSOR
Capítulo 13 Como a história da Europa começou?.
O BERÇO DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL
O Apogeu de Atenas – século V a.C.
PERSAS, HEBREUS E FENÍCIOS
A origem da Civilização Grega 6º ano
Antiguidade Clássica: Grécia Desenvolvimento das Cidades e a organização Política no mundo grego Prof. Alan.
A Grécia, oficialmente República Helênica, é um país europeu localizado na parte meridional dos Bálcãs e confina a norte com a República da Macedônia,
GRÉCIA AULA 6 Objetivos Discutir as relações entre mito e História tendo como referência a análise da Ilíada e da Odisseia como “fonte histórica”. Além.
GRÉCIA.
Transcrição da apresentação:

Professor: Arthur & Ailton Disciplina : História & Geografia Revista Eletrônica Grécia e seus Períodos Professor: Arthur & Ailton Disciplina : História & Geografia

Grécia O país está estrategicamente localizado no cruzamento entre a Europa, a Ásia, o Oriente Médio e a África. Tem fronteiras terrestres com a Albânia a noroeste, com a Republica da Macedônia e a Bulgária ao norte e com a Turquia no nordeste. O país é composto por nove regiões geográficas: Macedônia, Grécia Central, Peloponeso,Tessália,Epiro, Ilhas Egeias (incluindo o Dodecaneso e Ciclades), Trácia, Creta e Ilhas Jônicas.

As moedas de Euro Gregas apresentam um desenho diferente em cada uma das 8 denominações. Foram todas desenhadas por Georgios Stamatopoulos sendo que moedas de menor valor representam navios gregos, as de valor intermediário gregos famosos, e as de maior valor exemplos da história e Mitologia Grega. Todos os desenhos têm as 12 estrelas da União Européia e o ano de cunhagem. As moedas gregas são as únicas que usam um alfabeto diferente do latino O Mar Egeu fica a leste do continente, o Mar Jônico a oeste e o Mar Mediterrâneo ao sul. 80% do país é composto por montanhas, das quais o Monte Olimpo é a mais elevada, a 2.917 metros de altitude.

A Grécia moderna tem suas raízes para na civilização da Grécia Antiga, considerada o berço de toda a civilização ocidental. Como tal, é o local de origem da democracia, da filosofia ocidental. Atualmente, a Grécia é um democrático e desenvolvido com uma economia avançada e de alta renda, um alto padrão de vida e um índice de desenvolvimento humano (IDH) considerado muito alto pelas Nações Unidas. A Grécia é um membro fundador da Organização das Nações Unidas (ONU), é membro do que é hoje a União Européia desde 1981, além de ser membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) desde 1952. A economia grega é também a maior dos Bálcãs, onde a Grécia é um importante investidor regional.

Pré-Homérico O Período Pré-Homérico representa o período no qual ocorreram as invasões dos povos indo-europeus na ilha de Creta e na região da Hélade. A miscigenação com a cultura da Civilização Minóica denota a fase relativamente pacífica da invasão dos novos povos e mais tarde uma violenta invasão geraria a Primeira Diáspora Grega. A Grécia Pré-Homénica foi marcada por manifestações culturais bastante diversificadas

Durante muitos anos se estabeleceu na ilha de Creta a civilização minóica, caracterizada pelo comércio em grande quantidade que realizava no Mar Egeu. Entretanto três momentos de invasão ocorreram na ilha e na região continental da Grécia, mudando os hábitos, a cultura em geral e principalmente o povo dominante. Todo este período de invasões e constituição de uma nova cultura marca uma fase prematura da história da Grécia Antiga chamada de Período Pré-Homérico.

Homérico O termo Período Homérico ou Idade das Trevas (c. 1200 a.C.-800 a.C.) refere-se ao período da história da Grécia Antiga cujo início tem lugar a partir da suposta invasão dórica e do final da Civilização Micênica no século XI a.C. e cujo fim é marcado pela ascensão das primeiras cidades-estados gregas no século IX a.C. A arqueologia mostra que houve uma colapso da civilização que habitava o mundo Mediterrâneo ocidental durante esse período. Os grandes palácios e cidades dos micênicos foram destruídos ou abandonados. A civilização hitita entrou em colapso. Cidades inteiras foram destruídas, desde Tróia até Gaza. A língua grega deixou de ser escrita. A arte cerâmica do período homérico grega consistia em desenhos geométricos simplistas, a decoração figurativa da produção micênica anterior sendo inexistente.

  No sistema de clãs o poder ficava nas mãos de um patriarca que recebia o nome de basileu. Em algumas ocasiões os genos* se uniam formando fátrias, que no caso de invasões de uniam formando uma tribo governada por um filo-basileu ou um líder supremo.                Com o tempo esses clãs se desenvolveram até surgirem as primeiras cidades-estados gregas ou pólis. *era um tipo de organização social da Grécia Antiga

Arcaico Período Arcaico é o nome que se dá ao período da Grécia Antiga em que ocorreu o desenvolvimento cultural, político e social, situado entre c. 800 a.C. e 500 a.C., posterior à Idade das Trevas e antecessor o Período clássico. Nesta altura dão-se os primeiros avanços significativos para a ascensão da democracia e observa-se também uma revitalização da linguagem escrita. Em termos artísticos o período caracteriza-se pela edificação dos primeiros templos inspirados nas habitações micénicas, pelas tipologias escultóricas kouros e kore, e pelo início do registro de pintura negra em cerâmica.

  Houve o surgimento de uma nova camada social formada por proprietários que comercializavam azeite e vinho, mas não participavam da política. Enquanto isso os camponeses continuavam na miséria e a aristocracia cada vez mais poderosa.   Com o aumento da população aumentou a desigualdade já que as melhores terras ficavam nas mãos de poucos enquanto faltavam alimentos para os menos abastados. Em função disso entre os séculos VIII e VII a.C. os gregos iniciou um processo de expansão territorial obtendo um bom número de colônias.

Clássico O período histórico dos séculos V a.C. e IV a.C., na região grega, foi denominado pelos historiadores como Período Clássico por conter as principais características da civilização grega. Este período foi marcado por várias guerras travadas contra inimigos externos e entre os próprios gregos. Mas foi também neste período histórico que a civilização grega conseguiu alcançar o ponto mais alto de seu desenvolvimento econômico e também cultural, tendo como principal Cidade-estado Atenas

A pólis de Atenas se formou do sinecismo, a união de várias aldeias     A pólis de Atenas se formou do sinecismo, a união de várias aldeias. Se tornou um dos principais centros de exportação de vinho e azeite, além de produzir cerâmica em larga escala.         A diferença entre as classes sociais se acentuou com o enriquecimento dos proprietários de terras e o aumento do número de escravos.   Com o descontentamento do povo foi proposta uma reforma social legislada por Drácon e implementada por Sólon que entre outras coisas, suprimiu a escravidão por dívida

Helenísticos Condições históricas do período helenístico: fase de transição, de difusão da cultura grega aos territórios que conquistava, para a integração naquilo que tornou-se depois o Império Romano.   O Helenismo se refere ao período de tempo entre o reinado de Alexandre, o Grande e a ampliação de Roma, e à cultura predominante grega que prevaleceu nos três reinos helenísticos: MACEDÔNIA, SÍRIA e EGITO.

Maiza da Silva Dias 1° Ensino Médio :)