DESIGN E COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIA 2012 / 2013 DESIGN E COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIA 2012 / 2013 FORMADOR ANTÓNIO SILVA MÓDULO HISTÓRIA DO CINEMA FORMADOR ANTÓNIO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estava triste, desmotivado, Sua mulher havia deixado de amá-lo
Advertisements

1914 – 1918.
Sétima Arte.
Desta rua retornamos até chegar à Igreja. Ao nos aproximarmos desta, o sino tocava anunciado a chegada da banda para o início da celebração. Neste percurso.
AUTORA: PROFESSORA DENYSE PETTERLE MANFROI
Music: Holding your hand
O Palhaço e o Nariz.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
A arte da fotografia. A arte da fotografia Antes da fotografia, só existiam duas opções para se "congelar" a imagem de uma pessoa ou de uma paisagem:
A Boneca e a Rosa.
A Pintura.
O Pai Não Desiste.
ROSAS VERMELHAS Por:
O ESPELHO Uma história de Amor.
Um Reflexo De Amor....
Placa seca.
A arte da fotografia. A arte da fotografia Antes da fotografia, só existiam duas opções para se "congelar" a imagem de uma pessoa ou de uma paisagem:
A VIDA EM CORES Centenário do Autochrome Lumière 1904 – 2004 LYON presta homenagens, de 25 de junho a 5 de novembro de 2004 a dois de seus mais ilustre.
O CONSTRUTOR DE PONTES.
Dois irmãos, que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito. Foi a primeira grande desavença em toda uma.
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
O PODER DA ORAÇÃO.
História e Técnicas de Animação
FOTOGRAFIA - NIÈPCE CINEMA - IRMÃOS LUMIÈRE PRIMEIRAS EMISSORAS DE TV. (experimentais) TELEVISÃO COMERCIAL VIDEO-CASSETE.
Sugerimos não utilizar o rato e disfrutar
sobre a beleza escondida nos dias iguais
NOVO HAMBURGO.
O Príncipe Feliz.
MUNDO DO TRABALHO.
Uma história do oriente
O que foi que o mendigo disse?.
O PÃO DE CRISTO....
“O Pai Não Desiste”.
O ESPELHO.
Bom dia!!! O que foi que o mendigo disse?.
Havia um homem muito rico que possuía muitos bens, uma grande fazenda,
O portão do paraíso. Nome: Gabriel Benvenutti
O Tapetinho vermelho.
João e Mário ..
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
Carolina Teixeira Nº6 9ºG Mariana Campos Nº14 9ºG
X Jornada Vocacional BRASIL CEILÂNDIA- DF
Breve história da fotografia
Pai Nunca Desiste autor desconhecido.
Pronomes.
PONTUAÇÃO.
Era uma vez ………….
Gerónimo Stilton- O Fantasma do Metro
P ERGUNTAS ? Jacó responde!. Thiago - O grupo começou quando, por quem? Jacó - O grupo é fundado por mim, Jacó do Nascimento, Carlandreia Ribeiro, desde.
Disciplina: Ciências Físico-Químicas Professora: Elidia Pinheiro Trabalho realizado por: Nº11 9ºF.
JONAS BATEU DE FRENTE COM DEUS!
Moral médica. Um jovem, acaba de se licenciar em Medicina...
Cinema História do Cinema.
Audiovisual: Foto e vídeo como linguagem
A verdadeira história da casa 352. Um menino chamado Lucas teve que mudar de casa, para um lugar perto de um vilarejo. Então seus pais estavam procurando.
Trabalho realizado por: Professora: Luísa Jesus -Gil Almada Nº10 -Jeniffer Lopes Nº12 -Sandro Veiga Nº25.
PARA PARAR E PENSAR.
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
Moral médica. Um jovem, acaba de se licenciar em Medicina...
Os pioneiros: Thomas Edison, que já tinha inventado o fonógrafo e a lâmpada eléctrica, decidiu, em 1888, criar uma série de máquinas para registar e reproduzir.
A invenção do cinema O mito da reprodução gráfica do movimento:
O ESPELHO Uma história de Amor Renato quase não viu a senhora, com o carro parado no acostamento. Chovia forte e já era noite. Mas percebeu que.
Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni (1913)
Cinema Europeu e Cinema Americano no início do séc. XX Quais as diferenças? Qual influência da 1ª Guerra Mundial?
Início do Cinema Quem foram os primeiros criadores? Em quais países?
Um homem trabalhava em uma fábrica distante cinqüenta minutos de ônibus da sua casa.
Transcrição da apresentação:

