Os Estados Unidos no século XIX

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Transcrição da apresentação:

Os Estados Unidos no século XIX 3/25/2017 Os Estados Unidos no século XIX O nascimento de uma potência

O que vamos estudar 1. Introdução 2. Doutrina Monroe 3/25/2017 O que vamos estudar 1. Introdução 2. Doutrina Monroe 3. Destino Manifesto 4. Marcha para o Oeste 5. Guerra de Secessão

Introdução EUA em fins do século XVIII = Treze Colônias Independência: 1776 Constituição: 1787 Consolidação da Independência: 2ª Guerra da Independência (1812-1814) Doutrina Monroe (1823)

Doutrina Monroe (1823) “A América para os americanos” Contra intervencionismo da Santa Aliança, estendido para a América através do Congresso de Verona EUA só podem desafiar potências européias porque têm apoio da Inglaterra Apropriada ao longo da história norte-americana para diferentes fins Apenas no final do século XIX e início do XX é que a Doutrina Monroe passa a ser utilizada para justificar política externa intervencionista na América Latina. Corolário Roosevelt à Doutrina Monroe (1904)

Destino Manifesto Doutrina que pregava a idéia de que os americanos tinham sido predestinados por Deus a dominar os territórios situados entre os oceanos Atlântico e Pacífico, e que deviam cumprir a missão de civilizar os povos inferiores do continente “A pura raça anglo-americana está destinada a estender-se por todo o mundo com a força de um tufão. A raça hispano-mourisca será abatida.” (New Orleans Creole Courier, 27.01.1855.)

Alegoria do Destino Manifesto

DESTINO MANIFESTO

Marcha para o Oeste: “A democracia em marcha” O quê? Anexação e conquista dos territórios situados a oeste da faixa atlântica, trecho original do país ao declarar sua independência. Quando? Entre as décadas de 1820 e 1860, aproximadamente Por quê? “Destino Manifesto” Crescimento demográfico por conta da imigração Efeitos da 2ª Rev. Industrial e perseguições políticas por conta das unificações italiana e alemã Como? “A democracia em marcha”: extermínio dos índios e colonização “sem lei” de pequenas propriedades, onde foram assentados imigrantes europeus.

Emigrants crossing river, ca. 1860 Emigrants crossing river, ca. 1860.” (Location unknown) NEBRASKA              AMERICAN HISTORY EDUCATION

Marcha para o Oeste: “A democracia em marcha” Como? Compra de territórios Luisiana (1803 - França) Flórida (1819 – Espanha) Texas (independência – 1836; anexação - 1845) Gadsden (1853 - México) Alasca (Rússia – 1867) Guerras Contra o México (1846-48): Califórnia (ouro em 1848), Arizona, Novo México, Utah, Nevada e Colorado Acesso à Costa do Pacífico Diplomacia Oregon (cedido pela Grã-Bretanha - 1846)

Marcha para o Oeste: “A democracia em marcha” Resultados: Superfície: 7.800.000 km² Estados: 23 em 1820, 33 em 1860 População: 9.600.000 em 1820; 31.300.000 em 1860 Imigração: 4600000 imigrantes entre 1830 e 1860 16% ingleses, 39% irlandeses e 30% alemães

Marcha para o Oeste: “A democracia em marcha” Uma lei de 1820 possibilitava a compra de 80 acres de terra por 100 dólares. Em 1862 o Homestead Act concedia terra de baixo preço para todos os que se dirigissem para o Oeste dispostos a cultivar. Enquanto isso, no Brasil...

(KOSHIBA, L. & PEREIRA, D. M. F. Américas: uma introdução histórica (KOSHIBA, L. & PEREIRA, D. M. F. Américas: uma introdução histórica. São Paulo: Atual, 1992.)

Guerra de Secessão (1861-1865) Por quê? Divergências Norte/Sul: questão das Tarifas a escravidão nos novos estados a utilização de verbas federais a organização dos novos estados Estopim: Eleição de Abraham Lincoln à presidência em 1860 Secessão dos Estados Confederados do sul em 1861

Guerra de Secessão (1861-1865) Por quê? Noroeste: desenvolvimento industrial e urbano Sul: economia agrária, plantation, trabalho escravo Oeste: pequenos agricultores independentes As explicações para a eclosão da Guerra são muitas, porém a mais aceita é a seguinte: até o início do século havia um equilíbrio de forças ente Norte (trabalho livre, propriedade da terra familiar e produção para o mercado interno) e Sul (escravidão, latifúndio e produção para exportação — plantation); Com a ocupação do Oeste, o Norte foi se envolvendo cada vez mais com a economia agrícola daquela região, vendendo e comprando produtos de lá; Isso impediu o crescimento dos latifúndios do Sul e desequilibrou as relações de força Norte-Sul

Guerra de Secessão (1861-1865) Conseqüências: Vitória dos estados do Norte Manutenção e consolidação da unidade nacional Grande desenvolvimento capitalista Aceleração do processo de estabelecimento do capitalismo no Sul Aumento do mercado interno Grande desenvolvimento industrial Aumento das tarifas alfandegárias Abolição da escravidão Lincoln consegue apoio de grande parte dos escravos do sul para o exército do Norte abolindo escravidão em 1863 13ª Emenda, 1865 Ku Klux Klan: racismo de inspiração religiosa no Sul Chegada de novas levas de imigrantes EUA se tornam potência continental Primeira guerra moderna: tecnologia e caráter global

Confederadas atacaram o Fort Sumter, um posto militar americano na Carolina do Sul, em 12 de Abril de 1861.