7 | As práticas judaizantes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Feliz Sábado. Feliz Sábado ESCOLA BÍBLICA SEJAM BEM VINDOS! Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Mt 4:4 SEJAM.
Advertisements

A Ovelha perdida - Lc 15,4-6.
A bíblia define bem claramente o assunto da aparência externa do cristão. Mas, infelizmente, muita gente mantém um estranho silêncio sobre o assunto.
EFÉSIOS Lição 4 A PAREDE CAIU E UM NOVO POVO APARECEU
Jogo das PERGUNTAS.
O livro dos Atos dos Apóstolos
NOVA EBD LIÇÃO 20.
Caminho Verdade Vida.
OREM SEMPRE, MAS TAMBÉM VIGIEM
Instituto de Desenvolvimento Espiritual
Elogiar Maria como 'Arca da Aliança' evoca toda a tradição bíblica
Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidade de uma limpeza geral... lavamos as paredes... o teto... os vidros... para tirar o mofo que foi.
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
No mês de Setembro comemoramos o
VAMOS CONHECER A BÍBLIA.
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
TEMPO LITURGICO. TEMPO LITURGICO Ano litúrgico ou calendário litúrgico é o ciclo das celebrações litúrgicas durante o ano da igreja cristã que determina.
O dispensacionalismo é um grupo religioso que interpreta as profecias de acordo com o método futurista.
Servas de Lúcifer.
Juízo e Libertação no Egito
Carta do Apóstolo Paulo, ela deveria entrar na Bíblia?
Em nossas casas, costumamos limpar todos os dias. Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidade de uma limpeza geral... lavamos as paredes...
2 | O evangelho da saúde perfeita
Pêssach é um feriado judaico de origem bíblica com oito dias de duração. Marca o nascimento dos judeus como um povo há mais de anos, e também seu.
Bem-aventurados os que ouvem e praticam a Palavra de Deus
1 | A teologia da prosperidade
Interpretando as Escrituras Sagradas
Leitura bíblica   Gênesis 12: 1-3.
16 O ministério de Paulo. 16 O ministério de Paulo.
Hebreus 13 Permaneça constante na sua vida cristã
Torre de marfim.
Em nossas casas, costumamos limpar todos os dias. Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidade de uma limpeza geral... lavamos as paredes...
As Quatro Grandes Comissões
A verdadeira conversão
ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
1. Conheça o Verbo da Vida 4 de abril de 2015
POR QUE EU DEVO CONGREGAR?
É inspiradaé útil ensinar condenar corrigir ensinar para que o servo de Deus esteja  16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para.
25 DE JULHO DE 2015 Paulo e Barnabé demoraram-se em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor. (Atos 15:35)
A Paz do Senhor! Estamos no 1º trimestre de 2014 e o tema da revista é Religiões, seitas e heresias, tendo o Pastor Joabes Rodrigues do Rosário, Presidente.
2. Uma comunidade carismática
6. Uma comunidade adoradora
Alegrei-me quando me disseram:
82 Anos Pregando boas novas.
“...Pois eu sou o SENHOR que os cura.” Ex 15.26b
9| Os cristãos sem igreja
8| O louvor profético 22 de novembro de 2014
Feliz Sábado!. Feliz Sábado! “Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele. Salmos: MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA.
O SACERDÓCIO ETERNO DE JESUS CRISTO
Ligue o som Você é abençoado agora ao ler exte lindo texto extraído das Sagradas Escrituras. Hebreus capítulo 13 Bíblia Viva.
Centro Educativo Creciendo en Gracia
1. As cerimônias do Santuário revelam três passos do juízo de Deus. F 2. A 1ª fase do juízo se realizaria no Céu; é o juízo investigativo. 3.
2. O Cristo glorificado 10 DE OUTUBRO DE 2015
LIÇÃO 9 - A NOVA RELIGIOSIDADE
6. Toques de alerta 07 DE NOVEMBRO DE 2015
Amar Missões Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. I João
7. Contra quem lutamos? 14 DE NOVEMBRO DE 2015
Gálatas Autor: Data: Propósito: Paulo 49 – 56 d.C. Esclarecer sua posição como apóstolo Cuidar para que a igreja implantada seja desviada do verdadeiro.
“Não deis pérolas aos porcos” Mateus 7: 6 E “Nada de Sinal” Marcos 8:12 Escola Dominical - IPJG Presb. Cícero Nogueira Martins 13 de setembro de 2015.
13 de fevereiro de Santifique o coração Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus. (Mt 5:8)
FICA CONNOSCO, SENHOR Os discípulos de Emaús.
A BÍBLIA E A REVITALIZAÇÃO DA IGREJA Elaborado por: Ana Paula Morais O que é revitalizar? - Dar vida ou existência, animar, reviver, tornar vívido, dar.
28 DE MAIO DE 2016 Os opositores do Filho do Homem Mas os fariseus e os doutores da Lei criticavam a Jesus, dizendo: “Esse homem acolhe pecadores, e come.
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
11 DE JUNHO DE 2016 Os ultimatos do Filho do Homem Porque te sobrevirão dias em que os teus inimigos haverão de te cercar (...). E não deixarão em ti pedra.
2 DE ABRIL DE 2016 O evangelho do Filho do Homem... pareceu-me também a mim conveniente descrevê- los a ti, ó excelentíssimo Teófilo, por sua ordem, havendo-me.
Por: Dom Julio Endi Akamine  Em nossa última conversa começamos a falar sobre as etapas da revelação. Sabemos que a plenitude da revelação acontece.
REFLEXÕES SOBRE OS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS
Organização interna da Bíblia
Transcrição da apresentação:

7 | As práticas judaizantes Mas agora, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo por ele conhecidos, como é que estão voltando àqueles mesmos princípios elementares, fracos e sem poder? Querem ser escravizados por eles outra vez? (Gl 4:9). 15 de novembro de 2014

As práticas judaizantes OBJETIVO Identificar algumas práticas e conceitos judaizantes presentes em algumas igrejas evangélicas do nosso tempo e alertar o estudante da palavra de Deus quanto ao perigo deste vento de doutrina.

As práticas judaizantes TEXTO BÁSICO Mas agora, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo por ele conhecidos, como é que estão voltando àqueles mesmos princípios elementares, fracos e sem poder? Querem ser escravizados por eles outra vez? (Gl 4:9)

As práticas judaizantes DIRETO AO PONTO Combater algumas práticas e conceitos judaizantes presentes em algumas igrejas evangélicas.

As práticas judaizantes INTRODUÇÃO O ensino dos judaizantes é, talvez, o mais antigo vento de doutrina que a igreja precisou enfrentar (At 15:1-5). Quem eram os judaizantes? Eram judeus que, mesmo “convertidos” ao evangelho, não queriam deixar os costumes do judaísmo e da Antiga Aliança, tais como: os sacrifícios de animais, as festas judaicas e a tradição dos anciões, e, o que é pior, eles ensinavam que os cristãos gentios (os não judeus) precisavam tornar-se judeus para serem salvos. Entre os gálatas, por exemplo, os crentes em Cristo estavam sentindo-se obrigados a circuncidar-se e a adotar várias outras práticas do judaísmo. Isso foi fortemente combatido por Paulo (cf. Gl 1:6-10, 4:8-10, 5:1-8). Esse assunto parece-nos coisa do passado, mas não é. Estamos vendo, em nossos dias, o ressurgimento dessa heresia, como mostraremos nesta lição.

CONHECENDO OS VENTOS DE DOUTRINA As práticas judaizantes CONHECENDO OS VENTOS DE DOUTRINA Assim como nos tempos bíblicos, atualmente, há vários tipos de judaizantes, com diversificados grupos: alguns mais moderados e outros mais radicais. Há, também, muitos cristãos que são influenciados por eles e nem se dão conta disso. Portanto, fique atento! O fato é que líderes evangélicos estão resgatando práticas e objetos judaicos e implantando-os nas igrejas. Como resultado desse modismo, temos visto crentes tocando shofar no culto ou usando o kipar (pequeno chapéu) e o talit (xale de orações), elementos que os judeus usam nas sinagogas. Esse movimento, com as suas ramificações, prega um retorno ao judaísmo. Veja suas principais alegações.

CONHECENDO OS VENTOS DE DOUTRINA As práticas judaizantes CONHECENDO OS VENTOS DE DOUTRINA Um povo especial 2. Uma cidade santa 3. Uma língua sagrada

ANALISANDO OS VENTOS DE DOUTRINA As práticas judaizantes ANALISANDO OS VENTOS DE DOUTRINA 01. Quem eram e o que ensinavam os cristãos judaizantes, no tempo em que foi escrito o Novo Testamento? Baseie-se em At 15:1-5; Gl 1:6-7, 4:8-11, 5:1-8, e na introdução. 02. Os judaizantes de hoje formam um movimento diversificado, que prega o retorno às raízes judaicas. Quais são as suas principais alegações? Quais são os sinais da influência desse modismo, nas igrejas da atualidade?

