A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Pré-História da Linguagem Escrita

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Pré-História da Linguagem Escrita"— Transcrição da apresentação:

1 A Pré-História da Linguagem Escrita
A formação social da mente Vigotski

2 Sistemas simbólicos Gestos – os primeiros que surgem.
Dão significado para o desenho (nas garatujas). Dão significado ao simbolismo na brincadeira. Dão mais significado à fala, quando esta não se estruturou totalmente. Gestos dão suporte para o surgimento de outros sistemas simbólicos, até estes se estruturarem completamente.

3

4

5

6

7

8 Sistemas simbólicos Quando a fala se estrutura, ela assume o lugar dos gestos. Fala: Dá significado ao desenho. Dá significado à brincadeira. Dá suporte para o desenvolvimento da escrita.

9

10

11

12

13

14

15 O desenvolvimento da fala
Piaget Processo natural – interno (natureza individual). Mesmo som para objetos diferentes – não há significado fixo aspectos particulares são tomados pelo todo. Vigotski  Processo social – externo (natureza cultural)  Primeiros sons – manifestação de estados emocionais. Imitação de sons que ouve.

16 Frases completas ligadas ao imediato.
Piaget Palavras frase. Frases completas ligadas ao imediato. Frases completas evocando acontecimentos passados e futuros. Narrativa. Vigotski Nomeação significados fixos. significados estáveis. grau de generalização do menos amplo para o mais amplo). Construção de significados estáveis: Imagem Associação Contexto

17 Piaget Descrição. Nomeação – formação de conceitos. O desenvolvimento é condição para o aprendizado. Vigotski Pensamento por complexos. Conceitos potenciais. Aprendizagem precede o desenvolvimento.

18 Palavra É o elemento fundamental da linguagem;
A palavra designa as coisas, individualiza suas características (cachorro, copo, casa). Designa ações (estar, correr, trabalhar, dormir); qualidade (cachorro bravo); designa relações (o cachorro saiu correndo do bosque). Dito de outra forma, a palavra codifica nossa experiência. A palavra como signo que designa um objeto, surge do trabalho, das ações com objetos; é na história do trabalho e da comunicação, onde se deve buscar as raízes do surgimento da primeira palavra.

19 A palavra vai, progressivamente, separando-se da ação prática, e converte-se em um signo autônomo, que designa um objeto, uma ação ou uma qualidade ( e mais adiante uma relação). É neste momento que ocorre o verdadeiro nascimento da palavra diferenciada como elemento do complexo sistema de códigos da língua.


Carregar ppt "A Pré-História da Linguagem Escrita"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google