Vivendas Trogloditas em Matmâta Tunez As casas de Matmâta são uma espécie de grandes cavernas subterrâneas abertas à superfície, que servem como.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aceite-me como eu sou! Uma história real.
Advertisements

Desde pequenos um hábito se instala em nós: resolver problemas comprando coisas. Você já percebeu como essa situação é bastante.
Nós? Dina Isabel Gentil Dias Escola Secundária da Baixa da Banheira
ESPAÇOS CÊNICOS Teatro de Swan, Victoria & Albert Museum, Londres
A CIGARRA E A FORMIGA: RESPEITO ÀS DIFERENÇAS
1 Reis 17,7-16 Naqueles dias, secou a torrente do lugar onde Elias estava escondido, porque não tinha chovido no país. Então a palavra do Senhor.
O mundo em nossas mãos 6ºA.
A modelação de sistemas enquanto ferramentas cognitivas.
Os animais.
GEOGRAFIA TIPOS DE MORADIAS
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
Esta é a história de Mikao Usui, o criador do Reiki
HISTÓRIA DO BRASIL Prof. Lisiane – 8ª série.
OS FLOQUINHOS DE ALGODÃO
Junho de 2011 Marcos, Marcos Alexandre e Sabine Parte I.
Segurança na Internet.
Aldeia da Pena. Uma viagem ao passado
Tenha umas férias diferentes numa estância cavada na rocha
A minha casa de sonho Eu gostava que a minha casa de sonho tivesse:
CIDADANIA.
VIVER POR PROCURAÇÃO Letícia Thompson.
Até onde vai A sua amizade? Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia.
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
Imagens de João Parassu
NOVO HAMBURGO.
COMPARTILHANDO A FÉ DE DOIS EM DOIS
A AFIRMAÇÃO DO MODERNISMO
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
Antes da chegada dos europeus ao atual Ceará, viviam nessa região índios Tupis (Tabajaras e Potiguares) e Cariris. Há relatos de historiadores de que,
IGREJA, CORPO DE CRISTO 2ª AULA: A CONSTRUÇÃO DE UM EDIFÍCIO
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
NÃO ACREDITE QUE VOCE SABE TUDO SOBRE DEUS
AS COISAS NEM SEMPRE SÃO O QUE PARECEM
Arca de Noé.
HISTÓRIA NADA COMUM 16ª História Extraída do Site: 16ª História Extraída do Site:
AS COISAS NEM SEMPRE SÃO O QUE PARECEM
Portugal nos dias de hoje As formas de povoamento
MAIAS.
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
Como o SIVAM poderá contribuir para a solução de problemas sociais da Amazônia? O SIVAM disponibilizará informações confiáveis, que serão repassadas aos.
AS COISAS NEM SEMPRE SÃO O QUE PARECEM
A história da Esperança
VALE DOS SENTIMENTOS clicar para passagem de slides / ligar o som
No princípio Deus criou os céus e a terra
Convidando e Recebendo Participantes.
Tragédia em Teresópolis
Betesda, lugar de milagre
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
"Um homem, seu cavalo e seu cão, caminhavam por uma estrada
Antiguidade: a Casa Suméria
CAMINHOS.
Numa simples e humilde estradinha que ligava várias cidades pequenas, único acesso daquelas comunidades, havia uma velha ponte de madeira.
PROGRAMA.
O IFRJ E O CENTENÁRIO DA REVOLTA DA CHIBATA Brasil. Século XIX. Um mundo em que se enxergava aquele que era diferente do colonizador como coisa, objeto,
Tempos bons que nunca irei esquecer
Há 500 mil anos, a cada nova manhã nossos ancestrais deixavam suas cavernas e saíam pelo mundo à procura de alimento.
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
FAIXA 3 DO CD “ENCANTARIAS DO SUL” Numa tribo guarani, no tempo das Missões, lá pelas bandas do belo salto do Pirapó, índio arisco se escondia pelos.
Quem faz de Jesus seu amigo se torna um “amigo da Esperança” e abençoa as pessoas com as quais convive.
CONTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS - III
Existe Tempo para Ser Feliz
Mamãe, Papai, estou voltando para casa, mas antes quero
FICA CONNOSCO, SENHOR Os discípulos de Emaús.
Com a economia produtora, o Homem deixa de ser nómada, para passar a ser sedentário (passa a viver num lugar fixo). Razões Razões:  Como produz os seus.
MARKETING E VENDAS NO SÉCULO XXI As Razões Pelas Quais Todas as Pessoas Precisam Entender Um Pouco de Marketing e De Vendas Quanto Mais as Empresas Se.
AS CONSTRUÇÕES MEGALÍTICAS
CASA TEXTO TIPOS FIXAR.
História da gotinha atrevida
Transcrição da apresentação:

Vivendas Trogloditas em Matmâta Tunez

As casas de Matmâta são uma espécie de grandes cavernas subterrâneas abertas à superfície, que servem como pátio comum à comunidade que está alojado em quartos subterrâneos com acesso ao pátio comum; Alguns destes quartos são projectados para despensa ou para o gado. As vantagens de viver assim são várias. Em primeiro lugar, não precisam de se preocupar com a obtenção de materiais de construção, o que é vital num ambiente inóspito como o deserto, onde a única coisa que abunda é a areia. Em segundo lugar, o pátio subterrâneo cria um microclima de sombra que faz mais suportável o calor do Sahara. Além disso eles também têm protecção contra tempestades de areia. E a defesa militar melhora muito, porque tal construção não fornece um perfil definido no deserto, por isso não pode ser detectada à distância por um invasor casual.

As comunidadessubterrâneas de Matmâta permaneceram praticamente desconhecidas para o mundo ocidental, até que um infeliz acidente as revelou. Em 1967, um evento altamente incomum no Deserto do Sahara, ou seja, uma chuva torrencial, que durou 22 dias, alagou todas as comunidades. O Governo da Tunísia, enviou de imediato pessoal para avaliar os danos e construir novos edifícios, deparando-se com a surpresa de que havia população berbere que estava completamente escondida, a quem ninguém tinha encontrado antes, e a viver desse modo. Imediatamente eles construíram casas na superfície, mas os berberes recusaram-se a abandonar as suas cavernas tradicionais. Por esse motivo continuam lá até aos dias de hoje, com o valor acrescentado do turismo. Que foi mais reforçado quando, uma década depois, o cineasta George Lucas escolheu este sítio como local privilegiado para seu novo filme de ficção científica, “Guerra das Estrelas". E, para as pessoas da época, os ditos moradores das areias, devem ter parecido alienígenas no meio do século XX...

- Um pátio enterrado a 8 m de profundidade e área de 10 x 10 m permite a organização de habitações à volta. Os quartos são de 3m largura e uma profundidade variável de 3 a 6 m. O tecto está construído com uma abóbada.. - O acesso é independente da ventilação e são os dois elementos básicos destes edifícios. Uma vala em todo o perímetro controla a entrada de água. O acesso em rampa está na parte mais baixa - Pode chegar a ter 12 pisos, aos quais se chega por diferentes acessoa. É como uma estrutura de ruas. - Os quartos e as vias de acesso têm ligações com grandes condutas verticais. O ar destas condutas está ligado a rios subterrâneos para garantir boas condições de higiene.

Fim