COMUNICAÇÃO NA CATEQUESE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oração Eucarística V Senhor, vós que sempre quisestes ficar muito perto de nós, vivendo conosco no Cristo,
Advertisements

A NOVIDADE DO REINO.
Oração Ano Vocacional.
PAI, ESTOU A TE CLAMAR PAI ESTOU A TE CLAMAR PEDINDO PERDÃO, SOCORRO EU QUERO TE OUVIR PAI, ENSINA-ME A ADORAR E A GLORIFICAR TEU.
171. QUERO OUVIR (MEU QUERER)
BEM-VINDOS A MESA DO PAI ONDE O FILHO SE FAZ FRATERNAL REFEIÇÃO
Cristo Ressuscitou. Aleluia!!!.
Maria a Bem-Aventurada
“Quem somos nós. De onde vimos. Para onde vamos
Ano da Fé.
Baptismo do Senhor.
SEJAM BEM VINDOS VOCAÇÃO ACERTADA – VIDA FELIZ
SE CALAREM A VOZ DOS PROFETAS AS PEDRAS FALARÃO SE FECHAREM UNS POUCOS
2º Domingo de Advento PAZ
A alegria de ... SER Catequista.
REFRÃO Ó PAI SOMOS NÓS O POVO ELEITO. QUE CRISTO VEIO REUNIR
COMPROMISSO E AÇÃO Letra: Nelson Bomilcar Música: Jorge Rehder
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
Um Feliz Natal e um próspero Ano novo!!. Enquanto a glória do natal se expande Aqui, ali, além Toda a Terra se veste de esperança Para a festa do bem.
Canto de entrada   A D A E Fico feliz em vir em tua casa erguer minha voz e cantar A D.
58 – VEM PARA A CEBS EI MEU IRMÃO VENHA CÁ, EI MINHA IRMÃ VENHA CÁ, POIS AS CEB`S SOMOS NÓS ENTÃO VENHAM PARTICIPAR.
5º IV Domingo do Advento.
21 – NAS HORAS DE DEUS AMÉM /: Nas horas de Deus, amém / Pai, Filho e Espírito Santo :/ Luz de Deus em todo canto / Nas horas de Deus amém :/
Somos fruto deste grande amor.
70 – BAILÃO DS COMUNIDADES
TANTO AGORA COMO SEMPRE, ENGRANDECIDO NO MEU CORPO, SEJA PELA VIDA,
ESTOU AQUI PRA CONFESSAR
ESTOU AQUI PRA CONFESSAR
I LEITURA Sofonias 2,3;3,12-13 EVANGELHO Mateus 5,1-12.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA V Pres.: O Senhor esteja convosco.
SEI QUE ÉS VERDADE E VIDA
COMPANHEIRA MARIA, PERFEITA HARMONIA ENTRE NÓS E O PAI COMPANHEIRA MARIA, PERFEITA HARMONIA ENTRE NÓS E O PAI. MODELO DOS CONSAGRADOS, NOSSO SIM AO.
Campanha da Fraternidade 1989 Comunicação para a verdade e a paz
Derrama o teu amor aqui (2x) Faz chover sobre nós Água Viva
SENHORA DA AMÉRICA LATINA, DE OLHAR E CARIDADE TÃO DIVINA,
Grandes Coisas Fernandinho.
QUERO ABANDONAR-ME EM TEU AMOR SENHOR, QUANDO ESTOU CONTIGO OH PAI
"Se voltares para mim..." ( João 5,6 ) (Jeremias 4,1)
1. Na beleza do que vemos, Deus nos fala ao coração
VI DOMINGO TEMPO PASCAL
A alegria de ... SER Catequista.
És o Senhor da nação, Tu és.
"Se voltares para mim..." ( João 5,6 ) (Jeremias 4,1)
OH, OH, OH, OH OH, CIVILIZAÇÃO DO AMOR
UM RAIO DE SOL FAZ NASCER EM MIM A CERTEZA DE VIDA
QUERO OUVIR (MEU QUERER)
GLÓRIA, GLÓRIA, ALELUIA ! (3X) JESUS RESSUSCITOU !
GLÓRIA, GLÓRIA, ALELUIA ! (3X) LOUVEMOS O SENHOR !
Ministério da Catequese - Missão
90 - BENDITO DOS ROMEIROS DA TERRA
Que todos sejam um, que todos sejam um, que todos sejam um, que todos sejam um.
E NÃO SEI COMO AGRADECER PELO QUE FIZESTE POR MIM
Com a minha voz Nova geração que canta Um canto de um novo tempo Povos louvam o Seu Nome Em um som de avivamento.
Walter Pereira Pimentel
Mãe do Céu Morena.
Vamos cantar, cantar na paz do meu Senhor Jesus
POSSO DIZER COM CERTEZA, SEM MEDO DE ERRAR DE QUE TUA CASA SENHOR, É MELHOR PRA MIM QUE QUALQUER LUGAR SÓ EM COMUNHÃO CONTIGO, EU ENCONTRO A MINHA PAZ.
Música Que mais podia eu ter feito (Padre Irala sj)
ORAÇÃO Reunimo-nos para prepararmos a quarta Campanha da Fraternidade Ecumênica com o tema: “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE”
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
Deus criou-nos à sua imagem
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
Vem a nós com tua vida e tua palavra, Profeta do Amor. Mostra-nos o caminho, sacerdote e mestre de oração!
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
Somos a Igreja de Cristo parte 1
Já perto de Betfagé, o Mestre ordenou: "Ó ide à aldeia, que avistando estou, Trazei-Me um jumentinho, no qual ninguém montou Dizei aos que perguntem: "Jesus.
QUE VENHA A PAZ!... Anna Peralva CONQUISTA DA LIBERDADE poeta da paz.
Metodologia Catequética
A catequese na missão da Igreja. 1.Qual o nosso conceito de catequese? - O que pensam as pessoas, em geral, acerca da catequese? - O que pensamos nós.
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
Transcrição da apresentação:

