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PublicouDavi Gonsales Alterado mais de 10 anos atrás
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SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
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O SAEP DE MATEMÁTICA Marcelo Câmara UFPE
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Objetivos do encontro apresentar a matriz de avaliação do SAEP.
explicitar o instrumento de matemática do SAEP.
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Seção Matriz de Referência
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Avaliação em larga escala
Testes de Proficiência Questionários Contextuais Desempenho Escolar Os testes de proficiência e também questionários contextuais são os instrumentos de avaliação aplicados aos estudantes, professores e diretores das unidades escolares, com o objetivo de oferecer à sociedade uma medida do desempenho escolar.
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Testes de Proficiência
Os testes de proficiência têm como objetivo aferir habilidades que são esperadas dos alunos em diferentes etapas de escolarização. Essas habilidades são descritas por descritores.
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Testes de Proficiência
Um conjunto de descritores formam a Matriz de Referência. A Matriz de Referência apresenta o objeto de uma avaliação.
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Habilidades Ao falarmos da relação Testes, Habilidades, Descritores e Matriz de referência pensamos: O que compreendemos por Habilidades?
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Habilidades competências referem-se ao domínio prático de um tipo de tarefas e de situações. Tais domínios práticos só podem ser alcançados se junto com eles forem desenvolvidos as habilidades dos alunos, o que só se pode realizar a partir da compreensão do conteúdo que explica aquele domínio.
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Habilidades Exemplo 1: desenvolver o domínio prático da Matemática nas tarefas cotidianas dos alunos. Para tal, precisamos desenvolver as habilidades numéricas desses alunos, trabalhando conceitos sobre número, quantidade, medida, etc... Exemplo 2 (matriz de referência): a capacidade de medir grandezas, requer o desenvolvimento de habilidades como: resolver problema envolvendo o calculo de perímetro de figuras planas; resolver problema envolvendo o calculo de área de figuras planas; resolver problema envolvendo volume de um sólido.
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Matriz de Referência Retomando à compreensão da Matriz de Referência... Quais características podemos apontar para a Matriz de Referência?
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Matriz de Referência É formada por um conjunto de tópicos ou temas que representam uma subdivisão de acordo com conteúdo, competências de área e habilidades. Cada tema apresenta um conjunto de habilidades Cada habilidade é descrita por um descritor.
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CONJUNTO DE DESCRITORES
Matriz de Referência CONJUNTO DE DESCRITORES conteúdo programático na área de conhecimento a ser avaliada nível de operação mental necessário para a aprendizagem Descritores originados do cruzamento entre conteúdos programáticos e as habilidades e competências cognitivas que lhes são próprias. O que é avaliado? Habilidades presentes na matriz Operações mentais: identificar, localizar, comparar, classificar, ordenar, estabelecer relações, interpretar, analisar, inferir, resolver dentre outras! Exemplo: conteúdo (operações) operação mental (resolver operações ou resolver problemas com operações) 4
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Temas: > I. Números e álgebra > II. Funções
> III. Grandezas e medidas > IV. Geometrias > V. Tratamento da informação
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Matriz de Referência A Matriz de Referência não esgota o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula e, portanto, não pode ser confundida com propostas curriculares, estratégias de ensino ou diretrizes pedagógicas.
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Vejamos um exemplo Conteúdo: Estatística
Ler tabelas e/ou Gráficos Interpretação dos resultados da Pesquisa Simulação de Pesquisas Resolver problemas envolvendo informações apresentadas em Tabelas e/ou Gráficos Elaboração e aplicação de questionários Representação em gráficos e /ou tabelas Organização dos dados
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Vejamos um exemplo para a sala de aula
Pesquisa sobre time de futebol Separar alunos em grupo e pedir que façam um questionário com questões sobre o assunto da pesquisa Pedir os alunos que apliquem o questionário na escola com professores e alunos Tratar os dados, representá-los em gráficos e tabelas Pedir que os alunos apresentem o trabalho A partir dos resultados encontrados, elaborar problemas envolvendo os dados coletados pelos alunos, pedir que resolvam e discutir com eles Como avaliar?
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Matriz de Referência Vamos conhecer, em seguida, a Matriz de Referência para a Avaliação do SAEP.
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MATRIZ SAEP 9° ANO
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MATRIZ SAEP – 3° ANO MÉDIO
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Teste e Itens Item É uma questão do teste de larga escala.
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Este NÃO é um exemplo de Item
Itens Este NÃO é um exemplo de Item Referência:
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Este É um exemplo de Item
Itens Este É um exemplo de Item
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Itens Vamos observar alguns itens e suas características
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Itens
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Itens
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Características dos itens
> Avalia uma única habilidade, portanto o item é unidimensional. > Obtém um resultado por estudante, que permite avaliar as hipóteses levantadas por ele (distratores).
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Composição do Item Enunciado Suporte Comando Gabarito Distratores
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Obrigado pela atenção! Marcelo Câmara
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