DESIGN E COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIA 2012 / 2013 DESIGN E COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIA 2012 / 2013 FORMADOR ANTÓNIO SILVA MÓDULO HISTÓRIA DO CINEMA FORMADOR ANTÓNIO SILVA MÓDULO HISTÓRIA DO CINEMA

Sessão nº 2 09/10/2012  A Invenção do Cinema e os Primeiros Filmes

Objetivos Gerais  Saber como foi inventado o Cinema e quais os primeiros filmes

Introdução  Verificação dos Pré- Requisitos  Apresentação dos Objetivos Específicos

Introdução  Tempo: 20 minutos  Sem avaliação

Desenvolvimento  Objetivos Específicos:  No final da sessão os formandos deverão ser capazes de:  Fazer fichas individuais de filmes apresentados  Dissertar em conjunto acerca da Invenção do Cinema e dos primeiros filmes, durante 30 minutos.

Desenvolvimento  Temas:  A Invenção  A Primeira Sessão de Cinema  Os Irmãos Lumière  Antes do Cinema  Muybridge  Marey  Leprince  Edison  Skladanowsky  O Funcionamento do Cinématographe

Desenvolvimento  Temas (cont.):  Georges Méliès

Desenvolvimento  Tempo: 150 minutos  Avaliação através da observação e dos exercícios escritos e orais

Conclusão  Síntese  Dúvidas

Conclusão  Tempo: 20 minutos

Pré- Requisitos  Visionamento do filme “Why Change Your Wife” (1920) de Cecil B. De Mille

Paris, 1895

A Invenção  A Primeira Sessão de Cinema

A Primeira Sessão de Cinema  28 de Dezembro de 1895  “Salon Indien” do “Grand Café”, Boulevard des Capucines, 14, Paris  30 espetadores  Uma tela, algumas cadeiras, um aparelho de projeção e um cartaz.

A Primeira Sessão de Cinema

 Espanto dos espetadores  Vários pequeno filmes:   “La Sortie de l’Usine Lumière à Lyon”,   “Le Repas”   La Mer”   …

A Primeira Sessão de Cinema

Primeira Sessão de Cinema   “Encontrávamo-nos na presença de um pequeno écran, parecido com aqueles que nos serviam para as projeções Molteni e, depois de alguns instantes, uma fotografia imóvel representado a Praça Bellecour, em Lyon, aparecia na projeção. Um pouco surpreendido disse ao meu vizinho de cadeira: “É para nos fazerem ver projeções que nos incomodaram, convidando-nos? Já faço este tipo de coisas há mais de dez anos. Mas de repente um cavalo e um camião colocavam-se em marcha em direção a nós, seguidos de outras viaturas. Depois vieram os peões, numa palavra, toda a animação de uma rua. Perante este espetáculo, ficámos de boca aberta, estupidificados, surpreendidos para lá de tudo o que possa dizer”.