COMUNICAÇÃO NA CATEQUESE

S E J A M O S C O M U N I C A Ç Ã O Ó Senhor, louvado sejas pela comunicação. À tua imagem somos feitos p’ra viver em comunhão. Comunicas tua palavra em Jesus, teu filho amado, feito carne em nossa carne, com os pobres irmanado.

Ó Senhor, louvado sejas, por quem sabe dialogar. Foi Jesus quem ensinou: Vale mais quem sabe amar. Há quem fale e nada diz; há quem cala e comunica. Como ponte sabe unir, faz o outro ser feliz. Ó Senhor, louvado sejas, pelos comunicadores, Que na vida abrem caminhos e da paz são construtores. Com o povo buscam trilhas de esperança e verdade, Rumo à terra sem fronteiras, onde há pão e liberdade.

Ó Senhor, louvado sejas, pela parte da linguagem, Expressão do nosso ser, pelo som e pela imagem, que a mídia sirva ao povo, construindo em mutirão, uma nova humanidade de fraterno coração Ó Senhor, louvado sejas, Pela comunicação, A tua imagem somos feitos P’ra viver em comunhão. Amém

C O M U N I C A Ç Ã O N A C A T E Q U E S E A comunicação é algo absolutamente tão natural que nem nos damos conta estarmos nos comunicando o tempo inteiro, não apenas quando falamos ou utilizamos os meios de comunicação. A própria criação é um ato da comunicação de Deus, que se plenifica em Jesus, Verbo encarnado (Jo 1) Todo nosso ser é comunicação! Um olhar, um abraço, um aperto de mão podem dizer muito mais do que palavras. Quando existe uma dissonância entre o que falamos e o que expressamos, certamente vamos acreditar na linguagem não verbal. . Jesus comunicador do Pai.

ComunicaÇÃO no grupo Somos seres sociais. É Na relação com o outro que descobrimos quem somos. Podemos nos transformar e transformar a realidade em que vivemos. O catequista é chamado não só a comunicar Jesus, mas também a ser um comunicador a exemplo de Jesus. . Ninguém é uma ilha. Precisamos do outro para vir ao mundo e para permanecer nele. Só sobrevivemos aos primeiros anos de vida, graças ao cuidado que alguem nos dispensará. . Só podemos modificar o outro a partir de nos mesmos. “Sejamos a mudança que queremos ver no outro”. . O discípulo é aquele que conhece o Mestre e segue o mesmo modelo de comunicação (fala na linguagem de seu interlocutor).

