Avaliação Dielétrica de Equipamentos Tensão Induzida em Trafos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I
Advertisements

Trabalhos em Eletricidade
1º Aula – Prática de Acionamentos Eletrônicos
Verificação das instalações eléctricas
Métodos de Cálculo para Análise de Risco a Arco.
Análise de Sinais Descargas Parciais
Capacitores.
Carga Elétrica Quando um bastão de vidro é atritado com seda, adquire essa capacidade graças a passagem de “algo”; Esse “algo” é chamado genericamente.
GERADOR SÍNCRONO Geradores síncronos ou alternadores são máquinas síncronas usadas para converter potência mecânica em potência elétrica ASPECTOS CONSTRUTIVOS.
Circuito equivalente recomendado pelo IEEE
MÁQUINA DE INDUÇÃO FUNDAMENTOS DE MÁQUINAS DE CORRENTE ALTERNADA
APLICAÇÕES EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua Fundamentos Iniciais
Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
TIPOS & ESQUEMAS DE ATERRAMENTO
Circuitos Trifásicos A maior parte da geração, transmissão e utilização em alta potência da energia elétrica envolve sistemas polifásicos, ou seja, sistemas.
Avaliação em Campo de Buchas em Transformadores de Potência – Fator de Dissipação a 60 Hz é Suficiente? Marcelo E. de C. Paulino.
Elaboração: Luiz Antonio Bueno
Autores: Alan M. Nóbrega UNIFEI Manuel L. B. Martinez UNIFEI
Normas técnicas brasileiras NBR da ABNT
EQUIPAMENTOS ELÉTRICAS DE SUBESTAÇÕES
Transformadores Transformadores Corrente eléctrica alternada
Transformadores Transformadores Corrente eléctrica alternada
TRANSFORMADORES.
TRANSFORMADORES.
Título do trabalho PROJETO LONG DIST
Tensão elétrica.
Medidas de controle do RISCO ELÉTRICO
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CepelAvaliação Dielétrica | Set 2012 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica Hélio Amorim Departamento de Linhas.
WORKSHOP SOBRE INTERAÇÃO TRANSFORMADOR – SISTEMA 22 de Outubro de 2009 CEPEL – Rio de Janeiro - RJ GT A2/C4-03 do Cigré Brasil Recomendações e Trabalhos.
Interação entre Transformadores e o Sistema Elétrico com Foco nos Transitórios Eletromagnéticos de Alta Frequência Apresentação e Análise dos Resultados.
1 © 2009, A.B. Fernandes e G. S. Luz Workshop sobre Interação Transformador-Sistema 22 de Outubro de 2009, CEPEL, Rio de Janeiro, RJ.
A ELABORAÇÃO E A IMPLANTAÇÃO DA PORTARIA 1.078/2014
Eletrônica Industrial
Câmara Climática Fernando Nogueira.
Marcelo Paschoal Fernando Nogueira
Conceitos, Medição e Interpretação
Conversao de Energia II – N6CV2
Sistemas trifásicos Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Avaliação Dielétrica | Set 2012Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - Cepel Centro de Pesquisas de Energia Elétrica Avaliação Dielétrica de Equipamentos.
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica Avaliação de TCs de 230 kV, Magrini Galileo SE Teresina - Chesf.
Polaridade dos transformadores
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CepelAvaliação Dielétrica | Set 2012 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica Avaliação Dielétrica de Equipamentos.
Eletricidade Aula 9.
Parte 2 – Máquinas Elétricas
TENSÃO ELÉTRICA.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Eletricidade e Instalações Elétricas
Organização da apresentação:
Circuitos Elétricos 2 Circuitos Elétricos Aplicados
Tranformador de Força Monitoramento de Bucha Temperatura do Óleo
GTD – 4º Módulo Eletrotécnica Profª Regina M. Kawakami 2012
INDUTORES – BOBINAS.
MOTOR ASSÍNCRONO OU DE INDUÇÃO TRIFÁSICO
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELERIAC 05/2013 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPEL Autor/apresentador Área Título do trabalho.
Apresentação A atualização da legislação brasileira referente à prevenção de acidentes do trabalho é uma das ferramentas à disposição de trabalhadores.
PALESTRA SOBRE CHOQUE ELÉTRICO FÁBRICA XXX PALESTRANTE
Ensaio de curto-circuito e circuito aberto
ATERRAMENTO DANIEL SOARES DE ALCANTARA 1.
Equipamentos - MT Malha de aterramento
PROJETO ELÉTRICO –PARTE II
PROTEÇÃO CONTRA SOBRETENSÕES
DESENERGIZAÇÃO É o conjunto de procedimentos visando à segurança pessoal dos envolvidos ou não em sistemas elétricos. É realizada por no mínimo duas pessoas.
TRANSFORMADORES.
LAB_307 Prof. Dr. Cesar da Costa
Conversão de Energia I N5CV1
Conversão de Energia I N5CV1 Prof. Dr. Cesar da Costa 4.a Aula: Gerador de Corrente Contínua.
COMANDOS ELÉTRICOS.
Eletricidade Instrumental Indutores
Conversão de Energia I N5CV1
Transcrição da apresentação:

Avaliação Dielétrica de Equipamentos Tensão Induzida em Trafos Centro de Pesquisas de Energia Elétrica Avaliação Dielétrica de Equipamentos de Alta Tensão com base nas Descargas Parciais Tensão Induzida em Trafos Apresentador: Alain F. S. Levy

Tensão Induzida em transformadores Finalidade: Verificação do isolamento ao longo dos enrolamentos do transformador, quanto à sobretensões temporárias de freqüência industrial. Características básicas do ensaio: O transformador de ensaio deverá ter uma freqüência entre 120 e 480 Hz. Transformadores trifásicos devem ser preferencialmente excitados por um sistema trifásico de tensões.

Tensão Induzida em transformadores O terminal de neutro deve ser ligado ao terra Não deve haver durante o ensaio nenhuma ocorrência de curto circuito ou evidência de falha no transformador.

Tensão Induzida em transformadores 2. Trafos com tensões máximas  362 kV Ensaio de tensão induzida de longa duração com medição em paralelo de descargas parciais. Todos os enrolamentos com isolamento progressivo devem ser submetidos a esse ensaio. O transformador deve ser energizado conforme sua utilização no campo, e ligado em suas derivações principais

Tensão Induzida em transformadores Procedimento para aplicação de tensão: Aplicar tensão até o valor de U2 / 3 Elevar até U2 e manter por 5 min, anotando durante esse período, os níveis de descargas parciais. Elevar até U1 durante 5 s. Reduzir até U2 e manter por 1 hora, anotando-se os valores de DP a cada 5 min.

Tensão Induzida em transformadores Reduzir a tensão até U2 / 3 e desenergizar na seqüência. Sendo U1 = Vm e U2 = 1,5 Vm / Vm = Tensão máxima do equipamento dada por norma. Os níveis de DP medidos devem ser inferiores a 300 pC e não podem apresentar tendência de aumentos expressivos durante a medição.

Tensão Induzida em transformadores Não deve haver indícios de falhas ou descargas disruptivas nos enrolamentos ensaiados. Devem ser evitadas medições de DP em mV conforme descrito na norma. Ocorrendo descargas parciais elevadas, deve ser verificado se estas são realmente provenientes do interior do transformador.

Tensão Induzida em transformadores Exemplo de sinal de DP em ensaio de tensão induzida

Locais das DP 1: bucha- anel de selagem / terra 2: conector de alta e tampa 3: tirantes - Condutor AT e jugo superior. 4: grampos de fixação. 5: isolamento entre enrolamentos. 6: isolamento entre bobinas 7: conexão de Tap lado enrolamento. 8: contatos soltos -conexões taps

FINITO www.cepel.br