Primeira Sessão de Cinema  Um verdadeiro sucesso comercial ao ponto de haver bichas à porta à espera de bilhete

Primeira Sessão de Cinema

 Filmes:  Mudos  A Preto e Branco  Com imagem a cintilar muito  Com o projetor a fazer muito barulho

Os Irmãos Lumière

 August Marie Lumière:  19 de Outubro de 1862  10 de Abril de 1954  Louis Nicholas Lumière:  5 de Outubro de 1864  6 de Junho de 1948

Irmãos Lumière  Filhos do industrial de fotografia Antoine Lumière  Formados em Engenharia  Casados com duas irmãs  Morada em Lyon, França  Louis era o inventor, August, o gestor

Irmãos Lumière  Louis inventou a “placa seca” que fez a fortuna da fábrica Lumière, que chegou a empregar 300 operários

Irmãos Lumière  Outros Inventos dos Lumière  O “autochrome”  A placa fotográfica seca  A fotografia em relevo  O cinema em relevo  A “Cruz de Malta”

Irmãos Lumière  Divulgação do “Cinématographe”  Viagens em França  Viagem a Bombaim  Viagem a Nova Iorque

Irmãos Lumière  Pioneiros do Documentário  Captavam imagens nas viagens que faziam  Projetavam essas imagens noutros locais  Davam a conhecer os povos uns aos outros

Irmãos Lumière  “Vistas”   337 cenas de género   247 viagens ao estrangeiro   175 viagens em França   181 festividades oficiais   125 vistas militares francesas   97 filmes cómicos   63 “panoramas”   61 cenas marítimas   55 vistas militares estrangeiras   46 danças   37 festas populares.

Irmãos Lumière 

 Primeira Ficção Cómica  “L’ Arroseur Arrosé”

Irmãos Lumière  Consideravam o “Cinématographe” um invento sem futuro, mais uma diversão de feira

Irmãos Lumière

 Concorrência   “As imagens das máquinas da “American Biograph” não trepidam como as do Cinematógrafo. A Biograph projeta uma imagem maior que a do aparelho francês. E para além disso trata-se de um aparelho americano. Haverá pois muito mais imagens de caráter nacional”

Antes do “Cinématographe”

 Fotografia  Projeção de fotografias em tela  Movimento das fotografias

Antes do “Cinématographe”

 Fotografia  Projeção de fotografias em tela  Movimento das fotografias

Antes do “Cinématographe”  Fotografia  Projeção de fotografias em tela  Movimento das fotografias

Antes do “Cinématographe”  Fotografia  Projeção de fotografias em tela  Movimento das fotografias

Antes do “Cinématographe”  Fotografia  Projeção de fotografias em tela  Movimento das fotografias

Antes do “Cinématographe”  Muitos inventos e muitos inventores

Antes do “Cinématographe”  Eadweard James Muybridge (1830 – 1904)  Inglês emigrado nos Estados Unidos  Fotógrafo conceituado

Antes do “Cinématographe”  Eadweard James Muybridge

Antes do “Cinématographe”  Eadweard James Muybridge  Leland Stanford, apostador de cavalos, apostou que os cavalos, quando corriam, ficavam às vezes com as quatro patas no ar  Pediu a Muybridge que o provasse

Antes do “Cinématographe”  Eadweard James Muybridge  Instalou um dispositivo com várias câmaras e conseguiu provar que Stanford tinha razão  Continuou depois as suas experiências de locomoção com outros animais e com pessoas

Antes do “Cinématographe”

 Étienne-Jules Marey (1830 – 1904)  Professor  Interessado em fotografia de animais

Antes do “Cinématographe”  Étienne-Jules Marey  1882 – constrói a “espingarda fotográfica”  Obtinha 12 imagens numa placa fotográfica circular  Captava assim o movimento dos animais

Antes do “Cinématographe”

 Étienne-Jules Marey  Aperfeiçoa o seu sistema e chama-lhe  Aperfeiçoa o seu sistema e chama-lhe “Chronophotographe”

Antes do “Cinématographe”

 Louis Aimé Auguste Leprince  1880 – constrói uma câmara com 16 objetivas e duas películas  1889 – constrói uma câmara de uma só objetiva, mas com cruz de Malta e celuloide perfurado  Tinha assim quase inventado o cinema

