TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VOCÊ E O LIXO?.
Advertisements

Marca Empresa/Empreendimento
A ENGENHARIA NO PROJETO
Resíduos Sólidos TST CECON Camila Leite.
Ecologística: a logística da ecologia
20 Perguntas
A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.
O condomínio Villaggio Laranjeiras traz um conceito que proporciona a oportunidade de morar, conviver, passear e encontrar diversos tipos de serviços em.
CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Gestão Sustentável da Construção Civil Tishman Speyer Properties
"O EMPREENDIMENTO DO SÉCULO"
Bom dia! Impactos da norma nos projetos de arquitetura e urbanização
Substituição de combustíveis fósseis: aspectos ambientais
Ciência e Tecnologia no Ensino Médio Luís Meirelles (UFRJ) PUC-Rio, 8/7/2005.
Condomínio Ecológico A R.A. Park Way encontra-se inserida na Área de Proteção Ambiental das bacias do Gama e Cabeça de Veado e, portanto, com o intuito.
SUBGRUPO 01 REBECA TELES LÍGIA DE DEUS
Estudos de Contemporaneidade
Premissas Ambientais no desenvolvimento do Projeto
Vasos Sanitários de Caixa Acoplada
O problema do lixo termina
Energia Solar Bianca e Laura 2M2.
TÉCNICAS PARA O GERENCIAMENTO DE RISCOS
NAS REFORMAS DE EDIFÍCIOS Luis Delgado Zorraquino
O Certificado LEED é fornecido pelo USGBC e visa certificar e/ou ratificar a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental das construções que adotam.
Reuso De Água para Fins Não Potáveis
Centro de Visitações – Núcleo Santa Virgínia
Parque estadual da Serra do Mar
Logística Empresarial Grupo 08F
Sistemas de Abastecimento de Água:
I- Conceitos Básicos: Desenvolvimento Sustentável; Saneamento Básico;
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
PERDAS E MELHORIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Transmissão de calor Tipos de Cobertura Índices de Conforto Térmico
Planejamento e Controle e obras
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
Em face das novas prioridades que a sociedade exige, vamos estudar o poder das empresas de eleger modos de operação que beneficiem o ambiente e defendam.
USO DA ÁGUA DA CHUVA EM PRÉDIOS RESIDENCIAIS
TURISMO SUSTENTÁVEL MEIOS DE HOSPEDAGEM SUSTENTÁVEL
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
Parque estadual da Serra do Mar Núcleo Santa Virgínia
POUSADA ALTO DA BOA VISTA Campos do Jordão – SP - Brasil.
Projeto de extensão – Universidade Federal do Paraná Coordenador: Marcelo Riso Errera Orientador: Aloísio Leoni Schmid Alunas: Flavia Scussel – Arquitetura.
Luís Fernando Prates carrion
Projeto Green House Grupo: Bruno Saraiva,Carla Fabiane, Flavia Nunes,Hugo Citéli, Jacqueline Gonçalves, Josiangela Cesar,Thiago Miranda. Professor: Carlos.
Categoria 1 – Empreendedora Destaque do Setor Imobiliário
TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO
Desenvolvimento Sustentável
Categoria 23 – Lançamento Residencial Interior do Estado.
Projeto de Edificações
Henrique Andrade 4º Edificações Manhã.  É uma nova e promissora forma de construir sem agredir o meio ambiente, ou pelo menos, causar menos impacto.
SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
Economia Verde ECONOMIA VERDE 1.
Resíduos sólidos – Coleta Seletiva Eng. Antônio Carlos Silva Sampaio Campo Grande, MS – Agosto, 2011 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO.
Avaliação de Utilização de Energias - _______ m2 construído Eficiência Energética 1. A quantos anos o empreendimento foi construído? ( ) _____ Anos 2.
Nome: Clarice Formagini Daiana Pauli Daniela Tiecher Jaqueline Bamberg John Lennon Lagemann Lucas Moreira Vivian Lisi Wünsch.
CLITIA HELENA MARTINS Fundação de Economia e Estatística – RS XI Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica Setembro
MAPAS DE QUANTIDADES. ESTUDO E ELABORAÇÃO.
Nesta Campanha, o que nos motivará para o encontro e a ação conjunta é a preocupação do cuidado com a Casa Comum, o lugar onde habitamos. A Casa Comum.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Soluções Sustentáveis
Introdução à Arquitetura e Urbanismo
VIVER APRENDER TRANSFORMAR
LOTEAMENTO RESIDENCIAL
Construção civil projeto, construção e administração de obras
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
(Projeto residencial)
SUSTENTABILIDADE EM OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA 13/05/2015 Teresa Villac Advogada da União - CJU SP NESLIC - CGU.
Moderno e sofisticado prédio comercial, em fase final de construção, localizado no centro de Florianópolis. Empreendimento que reúne o que de existe de.
RESERVATÓRIO DE MADEIRA TRATADA PARA CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA CLODOALDO FORNARI’ 1 Professor da Química *Escola de Educação Básica Professor Mansueto.
Transcrição da apresentação:

TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO Professor: Franchi Grupo: Flavia Nunes Josiangela Cesar da Silva

PROJETO CASA SUSTENTÁVEL INSERIR UMA FOTO LEGAL

1 - Estratégia ou fator motivador. 1.1 - Atualmente a escassez de recursos naturais no Planeta aumenta a preocupação da sociedade com a sustentabilidade, surgindo assim a necessidade de implantação de um sistema construtivo que promove alterações conscientes no entorno, de forma a atender as necessidades de edificação e uso do homem moderno, preservando o meio ambiente e os recursos naturais, garantindo qualidade de vida para as gerações atuais e futuras.

