BRASIL DENTRO DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As Bandeiras no Brasil Colônia
Advertisements

“OS REIS ABSOLUTISTAS QUERIAM CADA VEZ MAIS RIQUEZAS”
OS INDIO EM Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas.
A ocupação da América e do Brasil
Colonização do Império português
O Quinhentismo no Brasil
AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ECONOMIA COLONIAL OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O PERÍODO PRÉ-COLONIAL E O INÍCIO.
ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA NA AMÉRICA PORTUGUESA
Sociedade Colonial Açucareira
Descobrimento e Administração Colonial
QUINHENTISMO Literatura Prof.: Mara Magaña.
Colonização das Américas
Uma corrida em busca do enriquecimento através do comércio e da criação de colônias.
MERCANTILISMO.
Literatura Informativa
Colonização portuguesa na América
Política econômica dos Estados nacionais europeus
Estrutura político-administrativa da Colônia
A sociedade no período absolutista
As bases históricas do Subdesenvolvimento ( I )
Brasil pré-colonial e estrutura político-administrativa da Colônia
História dos Portugueses no Mundo
A COLONIZAÇÃO DO BRASIL
BRASIL COLONIAL ciclo econômico do Pau- Brasil e
Frente: História do Brasil 1° Semestre de 2013 Professora: Franciely – Fran-
AULA 2 os primeiros anos.
QUINHENTISMO -Portugal está em plena Expansão Marítima;
Literatura de informação no Brasil.
Primeira missa no Brasil- 26/04/1500 local: Porto Seguro - Bahia
Aula 3 – Ínicio da colonização e a economia açucareira.
Aula 2 - Descobrimento e Período Pré-Colonial ( )
PERÍODO PRÉ-COLONIAL 1500 A 1530
Aula 2 – Conquista e Colonização do Brasil
Quinhentismo – Literatura Brasileira
História dos Portugueses no Mundo
História do Brasil.
A Crônica é um gênero textual que oscila entre a literatura e o jornalismo.Os assuntos abordados pelas crônicas costumam ser fatos circunstanciais, situações.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE O quadro que você irá observar retrata o encontro entre portugueses e indígenas no processo de “descobrimento” do Brasil. É a “Primeira.
História do Brasil trabalho e riqueza na empresa colonial
História do Brasil.
Resumo A carta de Pero Vaz de Caminha ressalta a importância da catequese dos índios para os portugueses. Dentre as justificativas da posse e colonização.
 EXPANSÃO ULTRAMARINA  CRÔNICAS DE VIAGEM  PERTENCEM AO ÂMBITO DA HISTÓRIA  DATADA EM 1º DE MAIO DE 1500  PRIMEIRAS IMPRESSÕES.
Colonização portuguesa na América
Nela não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro. (...) Terra maravilhosa, com habitantes amistosos e bonitos “O.
A conquista da América Portuguesa
TRATADO DE TORDESILHAS (1494)
Formação das Monarquias Nacionais Absolutistas
Quinhentismo O Quinhentismo corresponde ao período literário que abrange todas as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento,
Cap. 2 - A conquista e a exploração da América Portuguesa
Objetivos Centrais: Entender a inserção da América no contexto mundial da europeização; Compreender a exploração das terras americanas por parte das potências.
Revisão História – 7º Ano
Quinhentismo no Brasil O Brasil-colônia de 1500 a 1600
O Período pré-colonial
AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL
BRASIL COLONIA I PROF: ADRIANO CAJU.
Brasil Pré-colonial Mão-de-obra: indígena. Escambo Produto: Pau-brasil
Trabalho, poder e riqueza nas colônias americanas
Formação Econômica do Brasil
BRASIL COLONIAL SÉCULOS XV - XVII
Processo de Independência brasileiro: o declínio colonial Prof. Alan.
OS POVOS INDÍGENAS Grupos Indígenas Tupis Guaranis Jês ou tapuias.
Ocupação e formação do espaço brasileiro – G2
O sentido da colonização brasileira e as razões do êxito
MERCANTILISMO – Aula 35. Com a Formação do Estado moderno, e rei tendo poder absoluto respaldado pela igreja católica, para proteger os interesses da.
INTENSIVO 2013 BRASIL COLONIAL
Colonização portuguesa na América
A colonização brasileira
Transcrição da apresentação:

BRASIL DENTRO DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL POR QUE O BRASIL FOI UMA COLÔNIA? ALIMENTAR O MERCANTILISMO EUROPEU TROPICAL METALISMO COMÉRCIO = ACÚMULO DE $ COMÉRCIO CONTROLA A PRODUÇÃO EXPORTAÇÃO (+) E IMPORTAÇÃO (-) PRINCÍPIOS MERCANTILISTAS CAPITALISMO COMERCIAL

DIVISÃO MUNDIAL DO TRABALHO EXPLORADORES // EXPLORADOS GLOBALIZAÇÃO????? PACTO COLONIAL METRÓPOLES PRODUÇÃO COLONIAL NÃO TEM GOVERNO PRÓPRIO COLÔNIA PERTENCE A UMA METRÓPOLE = MONOPÓLIO COMERCIAL SISTEMA COLONIAL = ACÚMULO DE $ MONOPÓLIO COMERCIAL PORTOS FECHADOS = PROTECIONISMO PRODUÇÃO COLONIAL REDUZ IMPORT. DA METRÓPOLE

EXPLORAÇÃO PAU-BRASIL

PAU-BRASIL OCUPAR PARA NÃO PERDER -MADEIRA PARA TINGIMENTO= TINTA -NÃO OCUPOU O TERRITÓRIO -RELACIONAMENTO BRANCOS-ÍNDIOS ( ESCAMBO) - PAU-BRASIL INÍCO DA COLONIZAÇÃO:- OCUPAR PARA NÃO PERDER MARTIM AFONSO DE SOUZA- 1532- VILA DE SÃO VICENTE (SP) – 1o. ENGENHO -DECLÍNIO DO COMÉRCIO COM AS ÍNDIAS -PERDA DO BRASIL -OURO NA AMÉRICA ESPANHOLA

PORTUGAL NÃO OCUPOU NEM COLONIZOU O BRASIL NO INÍCIO, POIS NÃO HAVIA NADA PARA SER COMERCIALIZADO – COMÉRCIO COM AS ÍNDIAS = ESPECIARIAS EXEMPLO DE EXPLORAÇÃO COLONIAL = AÇÚCAR ESCRAVIDÃO NEGRA = + $ PRODUÇÃO LIGADA A COMERCIALIZAÇÃO NOVAS ÁREAS JAZIDAS DE OURO

UNESP)Observe a figura e leia o texto. (Reprodução da tela Primeira Missa no Brasil. Vítor Meireles, 1861.) Chantada a Cruz, com as Armas e a divisa de Vossa Alteza, que primeiramente lhe pregaram, armaram altar ao pé dela. Ali disse missa o padre Frei Henrique (...). Ali estiveram conosco (...) cinqüenta ou sessenta deles, assentados todos de joelhos, assim como nós. (...) [Na terra], até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal (...) Porém, o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar. (Pero Vaz de Caminha. Carta do Achamento do Brasil, 10.05.1500.) A respeito da tela e do texto, é correto afirmar que a) demonstram a submissão da monarquia portuguesa à contra-reforma católica. b) expressam o encantamento dos europeus com a exuberância natural da terra. c) atestam, como documentos históricos, o caráter conflituoso dos primeiros contatos entre brancos e índios. d) representam o índio sem idealização, reservando-lhe lugar de destaque no quadro, o que era pouco comum. e) apresentam uma leitura do passado na qual os portugueses figuram como portadores da civilização.