Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Recuperação Intensiva
Competências Habilidades Matemática
2
Recuperação Intensiva Matemática
Competências Habilidades 6ª série/7°ano Competência de Área 1 – Números e Operações Desenvolver o raciocínio quantitativo e o pensamento em termos de relações e a variedade de suas representações, incluindo as simbólicas, as algébricas, as gráficas, as tabulares e as geométricas. .H01 Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais . (GII) .H02 Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais. (GII) .H03 Resolver problemas que envolvam a adição/subtração ou a multiplicação/divisão , em situações relacionadas aos seus diversos significados. (GIII) .H04 Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados (parte/todo, quociente, razão) (GI) .H05 Resolver problemas com números racionais expressos na forma decimal que envolvam diferentes significados da adição ou subtração (GIII). .H06 Resolver problemas que envolvam noções de porcentagem ( 25%, 50%, 100%) (GIII) Competência de Área 2 – Espaço e Forma Compreender as propriedades dos objetos e a sua posição relativa e desenvolver o raciocínio espacial por meio de construções e de formas. .H07 Identificar formas geométricas tridimencionais como esfera, cone, cilindro, piramede, paralelepípedo ou formas bidimencionais como: quadrado, triângulo, retângulo e circulo sem o uso obrigatório da termologia convencional (GI). .H08 Identificar semelhanças e diferenças entre polígonos, usando critérios como número de lados, número de ângulos, eixos de simetria e rigidez, sem o uso obrigatório da termologia convencional (GI)
3
Recuperação Intensiva Matemática
Competências Habilidades 6ª série/7°ano Competência de Área 3 – Unidades e Medidas Construir e ampliar noções de variação de grandeza para compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. Compreender e fazer uso das medidas, ou de sistemas convencionais. .H09 Identificar horas e minutos, por meio da leitura de relógios digitais e de ponteiro ( GI) .H10 Resolver problemas que envolvam o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas. (GIII) .H11 Resolver problemas que envolvam o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas (GIII) .H12 Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/cm/mm, kg/g/mg/, l/ml. (GIII) Competência de Área 4 – Tratamento da Informação Ler, construir e interpretar informações de variáveis expressas em gráficos e tabelas H13 Ler e/ou interpretar informações e dados apresentados em tabelas e construir tabelas (GIII). H14 Ler e/ou interpretar informações e dados apresentados em gráficos e construir gráficos (particularmente gráficos de colunas) . (GIII)
4
Recuperação Intensiva Matemática
Competências Habilidades 8ª série/9°ano Competência de Área 1 – Números e Operações Desenvolver o raciocínio quantitativo e o pensamento em termos de relações e a variedade de suas representações, incluindo as simbólicas, as algébricas, as gráficas, as tabulares e as geométricas. Aplicar expressões analíticas para modelar e resolver problemas. .H15 Resolver problemas que envolvam as quatro operações básicas entre números inteiros (adição, subtração, multiplicação e divisão) -H16 Fazer cálculos que envolvam adições e subtrações de números decimais (GIII). -H17 Ler e efetuar expressões algébricas correspondentes a textos matemáticos em linguagem corrente e, vice versa (GII) -H18 Resolver equações do 1º grau (GII) -H19 Expressar e resolver problemas por meio de equações (GIII) Competência de Área 2 – Espaço e Forma Compreender as propriedades dos objetos e a sua posição relativa e desenvolver o raciocínio espacial por meio de construções e de formas. H20 Identificar formas planas e espaciais em situações do cotidiano e por meio de suas representações em desenhos e em malhas (GI) H21 Determinar área e perímetro de uma figura utilizando composição e decomposição de figuras (GII) H22 Identificar elementos e classificar poliedros ( GII)
5
Recuperação Intensiva Matemática
Competências Habilidades 8ª série/9°ano Competência de Área 3 – Unidades e Medidas Construir e ampliar noções de variação de grandeza para compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. Compreender e fazer uso das medidas, ou de sistemas convencionais. -H23 Realizar medidas usando padrões e unidades não convencionais ou de outros sistemas de medida dados (GII) -H24 Aplicar as principais características do sistema métrico decimal: unidades, transformações e medidas ( GII) -H25 Resolver situações problema que envolvam grandezas direta ou inversamente proporcionais (GIII) -H26 Reconhecer o conceito de razão em diversos contextos: Proporcionalidade, escala, velocidade, porcentagem etc (GII) -H27 Reconhecer pi como uma razão constante da geometria (GII) Competência de Área 4 – Tratamento da Informação Ler, construir e interpretar informações de variáveis expressas em gráficos e tabelas -H28 Resolver problemas que envolvam probabilidade de eventos simples ( GIII) -H29 Identificar e interpretar informações transmitidas por meio de tabelas e gráficos ( GIII) -H30 Identificar o gráfico adequado para representar um conjunto de dados e informação (barras, linhas, pontos) (GII) -H31 Utilizar diagrama de árvore para resolver problemas simples de contagem (GIII) -H32 Resolver problemas que envolvam a idéia de principio multiplicativo de contagem ( GIII)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.