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Imagem Paralela e Imagem Acústica

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Apresentação em tema: "Imagem Paralela e Imagem Acústica"— Transcrição da apresentação:

1 Imagem Paralela e Imagem Acústica
SABOYA, Jackson. Manual do Autor-roteirista. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 2001.

2 A linguagem visual sonora da Imagem Acústica
A imagem acústica é a imagem criada pela nossa imaginação, depois de ouvirmos um som que nos “ligue” a uma referencial. Referencial: tempo, modo, espaço ou ambiência. Buscar exemplos. Música: volume aumentando lentamente e os compassos se acelerando: provoca tensão, expectativa. Diálogo de duas pessoas enquadradas em planos fechados + sons de gaivota: saberemos que o diálogo acontece numa ambiência perto de mar, de porto etc.

3 Som: capacidade de induzir cenas imaginárias!
Os sons podem enfatizar modos, marcar tempo, épocas e locais. O signo sonoro pode mobilizar uma audiência. Ele pode reforçar, fortalecer o impacto da mensagem. Produz emoções no receptor. A imagem acústica pode ser construída em diversas formas e situações. É sempre formada pela imaginação de quem ouve! Obs. Todo som é um signo icônico, no entanto, ele torna-se simbólico quando agregado a um significado coletivo. EX. som de telefone, sirene de ambulância etc. Exemplo da sonoplastia da época do ouro da Rádio-novela.

4 Classificação dos sons
Sons factuais: Ao acaso. Sons naturais. É um som sem produção. Seletivo: sons naturais que permitem identificar um tipo particular de ruído, de som.

5 Sons atmosféricos: 1) Realístico: seleção deliberada de um tipo de som realístico que sugere, em particular, um som muito próximo do que se quer. Ex. som de moinho dá água: palhetas. 2) Fantasia: distorção deliberada da realidade estimulando a imaginação de quem ouve, através de associações. Ex. grito de gaivota para sugerir peixes, num barco pesqueiro. Obs. Aqui o receptor completa o sentido da mensagem. Constrói o significado a partir de seu repertório sígnico-cultural. 3) Abstração: sons que estimulam idéias e emoções através de ritmos, tons, compassos etc. Ex. música concreta. Obs. Escutar música erudita construindo o significado sugerido. 4) Produzidos: são sons não naturais, elaborados ou distorcidos através de qualquer recurso: mecânico, computador, humano etc.

6 Imagem Paralela Subjetivo! “É no som do silêncio que o real se mistura com a ficção. “É na intenção do som do silêncio que vemos a imagem paralela, aquela que está fora dos vídeos, fora das telas. Está nos referenciais dentro de nós, escondida no inconsciente!”

7 Universo artificial. Não há referencial na realidade
Universo artificial. Não há referencial na realidade. O referencial está em nossa imaginação. Ex. personagens de novela que dizem que vão viajar. Batem a porta...vemos um avião decolando. Pronto: já imaginamos outro lugar ( a próxima cena pode acontecer no mesmo estúdio!) Universo artificial! Imagem paralela é o próprio discurso da imagem. Obs. Nós completamos a cena com nossa imaginação. Carlitos nos deixou uma imagem paralela: memória de um homem humilde, do povo, explorado!

8 Imagem Acústica e Imagem paralela
A imagem acústica induz à imagem paralela! Ex. da cena da novela “Mulheres Apaixonadas”. Cena em que o marido bate na esposa. Não vimos a cena, ouvimos só os sons... Imagem acústica: imaginamos a violência contra a personagem. Imagem paralela: mobilizações de revolta, emoções de identificação, etc.

9 Personagens andam em ambientes indefinidos, intermediários.
Há músicas para identificar personagens e moradias. Para sair de casa basta passar pela porta. Viagem: tomada no avião. Imagem paralela induzida pela imagem acústica que determina os espaços, os locais. Voz de Iris Lettieri anunciando saídas e chegadas de aviões. Plano fechado: imagem acústica e paralela: imaginamos o Aeroporto Internacional do Rio.

10 As funções dos Sons Som factual: veicula informações diretas. Ex. fala norma, um discurso, uma ação. Som Ambiental: determina a ambiência onde se passa a ação ou ações. ( ruídos) Som Interpretativo: idéias, pensamento e sentimentos. Ex. modulação musical, passagem anunciando zombaria, estereótipos etc. Som simbólico: lugares, modos, acontecimentos. Ex. som de alarme que denota o esperado; alto-falante> aeroporto. Imitação: sintetizador imitando o barulhos de trem. Identificador: associado com determinadas pessoas ou acontecimentos: ex. : vinhetas e música, ou frases musicais. Rememorador: reativa nossas lembranças com sons apresentados anteriormente. Ligação de cenas, eventos ex. Fazer com o som uma ponte de uma cena sobre outra. Montagem: sucessão ou mixagem de sons arranjados para efeitos dramáticos ou cômicos.


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