A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vem a nós com tua vida e tua palavra, Profeta do Amor. Mostra-nos o caminho, sacerdote e mestre de oração!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vem a nós com tua vida e tua palavra, Profeta do Amor. Mostra-nos o caminho, sacerdote e mestre de oração!"— Transcrição da apresentação:

1

2 Vem a nós com tua vida e tua palavra, Profeta do Amor. Mostra-nos o caminho, sacerdote e mestre de oração!

3 Dos escritos de Henrique de Ossó. Tomados da sua obra “Guia prático do catequista”

4 Quisiera que todos los catequistas tomaran con decidido empeño enseñar a los niños lo que dice esta pregunta: ¿Quién es Jesús? Gostaria que todos os catequistas se empenhassem decididamente em ensinar as crianças o que significa esta pergunta: - Quem é Jesus?

5 Em nenhuma ocupação podeis empregar melhor o tempo do que em fazer que Jesus viva nos corações de todos, especialmente nas crianças, pela Graça do seu conhecimento e amor. A vós se foi concedida a Graça de evangelizar às gentes as insondáveis riquezas de Cristo, seu amor, seu conhecimento, suas maravilhas.

6 Feliz o catequista que saiba inspirar na alma das crianças um vivo conhecimento, um amor terno para com a pessoa de Jesus! Não descanse, pois, niem sossegue, até que veja que as suas crianças conhecem e amam a Jesus.

7 Aproveite, sobretudo, o tempo solene da preparação para a Primeira Comunhão, para, com maior esmero, dar-lhes a conhecer a Jesus e falar-lhes do muito que Ele ama as crianças.

8 É, pois, necessário que o Catequista, se quer cumprir o seu dever, viva uma profunda amizade com Jesus e se persuada plenamente de que sem Jesus nada de bom pode fazer. E assim, acuda a Jesus, ore a Jesus, fale a Jesus e de Jesus, e tudo faça por Jesus.

9 Ao amor a Jesus deve unir inseparavelmente o amor a Maria. Damos o que temos. Da abundância do coração fala a boca. Acuda sempre a Maria como à mais terna Mãe e nEla encontrará sempre a Jesus.

10 O fim do catequista é formar no coração das crianças a imagem perfeita de Jesus. Como diz o Apóstolo, dá-los de novo à luz, e não abrandar no empenho até formar neles Jesus; revesti-los, de Cristo Jesus, dos seus sentimentos e afectos.

11 Para fim tão alto, para que apaixone e cative o coração das crianças, necessita de avivar essa imagem em si mesmo; que o catequista tenha a imagem divina de Jesus perfeitamente gravada e esculpida na alma, que a apreenda com vivacidade; que a contemplação da sua beleza encha o seu espírito e plenifique o seu coração.

12 Não se podem calcular as vantagens que o ensino da Catequese dá aos fiéis, a uma Paróquia, a toda a Igreja.

13 A catequese, especialmente nas crianças, é o meio mais eficaz de cristianizar os povos.

14 Nenhum género de pregação lhe é comparável, e é, evidentemente, o melhor modo de ensinar a Religião.

15 A catequese é como a água miúda e suave que, repetida, se infiltra sem se sentir, inclusive nas terras menos dispostas.

16 Tenha sempre presente o catequista que as crianças são as flores mais belas do jardim da Igreja...

17 ... E que assegurar o presente é triunfar do porvir.

18


Carregar ppt "Vem a nós com tua vida e tua palavra, Profeta do Amor. Mostra-nos o caminho, sacerdote e mestre de oração!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google