2 - Escopo básico. 2.1 - Objetivo. Construir uma unidade residencial baseando-se no desenvolvimento de um modelo que permita à construção civil enfrentar e propor soluções aos principais problemas ambientais de nossa época, sem renunciar à moderna tecnologia e à criação de uma edificação que atenda as necessidades de seus usuários, quantificando os impactos causados ao meio ambiente durante sua implementação e utilizando as metodologias necessárias para mitigá-los.

2.2 - Descrição básica. O projeto destina-se à construção de uma unidade residencial sustentável utilizando materiais e técnicas ecologicamente corretas, instalações que visam minimizar os desperdícios, sistemas de reaproveitamento da água, tratamento de esgoto, aquecimento solar da água, iluminação natural, instalação de placas fotovoltaicas para geração de energia e paisagismo auto-sustentável, que serão executados por profissionais especializados desde sua concepção até o controle tecnológico durante sua execução.

3 - Participantes do projeto. Gerente de Projetos Engenheiro ambiental Engenheiro Civil Arquiteto Encarregado de Obras

4 - Premissas assumidas 4.1 – A elaboração do relatório para controle da qualidade dos materiais será realizada mensalmente. 4.2 - O prazo para o retorno do investimento será de dois anos. 4.3 - Qualquer alteração no projeto, na especificação dos materiais e na instalação dos sistemas, que interfiram diretamente no prazo e no custo da obras serão registradas e informadas imediatamente ao Gerente do Projeto.

5 - Restrições 5.1 - O orçamento é limitado a R$500.000,00 5.2 - prazo de entrega da obra será de 120 dias. 6 - Alternativas 6.1 - O sistema de energia elétrica será instalada normalmente, auxiliando no fornecimento de energia quando necessário.

Atividades 1. Serviços preliminares 1.1 Arquitetura Elaborar a planta baixa da casa aproveitando o potencial natural de iluminação e climatização 1.2 Contratação de mão de obra Contratar mão-de-obra especializada 1.3 Compra de materiais Elaborar lista de materiais construtivos, não tóxicos, naturais e ambientalmente corretos Comprar madeira com certificação de origem que vem com um selo que atesta que a madeira foi extraída sem degradar o solo nem o ambiente de onde foi retirada Comprar os demais materiais construtivos, não tóxicos, naturais e ambientalmente corretos 1.4 Análise do terreno Realizar o levantamento topográfico do terreno Realizar a análise geológica ao solo e subsolo Realizar a análise para comprovar a salubridade e outros tipos possíveis de contaminação Instalar canteiro de obras Realizar a terraplanagem Realizar a marcação do gabarito

2. Infraestrutura/Superestrutura 2.1 Fundação Construir a fundação 2.2 Estrutura/Paredes Construir a estrutura de madeira Colocar as paredes da madeira com o objetivo de isolamento térmico e acústico Instalar banheiro modular a partir de fibra de vidro Assentar as esquadrias 2.3 Telhado verde Construir o telhado verde com gramíneas, que permitem certa circulação

3. Instalações 3.1 Sistema hidráulico 3.1.1 Equipamentos de baixo consumo de água Instalar torneiras com sensor de presença Instalar válvulas de controle de vazão de água, nos chuveiros e pias Instalar vasos sanitários com duplo acionamento (O vaso funciona com meia descarga no caso dos líquidos e vazão completa para sólidos) 3.1.2 Captação da Água da Chuva Escolher o captador de água considerando a metragem do telhado e a quantidade de água para armazenagem Construir sistema de calhas no telhado para fazer a captação Instalar o captador de água da chuva Construir sistema para bombear a água para uma caixa d’água própria localizada no telhado, ao lado da caixa de água potável 3.1.3 Tratamento do esgoto secundário (águas cinzas) Instalar equipamento para tratamento das águas do esgoto secundário (águas provenientes da lavanderia, ralos, chuveiro e pias de banheiro), obedecendo as devidas normas Construir o sistema hidráulico para utilizar a água do tratamento do esgoto secundário para ser utilizada na irrigação do jardim da cobertura, lavanderia, lavagens de carros, pisos e calçadas 3.1.4 Tratamento do esgoto primário (águas negras) Instalar equipamentos para tratamento das águas do esgoto primário (provenientes do vaso sanitário e das pias de cozinha que contenham gordura ) obedecendo as devidas normas Construir o sistema hidráulico para utilizar a água do tratamento do esgoto primário para ser utilizada na descarga em vasos sanitários

3.2 Sistema elétrico 3.2.1 Equipamentos de baixo consumo de energia Instalar sensores de presença e de luz natural Instalar lâmpadas fluorescentes compactas Instalar dimmers para controle da iluminação Instalar ar condicionados que usam sistemas evaporativos de funcionamento, deixam os gases estufa de lado para trabalhar com água, fazendo com que os ambientes sejam menos secos, e assim evitando a maioria dos problemas respiratórios. 3.2.2 Energia fotovoltaica Instalar equipamento para gerar energia fotovoltaica (painéis fotovoltaicos) no telhado Instalar placas solares para aquecimento de água Instalar baterias de armazenamento

4. Revestimentos/Acabamentos 4.1 Piso interno Instalar piso de bambu 4.2 Pintura Realizar o acabamento externo e interno com Stains 4.3 Área externa Instalar piso intertravado (composto por peças de concreto modulares, que são assentadas como um quebra cabeça), possibilitando que a água da chuva permeie entre as juntas e encontre o solo, facilitando a drenagem Definir espaços livre, vegetados e permeáveis para que os ambientes que circundam a casa sejam mais frescos, criando microclimas que aproximam a vida natural da casa e dão vazão à água que se acumula no chão

5. Reciclagem 5.1 Resíduos orgânicos Construir composteira doméstica para transformar o material orgânico em adubo 5.2 Resíduos inorgânicos Instalar lixeiras para coleta seletiva