Análise dos Resultados Preliminares do Universo e da Amostra

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo sobre População
Advertisements

Brasil Maior país e maior população da América do Sul
Evolução demográfica na RMPA
DADOS DO CENSO 2010 Prof. Igor O. Franco - Geógrafo -
Analfabetismo no Brasil: Tendências, Perfil e Efetividade dos Programas de Alfabetização de Adultos Reynaldo Fernandes Inep/MEC e FEA-RP/USP.
Palestras, oficinas e outras atividades
Relatório Unicef O Relatório da Situação Mundial da Infância, publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) desde 1980, traz na edição.
POBREZA E RAÇA NO SÉCULO 21
MPS – Ministério da Previdência Social SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social A Mulher e a Previdência Social BRASÍLIA, MARÇO DE 2006.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2010 Brasília, janeiro de 2011 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992 a 2009 BRASÍLIA, SETEMBRO DE 2010.
Perfil das Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família
O Futuro dos Engenheiros José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo 02 de Dezembro de 2008.
A Pirâmide Etária do Brasil
DIAGRAMA DE ATIVIDADES
Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR.
2.3 O Brasil em números 187,7 milhões de habitantes (estimativa IBGE,07/2008) Quinto maior contingente populacional do planeta. 1º China 2º Índia 3º.
O processo de desconcentração industrial da Região Metropolitana de São Paulo Sueli Schiffer / 1.
Prof. Dr. José Eustáquio Diniz Alves Maio de 2007
1 Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992 a 2011 BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2012.
PROGRAMA DE ESTABILIDADE SOCIAL MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Quem é o jovem brasileiro?
Provas de Concursos Anteriores
Renda até 2 SM.
Conceito e medidas da pobreza
DINÂMICA DEMOGRÁFICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA I
Histórico Desde 2010, o escritório do UNICEF no Brasil participa da iniciativa global Out of School Children – Pelas Crianças Fora da Escola.
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.
Radar Social Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social FORUM NACIONAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL - FNPS BRASÍLIA, ABRIL.
Estrutura e Dinâmica Social
População e Crescimento Econômico
Sobre a Questão do Aborto no Brasil
Os Jovens no Brasil.
Salas de Matemática.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Setembro de 2006.
Indicadores do Mercado
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD 2007
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
POPULAÇÃO.
“Se quisermos ter educação de qualidade para todos, teremos de ter todos pela qualidade da Educação” Declaração Mundial Sobre Educação para Todos de Jomtien.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Indicadores sociais e educacionais
PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASILEIRA DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Saúde Mental População Outubro/ 2007.
AULA 2 Evolução da Proteção Social. AULA 2 Evolução da Proteção Social.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Portugal: Convergência Real Para a União Europeia Abel Moreira Mateus Outubro 2000.
Capítulo 24 – As cidades e a urbanização brasileira
Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992 a 2013
Slide 2/17 Etapas do PLHIS PLHIS POTIM METODOLOGIA METODOLOGIA DIAGNÓSTICO PLANO DE AÇÃO AGO/SET 2011 SET/NOV 2011 NOV/DEZ 2011.
12. Rede de Tratamento ao Usuário do Programa de Diabetes
O retrato do Brasil pelos dados da PNAD
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
“OS JOVENS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL” BRASÍLIA, ABRIL DE 2005 MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social Programa de Educação.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social DRGPS – Departamento do Regime Geral de Previdência Social A PREVIDÊNCIA.
Unidade 2: Impacto da Epidemia de HIV/SIDA na África Subsahariana
Reduzindo Fome, Pobreza e Desigualdade
EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
TransFormação: Habilidades para Produtividade
Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
Desafios e oportunidades do envelhecimento no Brasil
Projeção da população por sexo e idade: Brasil
O BRASIL NO SÉCULO XXI.
C. Que consequências resultam da evolução da população?
A Previdência Social e o Envelhecimento da População
População: Distribuição geográfica e crescimento
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Transcrição da apresentação:

Análise dos Resultados Preliminares do Universo e da Amostra Censo Demográfico 2010 Análise dos Resultados Preliminares do Universo e da Amostra