Elementos externos que ajudam a melhorar a comunicação: Cuidar do ambiente e da disposição física dos participantes Buscar a escuta atenta, que não é apenas ouvir Usar técnicas simples que estimulem a comunicação (utilize perguntas abertas) Cuidar para que não haja ruídos na comunicação, quando puder ser evitado. Ou se tiver consciência dele, reduzir sua incidência . 2. Buscar utilizar as cores litúrgicas nos encontros, bem como a mesa da palavra. 4. Linguagem deve ser apropriada ao interlocutor. Comunicações importantes deverão ser sempre escritas. Ambiente desfavorável. Recursos mal utilizados.

Diversas formas de comunicação Não escutamos apenas as palavras que estão sendo ditas, mas os gestos, o tom de voz, os silêncios, a linguagem corporal (não-verbal) A comunicação “não verbal” pode não ser percebida, mas interfere em seu efeito. Comunicar a própria experiência de fé é a primeira forma de evangelizar. Comunicar é anunciar o que temos. A linguagem NÃO VERBAL (gestual) é aquela que não tem a palavra: nn/ expressão corporal; a música (som); a dança (movimento); a mímica (gesto); a pintura (imagem)... . Quando há conflito entre a comunicação verbal e “não-verbal”, acreditaremos no que os sinais estarão nos comunicando.

Comunicação da palavra de deus A comunicação não acontece somente entre os membros. É preciso abrir espaço para que Deus também se comunique. Jesus é o nível mais alto da comunicação de Deus e o homem. A Igreja nasce quando os seguidores de Jesus, impulsionados pelo Espírito Santo, saem proclamando de acordo com a língua dos ouvintes (At 2,2-13) . Em momentos de oração e escuta da Palavra, temos mais oportunidade de ouvir sua voz.

UTILIZAÇÃO DOS MEIOS DE Comunicação Utilizar as mídias para tornar mais interessante as propostas de evangelização com novas linguagens, novas técnicas e novas atitudes psicológicas. Renovar métodos de catequese com meios tecnológicos e processos comunicativos. Nenhuma forma de comunicação é melhor ou mais eficaz do que a comunicação interpessoal. É indispensável a presença do catequista. . Catequese não é apenas um saber teórico. É uma experiência transformadora que deve gerar vida. . Sala de aula invertida.

RECURSOS DA ComunicaçãO Todos temos a marca da Trindade que se manifesta na capacidade e necessidade de estabelecer relações com os outros, de comunicar-se; Na catequese utilizamos diversas formas de nos comunicar, como: dinâmicas, jogos, gincanas, símbolos litúrgicos, arte, jogos, entre outros...

ORATÓRIA A forma como você se comunica. O que as pessoas retém da comunicação: Através da palavra 7% pela expressão corporal 55% pela sua voz 38%

O que as pessoas aprendem: 10% do que lê; 26% do que escuta; 30% do que vê; 70% do que vê e escuta; 70% do que discute com os outros; 80% experimentando; 90% do que explica aos outros 95% do que ensina para os outros.

Algumas dicas: A capacidade máxima de concentração das pessoas é de 20 minutos de escuta. A fala colorida é atraente: Trabalhar entonação, articulação, ritmo e volume. Fale com envolvimento - Fale com energia, entusiasmo, disposição e emoção. Contar histórias contribui bastante. Utilize recursos audiovisuais

Senhor, que os nossos meios de comunicação possam ser promotores da paz, da unidade e da comunhão, sendo canais de luz e propagação do Evangelho.

PERGUNTAS: A comunicação acontece de maneira dialógica com nossos interlocutores? Qual o papel do catequista frente aos desafios da globalização? Temos utilizados bem os recursos e técnicas que favorecem a comunicação (sala invertida) Do que foi exposto, o que mais lhe chamou atenção?