A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ITENS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ITENS"— Transcrição da apresentação:

1 OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ITENS
Língua Portuguesa 1º Encontro

2 Objetivos Identificar o perfil do elaborador de itens
Compreender aspectos específicos da Matriz de Referência de Avaliação em Língua Portuguesa; Elaborar itens de acordo com normas técnicas para elaboração de itens

3 O Perfil do Elaborador Ter domínio da área de conhecimento a ser avaliada. Entender os processos de desenvolvimento e aprendizagem que caracterizam os estudantes para os quais o item será construído. Ter o domínio da linguagem verbal utilizada pelos estudantes para quem o teste será construído. Ter a habilidade de utilizar as técnicas de escrever itens.

4 Conteúdos Matriz de avaliação em Língua Portuguesa;
Características do item de Língua Portuguesa; Técnica para elaboração de itens de Língua Portuguesa.

5 Matriz de Referência para a Avaliação do Rendimento Escolar – Língua Portuguesa

6 Habilidades cognitivas
GERAIS ESPECÍFICAS

7 Matriz de Avaliação I – Situações de leitura de gêneros textuais das esferas discursivas II – Situações de produção de textos 2º ano do Ciclo I III – Situações específicas de alfabetização

8 Blocos de conteúdos Contexto do texto Articulação do texto
Relação entre textos Descrição, análise e reflexão sobre língua e linguagem Texto literário

9 ITEM termo da psicometria (testes psicológicos);
procura avaliar uma única habilidade (isola uma tarefa cognitiva); são submetidos a inúmeras regras, para não incorrer em análises equivocadas quanto à tarefa cognitiva observada.

10 C) AVESTRUZES. DISTRATOR D) BICOS E PENAS. DISTRATOR
AS AVES CARACTERIZAM-SE POR POSSUÍREM BICOS E PENAS E TODAS AS ESPÉCIES BOTAM OVOS. NÃO POSSUEM GLÂNDULAS MAMÁRIAS NEM DENTES. A GRANDE MAIORIA DAS ESPÉCIES POSSUI A CAPACIDADE DE VOAR, À EXCEÇÃO DE ALGUMAS, COMO EMAS, AVESTRUZES E PINGUINS. FONTE: ANIMAIS: AVES. DISPONÍVEL EM: ACESSO EM: 07 MAI 2010. TEXTO BASE O ASSUNTO DO TEXTO É ENUNCIADO A) OVOS DISTRATOR B) AVES GABARITO C) AVESTRUZES DISTRATOR D) BICOS E PENAS DISTRATOR ALTERNATIVAS

11 Análise de Itens de Língua Portuguesa e erros mais comuns na elaboração de itens.
Enunciado incompleto ou com a contextualização inadequada (vale apenas o que é enunciado e não o que o aluno “já deveria saber”); Enunciado solto e direto, com pergunta do tipo “O que é isso?”; Uso de expressões e termos inespecíficos ou desnecessários para a compreensão e cuja presença confunde os alunos;

12 Redação de enunciados e alternativas com explicações confusas ou faltando elementos;
Comando de resposta que não expressa, claramente, para o aluno que se exige dele; Vinculação entre alternativas, ou seja, para compreender uma informação contida na alternativa (B) o aluno tem que voltar ao referido na alternativa (A);

13 Falta de sintonia gramatical entre comando da resposta e alternativas;
Falseamento de afirmações forçado pela inclusão de termos de negação como “não”; “tudo”; “todas”, “geralmente”, “apenas”, entre outros; Presença de suportes com mensagens que traduzem preconceitos e aspectos negativos de duvidoso valor educativo; Repetição de uma mesma forma de enunciado;

14 Inadequação do tipo de questão ao conteúdo e habilidade;
Distratores obviamente errados ou sem poder para discriminar os que sabem daqueles que não sabem; Presença de mais de uma alternativa correta; Repetição de termos, expressões e palavras em todas as alternativas.


Carregar ppt "OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ITENS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google