CRESCIMENTO POPULACIONAL: 1991/2000 | 2000/2010 O censo 2010, realizado pelo do IBGE, revela que o Estado do Paraná conta com uma população de 10.444.536 habitantes. Os municípios em Vermelho são os municípios que apresentaram taxas de crescimento negativa. Ou seja, são municípios que apresentaram queda na sua população. Os municípios em Azul apresentam taxas positivas de crescimento, composta pela taxa de natalidade e pelo aumento dos fluxos migratórios. Municípios em branco tiveram uma taxa de crescimento menor que a média paranaense de 0,88% no período de 2000/2010. (CLIQUE) – Observa-se então, que desde 1991, o crescimento populacional está concentrado em apenas alguns pólos e municípios do estado, tendo como destaque: As regiões de Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel/Toledo, Umuarama e Pato Branco/Francisco Beltrão; e também os municípios de Palmas, Ventania, Wenceslau Braz e Curiúva. As cidades com mais de 100.000 habitantes que não tiveram crescimento contínuo no período de 1991 a 2010, são as cidades de Foz do Iguaçu e Guarapuava. CRESCIMENTO POPULACIONAL: 1991/2000 | 2000/2010 Áreas de Crescimento e Esvaziamento POPULAÇÃO PARANAENSE : 10.444.536 HAB 1. DEMOGRFIA Em AZUL: municípios que tiveram taxas de crescimento positiva entre 1991 e 2010 2

3 Distribuição Populacional e Porte dos Municípios 1. DEMOGRFIA DISTRIBUIÇÃO POPULACIONAL NO ANO 2010 Apenas 87 municípios paranaenses – cerca de 1/5 do total – estão acima de 20 mil habitantes, concentrando 75% da população estadual Dos demais, 98 têm menos de 5.000 moradores, e destes 65 perderam população. 3 3

Pirâmide Etária do Paraná, 2000 Pirâmide Demográfica 1. DEMOGRFIA 1,89 milhão de jovens entre 10 e 19 anos e 1,81 milhão de crianças até 10 anos 4

Pirâmide Etária do Paraná, 2010 Pirâmide Demográfica 1. DEMOGRFIA 1,84 milhão de jovens entre 10 e 19 anos e 1,48 milhão de crianças até 10 anos 5

Click to edit Master text styles Second level Third level Fourth level PiRâmides Etárias Click to edit Master text styles Second level Third level Fourth level Fifth level 1. DEMOGRFIA 6

Transição Demográfica Brasileira Click to edit Master text styles Second level Third level Fourth level Fifth level 1. DEMOGRFIA 7

Taxa de Fecundidade 1. DEMOGRFIA Taxa de Fecundidade Observada e Projetada Taxa de Fecundidade 1. DEMOGRFIA 8

População Jovem – Contração Absoluta 1. DEMOGRFIA 9

Idade Média da População Brasileira Click to edit Master text styles Second level Third level Fourth level Fifth level 1. DEMOGRFIA 10

Bônus demográfico é o momento em que a estrutura etária da população atua no sentido de facilitar o crescimento econômico. Isso acontece apenas uma vez na história de uma dada população e é quando há um aumento na população economicamente ativa e um menor número de idosos e crianças. A abertura da janela se dá com a diminuição da população economicamente dependente, influenciada pela diminuição dos grupos etários mais jovens (0-14anos) e o fechamento acontece com a inversão do fenômeno, quando o crescimento da população economicamente dependente é afetado pela ampliação da população mais idosa (65 anos e mais).   Por isso, são necessárias políticas públicas na área da educação e geração de emprego, com a capacitação do trabalhador e do jovem, com o objetivo de aumentar a ocupação de vagas que demandam um nível de escolaridade adequado ou com a criação de vagas em áreas mais específicas. Além disto, o grande desafio é o aumento da população economicamente ativa no mercado de trabalho formal (registrado), colaborando para um equilíbrio previdenciário e precavendo-se da grande quantidade de idosos que a janela de fechamento do bônus demográfico irá proporcionar. 1111 BONUS DEMOGRÁFICO Bônus demográfico é o momento em que a estrutura etária da população atua no sentido de facilitar o crescimento econômico. Isso acontece apenas uma vez na história de uma dada população e é quando há um aumento na população economicamente ativa e um menor número de idosos e crianças. Bônus Demográfico 2015/2018 2019/2022 2011/2014 2023/2026 2027/2030 Diminuição da população jovem (0-14 anos) Ampliação da população Idosa (+65 anos) Fonte: IBGE, IPARDES 1. DEMOGRAFIA Oportunidade para o desenvolvimento econômico Necessidade da intensificação de geração emprego e políticas sociais. 11

