Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAlana Silverio Alterado mais de 10 anos atrás
1
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
E O FAZER DIDÁTICO
2
PIAGET E O ENSINO DA MATEMÁTICA Piaget(1972) afirma que a experiência de objetos do ambiente físico é obviamente um fator básico no desenvolvimento das estruturas cognitivas. Mas há dois tipos de experiência que são psicologicamente muito diferentes.
3
É importante proporcionar as duas nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática.
Esta diferença entre a natureza das experiências (vivências) são muito importantes do ponto de vista pedagógico. Primeiro, o que ele chama de EXPERIÊNCIA FÍSICA e em segundo o que chama de EXPERIÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA.
4
“O essencial é fazer com que as crianças desenvolvam capacidades operatórias através de vivências conscientes.” O Conhecimento, segundo Piaget, não é uma cópia da realidade. Não resulta de olhar e fazer simplesmente um de uma cópia mental, uma imagem de um objeto. Para conhecer um objeto, um fato, é preciso agir sobre ele, modificá-lo, transformá-lo, compreender o processo dessa transformação e, como consequencia entender a maneira como o objeto é construído.
5
Teoria Cognitiva – Estágios da construção do Raciocínio Lógico-Matemático / Piaget
Sensório-Motor (nascimento até 2 anos): a criança usa seus sentidos e habilidades motoras para entender o Mundo. Pré-Operatório (2 a 7 anos):a criança utiliza representações de objetos e é capaz de usar o pensamento simbólico e a Linguagem. Operações Concretas(7 a 11 anos):a criança utiliza operações lógicas ou princípios na resolução de problemas. Operações Formais(maiores de 12 anos):utiliza as operações lógicas de forma sistemática e com a capacidade de usar abstrações mais complexas.
6
Sequencias Didáticas Devem propor: Sucessivas aproximações
Organização e reorganização de conceitos Processo de ação e vivências Formulação e avaliação de conhecimentos “Problemas devem ser propostos de tal forma que a melhor solução se obtém usando o conhecimento que se deseja ensinar. Isso implica o Agir e o Refletir permanente.”
7
Situações Problema Acionam o pensamento da criança, fazendo-a atuar sobre a situação, tomando decisões na busca por soluções Intercâmbio de mensagens escritas ou orais, favorecem a elaboração da linguagem matemática como modo de expressar os diferentes tipos de raciocínio Propor através do Lúdico situações de contexto matemático para explorar a motivação ao aprendizado
8
Utilização de Material Manipulativo
A proposição dos métodos “ATIVOS” - investigação experimental - Verificação – Tendo como centro do processo a criança, ou seja, a atividade mental para a aquisição do conhecimento. Toda operação mais complexa e abstrata parte de interações concretas. Apostar nas experiências com objetos concretos significa ampliar os processos de aprendizagem.
9
Esquema para a utilização do material concreto:
Manipulação de objetos concretos Ações realizada com os objetos Obtenção de relações Interiorização dessas relações Aquisição e formulação do conceito Integração dos conceitos aos já assimilados Aplicação ou reconhecimento da estrutura em novas situações PROCESSO DE APRENDIZAGEM MAJORANTE
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.