A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo"— Transcrição da apresentação:

1 Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo

2 Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
Características dos alunos do 3º ciclo Idade 11 a 12 anos. Características infantis. Medo, insegurança, questionamentos. Pressão e exigências. Diferentes matérias e diferentes professores.

3 Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
Dilemas do 3º ciclo Revisão infindável – série desperdiçada. Ano seguinte – conteúdos novos. Dificuldade de compreensão. Os alunos não conseguem exprimir suas idéias usando adequadamente a linguagem matemática. Espírito questionador relativo à utilidade da Matemática

4 Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
O que o professor deve visar Conhecimentos matemáticos como meios que o auxiliam a compreender e atuar no mundo. Explorar o potencial crescente de abstração Ajudá-los a aceitar as diversas soluções dos colegas, compreender a lógica de outras soluções. Confiança entre o aluno e o professor.

5 Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
Objetivos de Matemática para o terceiro ciclo Desenvolvimento do: Pensamento numérico. Pensamento algébrico. Pensamento geométrico. Competência métrica. Raciocínio que envolva proporcionalidade. Raciocínio combinatório, estatístico e probabilístico.

6 Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
Conteúdos propostos para o ensino de Matemática no terceiro ciclo Números e operações Continuidade do estudo dos números naturais. Números inteiros. Números racionais. Aperfeiçoamento do cálculo aritmético. Resolução de situações-problema.

7 Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
Conteúdos propostos para o ensino de Matemática no terceiro ciclo Espaço e Forma Reorganizar e ampliar conhecimentos. Atividades centradas em procedimentos de observação, representação e construção de figuras. Atividades relacionadas com outros conteúdos.

8 Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
Conteúdos propostos para o ensino de Matemática no terceiro ciclo Grandezas e medidas Ampliar a compreensão sobre o processo de medição. Exploração de medidas relativas a comprimento, massa, capacidade, superfície, tempo, temperatura. Análise de situações práticas.

9 Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
Conteúdos propostos para o ensino de Matemática no terceiro ciclo Tratamento da Informação Formular questões pertinentes para um conjuntos de informações. Estabelecer ligações com conteúdos de outras matérias e com os Temas Transversais. Desenvolver a argumentação.


Carregar ppt "Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google