Antes do “Cinématographe”  Thomas Alva Edison  1888 – Muybridge passa em Orange, New Jersey  Encontra-se com um jovem inventor, Thomas Alva Edison  Edison interessa-se muito pelas experiências de Muybridge

Antes do “Cinématographe”  Thomas Alva Edison

Antes do “Cinématographe”  Thomas Alva Edison  1847 – 1931  Um dos maiores inventores de todos os tempos  Inventou o Telégrafo, a Lâmpada de incandescência, o Fonógrafo…

Antes do “Cinématographe”  Thomas Alva Edison  Com base nas experiências de Muybridge inventou, juntamente com  Com base nas experiências de Muybridge inventou, juntamente com William Kennedy Laurie Dickson, dois aparelhos, um de captação, o “Kinetograph” e outro de projeção, o “Kinetoscope”

Antes do “Cinématographe”  Thomas Alva Edison  Foi com William Dickson à Exposição Universal de Paris de 1889  Lá encontra Marey com quem troca ideias  De volta à América cria a película fotográfica perfurada, que se arrastava através de uma roda dentada

Antes do “Cinématographe”  Thomas Alva Edison  Contacta Eastman que tinha criado um novo suporte mole e transparente, composto de nitrato de celulose  Encomenda-lhe vários rolos desse suporte com a largura de… 35 mm  Estava inventado o filme de cinema

Antes do “Cinématographe”  Thomas Alva Edison  Cria então o  Cria então o “Kinetoscope”   Era uma grande caixa de madeira, munida de uma ocular, pela qual se via uma cena animada previamente registada em filme.   Mas era um aparelho para visão individual   O espetador via as cenas através de um ocular

Antes do “Cinématographe”

 Thomas Alva Edison  Era um excelente inventor, mas também um famigerado homem de negócios  Começou a vender o seu “Kinetoscope” por todo o lado, fazendo assim muito dinheiro

Antes do “Cinématographe”  Thomas Alva Edison   Em 1893 constrói em West Orange um curioso edifício, uma espécie de caixa negra gigante, tipo furgão celular, “Black Maria”   “Black Maria” é o primeiro estúdio de cinema construído no mundo

Antes do “Cinématographe”

 Thomas Alva Edison  Era dotado de teto que se abria  Estava montado em carris para melhor apanhar a luz do sol  Edison explorou-o o melhor possível produzindo inúmeros filmes  Colocava frente a um fundo negro operários, atores, palhaços, a companhia de Bufallo Bill e filmava-os

Antes do “Cinématographe”  Thomas Alva Edison  Cada espetador via as cenas através de uma ocular e pagava um níquel para o fazer  Edison ganhou uma fortuna com este aparelho, ao difundi-lo por toda a América

Antes do “Cinématographe”

 Max  Max Skladanowsky  Alemão  Filho de um “tomador de vistas”  Viajava pela Europa, explorando o “Teatro Mecânico Hamilton”

Antes do “Cinématographe”  Max  Max Skladanowsky  Para melhorar o negócio criou o “Bioskope”  Filho de um “tomador de vistas”  Era um gigantesco aparelho de 2 objetivas que utilizava uma película perfurada, com “puxadores” metálicos  Fez a sua apresentação pública 58 dias antes dos Lumière, na Alemanha

Antes do “Cinématographe”  Funcionamento do “Cinématographe”  Os Lumière tiveram oportunidade de ver o “Kinetoscope” de Edison, em Paris  1894 – Louis tem uma ideia luminosa: a  1894 – Louis tem uma ideia luminosa: adaptar à tomada de vistas, o mecanismo das máquinas de costura chamado “pied- de-biche”

Antes do “Cinématographe”  Funcionamento do “Cinématographe”   Charles Moisson é encarregado de construir o protótipo do aparelho  Era uma máquina leve, prática e servia tanto para filmar como para projetar  Funcionava a 16 imagens por segundo