1212 Com os dados preliminares do Censo 2010, pode-se observar que em termos absolutos, as regiões mais populosas detêm os maiores contingentes de domicílios pobres (Curitiba, Londrina-Maringá, Cascavel-Foz do Iguaçu). Porém, proporcionalmente à população total de um determinado município, observa-se que a região central e centro-sul do estado detém os piores números do estado. Ou seja, nos municípios em marrom, mais de 40% da população ganha menos que ½ salário mínimo (R$250,00) per capita. 2 - POBREZA 12

1313 Domicílios com rendimento médio domiciliar inferior a ¼ do Salário Mínimo em vigor   POPULAÇÃO MISERÁVEL 2010 Renda menor ou igual a ¼ de Salário Mínimo 2 – POBREZA - População Miserável Média PR = 7,0% 13

1414 Observa-se também, que os municípios que proporcionalmente concentram grande parte de domicílios pobres, também tem taxas de urbanização abaixo de 50%. Ou seja, nos municípios que há uma grande concentração de domicílios pobres proporcionalmente à população, a falta de rendimento está relacionada à pobreza no meio rural. 2 – POBREZA – Grau de Urbanização 14

Consequentemente, a renda nestes municípios varia em até 50% menos que a média do estado, cuja é de R$1.298,37. 1515 2 – POBREZA - Rendimento Médio Rendimento médio do PR: R$1.298,37 15

ANALFABETISMO 15 + Analfabetismo: reflexo e causa da Pobreza 1616 Analfabetismo: reflexo e causa da Pobreza   ANALFABETISMO 15 + 2010 Taxa de Analfabetismo 3 – EDUCAÇÃO – Taxa de Analfabetismo Taxa de Analfabetismo da População de 15 anos ou mais: 2000: 9,5% 2010: 6,3% 16

ANALFABETISMO URBANO 3 – EDUCAÇÃO – Taxa de Analfabetismo 2010 1717   ANALFABETISMO URBANO 2010 Taxa de Analfabetismo 3 – EDUCAÇÃO – Taxa de Analfabetismo Taxa de Analfabetismo da População de 15 anos ou mais URBANA 2010: 5,5% 17

ANALFABETISMO RURAL 3 – EDUCAÇÃO – Taxa de Analfabetismo 2010 1818   ANALFABETISMO RURAL 2010 Taxa de Analfabetismo 3 – EDUCAÇÃO – Taxa de Analfabetismo Taxa de Analfabetismo da População de 15 anos ou mais RURAL 2010: 10,8% 18

ANALFABETISMO GERAÇÕES X E Y 1919   ANALFABETISMO GERAÇÕES X E Y 2010 Taxa de Analfabetismo 3 – EDUCAÇÃO – Taxa de Analfabetismo Taxa de Analfabetismo: 15 – 24 anos: 0,9 % 25-39 anos: 2,2% 19

ANALFABETISMO 3a IDADE 3 – EDUCAÇÃO – Taxa de Analfabetismo 2010 2020   ANALFABETISMO 3a IDADE 2010 Taxa de Analfabetismo 3 – EDUCAÇÃO – Taxa de Analfabetismo Taxa de Analfabetismo 60 anos ou mais: 21,8% 20

4 – ESCOLARIZAÇÃO: FREQUÊNCIA ESCOLAR   2121 4 – ESCOLARIZAÇÃO: FREQUÊNCIA ESCOLAR 80% dos estudantes (2,5 milhões) do Paraná frequentam a Rede Pública de Ensino AINDA ESTÃO FORA DA ESCOLA: 4,5 mil crianças de 6 anos, 33 mil crianças de 7 a 14 anos e 109 mil jovens de 15 a 17 anos. 21

2222   5 – PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS 22

QUESTÕES CONSTATADAS Esvaziamento das pequenas cidades   2323 QUESTÕES CONSTATADAS Esvaziamento das pequenas cidades Envelhecimento da população Bônus demográfico Pressão urbana nas periferias das grandes cidades e Regiões Metropolitanas Taxa de Analfabetismo em rápido declínio Desafio da Escolarização dos 15 aos 17 anos Pobreza no interior e pobreza nas periferias: educação de mais qualidade como elemento de transformação social e econômica Responsabilidade da Rede Pública: 80% dos estudantes PARA TRANSFORMAR O PARANÁ TEMOS QUE TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO PÚBLICA CONCLUSÕES 23