A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Arquitetura e Urbanismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Arquitetura e Urbanismo"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Arquitetura e Urbanismo
Ano Letivo 2015

2 Introdução à Arquitetura e Urbanismo
Ano Letivo 2015 Sustentabilidade Característica ou condição do que é sustentável. Capacidade de auto - sustentar

3 Introdução à Arquitetura e Urbanismo
Ano Letivo 2015 Arquitetura Sustentável é aquela que proporciona ambientes confortáveis a seus moradores e qualidade de vida sem ser prejudicial a natureza e nem comprometer a gerações futuras. Os Nove Passos para a Obra Sustentável são: Planejamento Sustentável da obra Aproveitamento passivo dos recursos naturais Eficiência energética Gestão e economia da água Gestão dos resíduos na edificação Qualidade do ar e do ambiente interior Conforto termo-acústico Uso racional de materiais Uso de produtos e tecnologias ambientalmente amigáveis

4 Introdução à Arquitetura e Urbanismo
Ano Letivo 2015 Para um melhor conforto térmico: Analise das características do lugar onde a casa será erguida tais como: Terreno, disponibilidade de água no subsolo, regimes de chuva e vento, orientação solar e vegetação 

5 Introdução à Arquitetura e Urbanismo
Ano Letivo 2015 A eficiência energética Conforto ambiental Projetar aberturas e acabamentos, que favorecem o condicionamento térmico e acústico sem necessidade de aparelhos externos como ar condicionado.

6 Introdução à Arquitetura e Urbanismo
Ano Letivo 2015 Outro ponto importante no projeto de uma arquitetura sustentável se refere a tecnologias nas áreas de produção de energia. Do ponto de vista energético se encontra a utilização de placas de captação dos raios solares e fontes eólicas.

7 Introdução à Arquitetura e Urbanismo
Ano Letivo 2015 Do ponto de vista hídrico, se encontra o processo de reutilização das águas pluviais e reciclagem das águas sujas.

8 Introdução à Arquitetura e Urbanismo
Ano Letivo 2015 Site do CAU/BR disponibiliza seção com documentos e leis que abordam os cuidados com o meio ambiente na hora de projetar e construir Arquitetos e urbanistas já podem consultar as principais normas e procedimento referente à sustentabilidade em obras e projetos de Arquitetura. O site do CAU/BR criou uma seção que reúne as principais legislações e guias orientativos sobre o tema lançados no Brasil. Confira: Guia CBIC O Guia CBIC de Boas Práticas em Sustentabilidade na Indústria da Construção. Decreto nº 7.746 de 5 de junho de 2012 Regulamenta o artigo 3º da Lei nº de 1993; Estabelece critérios, práticas e diretrizes gerais para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável por meio das contratações públicas; Institui a Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública – CISAP. Resolução CONAMA Nº 448 de 18/01/2012 Altera os arts. 2º, 4º, 5º, 6º, 8º, 9º, 10, 11 da Resolução nº 307, de 5 de julho de 2002, do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA.

9 Introdução à Arquitetura e Urbanismo
Ano Letivo 2015 Decreto nº 7746/2012 Regulamenta o art. 3o da Lei no 8.666, de 21 de junho de 1993, para estabelecer critérios, práticas e diretrizes para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável nas contratações realizadas pela administração pública federal, e institui a Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública – CISAP. RESOLUÇÃO CONAMA Nº 431 16/08/2004 Altera o art. 3o da Resolução no 307, de 5 de julho de 2002, do Conselho Nacional do Meio Ambiente- CONAMA, estabelecendo nova classificação para o gesso. RESOLUÇÃO CONAMA Nº 348 de 16/08/2004 Altera a Resolução CONAMA no 307, de 5 de julho de 2002, incluindo o amianto na classe de resíduos perigosos. RESOLUÇÃO CONAMA Nº 307 de 05/07/2002 Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil.


Carregar ppt "Introdução à Arquitetura e Urbanismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google