Antes do “Cinématographe”  Funcionamento do “Cinématographe”  Utilizava o filme de Edison com 35 mm de largura  Mas tinha só uma perfuração de cada um dos lados de cada fotograma  O mecanismo fazia avançar o filme de forma sincronizada com o obturador

Antes do “Cinématographe”  Funcionamento do “Cinématographe”  Foi patenteado a 13 de Fevereiro de 1895 com o nome de “Cinématographe”

Antes do “Cinématographe”

 Funcionamento do “Cinématographe”  Discussão em aula acerca do funcionamento das câmaras e projetores

Georges Méliès

 Georges Méliès  Nascido a 8 de Dezembro de 1861  Filho de um comerciante abastado  Tinha uma grande paixão pelo ilusionismo  Em 1888 começa a explorar o Teatro Robert Houdin  Ali começa a fazer ilusionismo

Georges Méliès  Georges Méliès  Muito criativo  Usava grandes truques com muita maquinaria  Utilizava sobretudo temas fantasistas

Georges Méliès  Georges Méliès  Um dia quando filmava em Paris, a câmara parou. Ao voltar a dar à manivela viu que a cena se transformara: um homem transformara-se numa mulher, um autocarro num burro  Descobriu assim os efeitos especiais

Georges Méliès  Georges Méliès  O truque “de substituição de paragem de câmara” permitiu-lhe realizar o filme “Escamotage d’ une Dame Chez Robert Houdin”  Filmou a senhora frente à câmara. Parou a câmara. Tirou de lá a senhora. Parou de novo a câmara. Voltou a pôr a senhora

Georges Méliès  Georges Méliès  Em 1897 constrói no seu jardim um “atelier de poses”, um hangar envidraçado com vários mecanismos teatrais  Realiza lá inúmeros filmes

Georges Méliès  Georges Méliès  Alguns dos filmes:  “Cendrillon”  Barbe-Blue”  Voyage dans la Lune”  …

Georges Méliès

 Georges Méliès  Visionamento e discussão acerca do filme “Cendrillon”

Georges Méliès  Georges Méliès  Entre 1896 e 1913 realizou mais de 500 filmes  Continuou a trabalhar como ilusionista e diretor do Teatro Robert Houdin

Georges Méliès  Georges Méliès  Abordou diversos géneros, desde as atualidades aos filmes históricos, passando pelas comédias e pelos dramas  Mas especializou-se em filmes - fantasia

Georges Méliès  Georges Méliès  Foi o primeiro verdadeiro realizador da História do Cinema  Foi também um dos maiores génios da 7ª Arte

Georges Méliès  Georges Méliès  Fazia ele próprio quase tudo: realizava, escrevia o guião, pintava os cenários e até representava  Foi o primeiro cineasta a escrever guiões e a fazer planificações

Georges Méliès  Georges Méliès  Foi o criador da arte cinematográfica e dos efeitos especiais no cinema

Georges Méliès

 Georges Méliès  Viagem à Lua  1902  Baseado em Jules Verne e H. G. Wells  O primeiro grande clássico de história do Cinema

Georges Méliès

 Georges Méliès  Viagem à Lua  Visionamento do filme e preenchimento de fichas de visionamento

Georges Méliès  Georges Méliès  1906 – Início do declínio de Méliès  As fantasias deixaram de estar na moda  O público gostava mais de dramas realista ou comédias  Méliès recusou-se a acompanhar os tempos

Georges Méliès  Georges Méliès  Em 1913 deixa de filmar  Volta a fazer teatro, sem sucesso  Acaba arruinado a vender brinquedos e postais ilustrados numa estação de Paris  Morreu a 21 de Janeiro de 1938  Foi a 1ª vítima do cinema

Revisão da Matéria  Revisões  Nova apresentação dos diapositivos  Dúvidas

Revisão da Matéria  Exercício Coletivo  Discussão de matéria  Apresentações orais.

Conclusão  Síntese  Dúvidas

Conclusão  Obrigado.