COMBATENDO OS VENTOS DE DOUTRINA As práticas judaizantes COMBATENDO OS VENTOS DE DOUTRINA Antiga ou Nova Aliança? 2. O povo, a cidade e a língua

ANALISANDO OS VENTOS DE DOUTRINA As práticas judaizantes ANALISANDO OS VENTOS DE DOUTRINA 03. Qual é diferença entre a antiga e a nova aliança? Quanto ao Antigo Testamento, a que devemos obedecer? Leia Hb 7:22, 9:7-15, 10:1-4,11-18. Sendo assim, o que significa voltar às velhas práticas judaicas? 04. É certo defender o resgate de costumes e objetos judaicos, com base na alegação de que o povo, a cidade e a língua de Israel são sagrados? Baseie-se na segunda parte deste estudo e em Gl 4:9-10 e 5:2.

CORRENDO DOS VENTOS DE DOUTRINA As práticas judaizantes CORRENDO DOS VENTOS DE DOUTRINA 1. Não se deixe enganar com a beleza das práticas judaizantes Não há como negar que o uso de objetos judaicos, no culto, como o menorá, a estrela de Davi, a réplica da Arca da Aliança etc., é algo que nos chama à atenção, por ser belo aos olhos. De igual modo, as festas judaicas, como a festa da Páscoa e do Tabernáculo, são lindas. Assim também, ver um pastor com vestes judaicas, como o kipar (solidéu) e o talit (xale), lá no púlpito, fazendo orações em hebraico, é, no mínimo, curioso. Caro estudante, abra os olhos! Não se deixe enganar (Pv 14:12-13). É bonito, mas nada bíblico.

CORRENDO DOS VENTOS DE DOUTRINA As práticas judaizantes CORRENDO DOS VENTOS DE DOUTRINA 2. Não se deixe levar pelo misticismo das práticas judaizantes Talvez o maior exemplo desse misticismo, na atualidade, seja a réplica do Templo de Salomão, construída em São Paulo. Que Deus nos livre dessa idolatria! Além disso, está na moda ver a mezuzá (caixinha contendo partes das Escrituras), pregada na porta das casas de cristãos, e é comum ver outros objetos judaicos em suas estantes. Se esses objetos estão sendo usados para proteção da casa, então isso é superstição e misticismo, e você deve correr disso (Cl 2:8; Sl 31:6). Tome cuidado! Não se deixe influenciar.

ANALISANDO OS VENTOS DE DOUTRINA As práticas judaizantes ANALISANDO OS VENTOS DE DOUTRINA 05. As práticas judaizantes têm uma beleza paralisante. Você concorda? Por que não devemos nos enganar com elas? Baseie-se no primeiro item da aplicação e em Pv 14:12-13; Gl 2:21. 06. Comete em classe sobre o “misticismo” ou a “estranha espiritualidade ritualística” que envolve as práticas judaizantes. Que cuidado devemos tomar? Leia Sl 31:6; Cl 2:8.

As práticas judaizantes SEU DESAFIO SEMANAL Jesus, que é superior à lei e ao templo (Mt 12:6) e maior que Moisés e os sacerdotes (Hb 3:2-5, 10:21), ofereceu-nos uma Nova Aliança, que é infinitamente superior à estabelecida com Israel (Hb 8:8-13). Então, por que voltar à Antiga Aliança? Voltar às práticas judaicas é “recosturar” o véu que se rasgou; é desprezar o sacrifício de Jesus; é submeter-se à escravidão da qual Cristo já nos libertou, por meio da cruz. Os gálatas estavam nesse caminho e Paulo lhes escreveu: Ó gálatas insensatos! Quem os enfeitiçou? Não foi diante dos seus olhos que Jesus Cristo foi exposto como crucificado? (Gl 3:1). Para o apóstolo, as práticas judaizantes eram insensatez. Portanto, não deixe que tais modismos invadam a sua igreja. Por isso, como exercício para esta próxima semana, faça uma análise das igrejas evangélicas que você conhece e verifique quais delas têm práticas judaizantes. Verifique também se você foi influenciado de algum modo.

As práticas judaizantes PRÓXIMA LIÇÃO: LIÇÃO 8: O louvor profético