FÍSICA – 1º ANO ENSINO MÉDIO – 2010

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Transcrição da apresentação:

FÍSICA – 1º ANO ENSINO MÉDIO – 2010 ASTRONOMIA O UNIVERSO ELEMENTOS QUE O COMPÕEM Universo, Terra e Vida: Universo: elementos que o compõem; interação gravitacional; sistema solar; origem e compreensão humana sobre evolução do Universo.

ATIVIDADE -: FAZER O LEVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS 1º) Você já olhou para o céu à noite? 2º) Você sabe para que serve um telescópio? 3º) Qual a importância do telescópio Hubble? 4º) Quem foi Edwin Powell Hubble?

Edwin Powell Hubble (Marshfield, 20 de novembro de 1889 — San Marino, 28 de setembro de 1953) foi um astrônomo estadunidense, famoso por ter descoberto que as até então chamadas nebulosas eram na verdade galáxias fora da Via Láctea, e que estas afastam-se umas das outras a uma velocidade proporcional à distância que as separa.

GALÁXIA VIA LÁCTEA

ATIVIDADE -: FAZER O LEVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS 1- O que são estrelas, galáxias, cometas etc. 2- Dimensões do Universo, comparações de grandezas e distâncias entre os astros. 3- Movimentos da Terra, da Lua, do Sol e da Via Láctea. 4- O que é a Lua suas fases e suas influências na Terra? 5- Como ocorrem as estações do ano?

GALÁXIA VIA LÁCTEA (perfil)

ATIVIDADE EM CLASSE Identificar no mapa celeste algumas constelações: Cruzeiro do Sul, Órion. Enfatizar que essas estrelas estão muito longe uma das outras. Perguntar porque podemos nos orientar pelas as estrelas. Qual a diferença entre Astronomia e Astrologia?

NEBULOSA: BERÇO DE ESTRELAS

Dimensão – Nós no Universo Há outros planetas iguais ao nosso? Será que vamos achar outro lugar quando destruirmos a Terra?

2- Promover discussões sobre esses temas O que é um ano-luz: Um ano-luz tem 9,5 x O que é uma ua (unidade astronômica) Obs. Mostrar as limitações tecnológicas e humanas . Salientar que o espaço é completamente inóspito para o ser humano e que a Terra é insubstituível, por enquanto.

EXPLOSÃO DE SUPERNOVA EXPLOSÃO DE SUPERNOVA (durou 70 dias)

ALGUMAS CITAÇÕES CURIOSAS A velocidade da luz é: c = 3,0x O Sol é uma estrela de 5ª grandeza e está a 8min. e 18 segs. luz da Terra. Alfa do Centauro está a 4,4 anos-luz da Terra. A Terra está numa velocidade de 30 km/s em sua órbita. O Sol se desloca na Via Láctea com velocidade de 225 km/s

COMPETÊNCIAS DA ÁREA 2 Sistematizar e caracterizar elementos que compõem o Universo, modelos explicativos sobre sua evolução e interações gravitacionais entre corpos celestes para: − situar o ser humano e a Terra espacial e temporalmente; − acompanhar e avaliar conquistas espaciais; − debater e confrontar idéias sobre a origem e evolução do Universo; − refletir e argumentar sobre processo de construção e aplicação do conhecimento científico.

ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO Dada a velocidade da luz 300 mil kms/s. 1º) Qual a distância entre o Sol e a Terra, sabendo-se que a luz leva 8 min. e 18 segs. para chegar aqui? 2º) A luz do Sol demora 5h 27min 48s para chegar a Plutão, qual a sua distância até o Sol? 3º) Desprezando-se a refração da luz, qual a diferença entre o por do sol que você e o por do sol real?

HABILIDADES H10. Estimar e comparar características e dimensões espaciais de corpos celestes (tamanhos e distâncias). (GII) H11. Relacionar variáveis relevantes nas interações gravitacionais entre objetos na superfície da Terra ou entre astros no Universo. (GIII) H12. Associar a natureza cíclica de movimentos da Terra, Sol e Lua a fenômenos naturais, ao calendário e influências na vida humana. (GII)

Terra involuntariamente, “Cada um de nós visita a Terra involuntariamente, sem ser convidado. Para mim, é suficiente perguntar-me por seus segredos”