Tipos de Sistemas Distribuídos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Distribuídos
Advertisements

‘ Por que estudar sistemas de informação?
Sistemas distribuídos Metas de Projeto Prof. Diovani Milhorim
Sistemas Distribuídos
Sistemas operacionais
Projeto e Implementação de Middleware
Sistemas Operacionais - 4
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Sistemas Distribuídos
CONCEITO COMPONENTES DE UM SISTEMA SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Sistemas Distribuídos
Comunicação Distribuída
Arquitetura de Computadores
CAPÍTULO Sistemas concentrados e distribuídos
1 Sistemas Distribuídos - SDI Caracterização de Sistemas Distribuídos. Introdução. Exemplos de Sistemas Distribuídos. Desafios.
Redes para Automação Industrial
Uso de Cluster de Computadores no Ambiente Corporativo
Professor Victor Sotero
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Princípios e Paradigmas 2ª Edição ANDREW S
Sistemas Distribuídos
Transparência Total! O Software Secullum TI.Net foi desenvolvido para facilitar o gerenciamento das informações que circulam nos computadores conectados.
Middleware e Sistemas Distribuídos
Tecnologia de Informática
Tópicos em redes e sistemas distribuídos B Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação.
Sistemas Distribuídos
Web Services Uninorte Semana de Tecnologia da Informação
Sistemas Operacionais I
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
Christien Lana Rachid6.1d.1 Técnica de BD - Dicionarização UNIPAC 2º SEMESTRE 2007.
Sistemas Distribuídos
Concorrência e Java RMI
Por que estudar sistemas de informação?
Tecnologias da Informação e Comunicação
Sistemas Distribuídos Introdução. Conceito Coleção de múltiplos processos que executam sobre uma coleção de processadores autônomos interligados em uma.
Sistemas Distribuídos
BD Distribuído Conceitos Iniciais.
Universidade de Mogi das Cruzes Tec
Augusto Martins e José Luís Zem Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação Utilização de Cluster de Computadores.
Rede de Sensores para Medição de Temperatura e Umidade
Sistemas Operacionais
Introdução à Computação em Grade Porto Alegre, Maio/2006 Centro Nacional de Supercomputação CESUP/RS Realização: Projeto GradeUFRGS Material pertencente.
Tipos de Sistemas Distribuídos
SGBD Distribuído Lílian Simão Oliveira.
PROGRAMAÇÃO DISTRIBUÍDA Aula 01 Prof. Henrique Mongelli
Sistema de Redes 1 Componentes Principais de uma Rede de Computadores Topologia Tipo de redes FAETEC SR1.
Segurança da Informação
Prof. Emmanuel Nolêto T. D. S. I. PARA WEB Prof. Emmanuel Nolêto
Sistemas de Informação
Comunicação.
GRI - Gerência de Recursos Informacionais
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
Hardware e software Alunos: Vinicius Brunelli e Pedro Armando
Integração de Ferramentas CASE
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico Confiabilidade na Tecnologia.
Sistemas Distribuídos
1 Gerenciamento de Recursos em Sistemas de Grande Escala Jeferson R. Marques Fabio Kon Departamento de Ciência da Computação IME-USP
ALUNOS IGOR CAMILO ANDSON SILVA LEVI PEDRO LUCAS VIEIRA.
Gestão do Conhecimento e da Informação
Sistemas Operacionais Distribuídos
Sistemas Distribuídos Nadilma Nunes Aula Inicial – Apresentação da disciplina.
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
SIG – Sistemas de Informação Gerenciais
Conceituação e Classificação
Redes e Sistemas Distribuídos II – Cód Prof. MSc. Ronnison Reges Vidal.
Leandro Clementino Almeida.  Anos 50 - Sistemas Operacionais tipo Lote:  Aumentar a capacidade de processamento de programas  Usuário ia ao computador.
Por que Redes? Estamos cercados por redes: supermercados, lojas, bancos, cinemas, farmácias e inúmeros outros lugares; Com a queda do custo de implementação.
Banco de Dados Distribuídos Sílvia Cristina de Matos Soares
Projeto do CBPF Grid SSOLAR Bruno Lima Felipe da Matta Roberto Kishi Thagor Baiocco Tiago Olimpio
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
Cluster Claudio Cavalcante. Cluster Nome dado a um sistema que relaciona dois ou mais computadores para que estes trabalhem de maneira conjunta no intuito.
Transcrição da apresentação:

Tipos de Sistemas Distribuídos

Sistemas de computação distribuídos Conteúdo Sistemas de computação distribuídos Sistemas de computação de cluster Sistemas de computação de grade Sistemas de informação distribuídos Sistemas de processamento de transações Integração de aplicações empresariais Sistemas distribuídos pervasivos Exercícios

Sistemas de Computação Distribuídos Utilizada para tarefas de computação de alto desempenho. Geralmente, utilizados para processamento de grandes conjuntos de dados (Computação intensiva) Algumas aplicações: Pesquisa da cura de doenças (AIDS, câncer) Descoberta de vida Extra-Terrestre Processamento de imagens (NASA) Processamentos de dados climáticos

Sistemas de Computação Distribuídos Dois tipos principais: Computação em cluster Computação em grade

Sistemas de Computação Distribuídos Computação em cluster Um conjunto de computadores conectados em rede de alta velocidade sendo utilizado, em geral, para programação paralela. Grande ganho na relação preço / desempenho Geralmente, utiliza-se máquinas iguais e o mesmo Sistema Operacional

Sistemas de Computação Distribuídos Computação em grade Conjunto de computadores de diferentes hardwares, softwares, tecnologia de rede e pertencentes a organizações diferentes. Alto grau de heterogeneidade Hardware, sistema operacional, rede, etc. O recursos de diferentes organizações são reunidos para permitir a colaboração de um grupo de pessoas ou instituições.

Sistemas de Informação Distribuídos Têm como característica a integração das aplicações existentes. Principal desafio é a interoperabilidade das aplicações, isto é, uma aplicação conseguir “conversar” com a outra aplicação.

Sistemas de Informação Distribuídos Dois tipos principais: Sistema de Processamento de Transação Integração de Aplicações Empresariais

Sistemas de Informação Distribuídos Sistema de Processamento de Transação Em geral, são aplicações centradas em transações de banco de dados. A aplicação é formada por um conjunto de transações. Transações podem conter sub-transações e acessar mais de um banco de dados. Normalmente são monitoradas por um Monitor de transação.

Sistemas de Informação Distribuídos Sistema de Processamento de Transação As transações devem ser: Atómicas: transação é indivisível Consistentes: não viola invariantes do sistema Isoladas: Permite transações concorrentes Duráveis: após o “commit” de uma transão as alterações feitas ficam gravadas

Sistemas de Informação Distribuídos

Sistemas de Informação Distribuídos Integração de Aplicações Empresariais São sistemas onde os componentes de aplicações se comunicam diretamente um com o outro, e não por meio de um sistema de processamento de transação. Surgiram da necessidade de integrar as diversas aplicações de/entre empresas. A idéia é que os componentes das aplicações passem a se comunicar diretamente.

Sistemas de Informação Distribuídos Integração de Aplicações Empresariais Muitos modelos de comunicação entre aplicações: Chamadas de procedimento remoto (RPC – Remote Procedure Calls) Inovações de método remoto (RMI – Remote Method Invocations) Middleware orientado a mensagem (MOM – Message-oriented Middleware)

Sistemas Distribuídos Pervasivos A estabilidade não é mais a regra Entrada da computação móvel e embutida A instabilidade é o comportamento esperado Ausência geral de controle administrativo humano Configurado por seus proprietários Os dispositivos descobrem automaticamente seu ambiente e se encaixa o melhor que puderem Aspecto importante, os dispositivos se juntam ao sistema para acessar informações Não existe transparência!!!

Sistemas Distribuídos Pervasivos Três exemplos: Sistemas Domésticos Sistemas eletrônicos para tratamento de saúde Redes de Sensores