Formas do roteiro
Especificações Padrão: documental, ficcional Experimental: foge aos padrões Modernamente: os gêneros se mesclam
Documental João do Vale: muita gente desconhece Povo marcado Clementina de Jesus Janela da alma Edifício Master
Ficcional Narradores de Javé Abril despedaçado Terra estrangeira Kenoma
Experimental Fotógrafo ambulante
Outros roteiros possíveis: Publicitário Vinheta Histórias em quadrinhos Animação Novela Séries / seriados Shows... etc
Videoclipe É um roteiro publicitário – serve para vender música.
Roteiro Imagem – sequência 1 Som – cena 1 Som 1: Marinheiro Só. Cena 1: Clementina entoa Marinheiro Só (PM). Cena 2: Aos poucos, cena 1 e som 1 vão se fundindo a uma enorme batucada (GPG), ao jongo dançado por um grupo (PC), à capoeira (PM), a uma panela que ferve uma feijoada (PD). Cena 3: Fusão do rosto de Quelé (PPP)com as ilustrações e caricaturas dela realizadas. Som 1: Marinheiro Só. Som 2: Marinheiro Só e Batucada em fusão. Som 3: Batuque compassado com o ritmo de um coração que pulsa
Roteiro Cena 1: Clementina entoa Marinheiro Só (PM). Som 1: Marinheiro Só. Cena 2: Aos poucos, cena 1 e som 1 vão se fundindo a uma enorme batucada (GPG), ao jongo dançado por um grupo (PC), à capoeira (PM), a uma panela que ferve uma feijoada (PD). Som 2: Marinheiro Só e Batucada em fusão. Cena 3: Fusão do rosto de Quelé (PPP)com as ilustrações e caricaturas dela realizadas. Som 3: Batuque compassado com o ritmo de um coração que pulsa
Cidade de Deus ROTEIRO CIDADE DE DEUS (CENA 1) 1 - EXT. CASA DE ALMEIDINHA - DIA Abrimos com a imagem de um FACÃO sendo afiado. CARACTERES em superposição: 1981 Ouve-se o murmúrio de VOZES alegres, vozes CANTANDO um samba acompanhado de um BATUQUE. Não vemos as pessoas. Mas os sons deixam claro que se trata de um ambiente festivo. A letra do samba tem como tema: comida. MÃOS NEGRAS amarram com um barbante a PERNA de um GALO. O galo é imponente e vistoso. Alternamos o galo --incomodado por ter a perna amarrada -- a imagens que sugerem a preparação de um almoço: ÁGUA FERVENDO numa enorme panela. O galo parece reagir à imagem anterior. Batatas sendo descascadas por MÃOS de uma mulher negra. O galo reage como se entendesse a situação: vai virar comida. GALINHAS MORTAS sendo depenadas por MÃOS de mulheres negras. O galo reage. Ele tenta libertar a perna amarrada ao barbante. MÃO masculina negra percute o couro de um pandeiro. A letra do samba faz referência explícita ao tema comida.