A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elementos do Teatro O que é Teatro?.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elementos do Teatro O que é Teatro?."— Transcrição da apresentação:

1 Elementos do Teatro O que é Teatro?

2 Recinto preparado para uma apresentação (imóvel onde se realizam espetáculos);
Arte transmitida ao público através de um artista.

3 O QUE É A TRÍADE ESSENCIAL
O ator, o texto e o público

4 SIGNIFICAÇÕES UTILIZADAS EM TEATRO
Ação - É tudo o que acontece numa representação. “O modo de expressão no teatro, não consiste em palavras mas em pessoas que se movimentam em cena empregando palavras” Ezra Pound. Ação exterior - Pose ou gesto do ator, visível ao espectador. Ação interior - O pensamento precede o movimento e a fala do ator em cena. Primeiro o ator sente, depois expressa o sentimento pelo gesto e pela palavra. O ato de sentir é uma ação interior. Apresentação - Ato de expor um espetáculo. Arena - Local onde pode ocorrer a apresentação. A arena substitui o palco e aproxima os atores do público. É significativa quando os atores falam diretamente com o público, quando após a peça realiza-se debates, em peças de improviso, teatro de rua.... Ato - Divisão de uma peça teatral. Bastidores - Laterais de um palco, onde os atores ficam antes de entrar em cena. Boca de cena ou proscênio - Posição que o ator que está falando fica, ou seja, uma região mais a frente do palco.

5 Camarim - Local onde os componentes da peça se caracterizam.
Cena - Divisão de cada ato. Colagem ou quadros - Atos curtos sobre o mesmo assunto ou assuntos variados numa só apresentação. Coringa - Existe dois sentidos para definir coringa. O primeiro deles refere-se a um ator que faça mais de um papel na mesma peça. A segunda acepção refere-se a um ator que conheça o texto de todas as personagens e seja capaz de substituir qualquer um deles num caso de emergência. Deixa - Palavra que indica que um ator acabou de falar e outro já pode começar. Dicção - Modo de pronunciar, de articular as palavras.

6 Espaço cênico - Espaço concretamente perceptível pelo público, ou seja, é o local onde os personagens se movimentam, envolvendo palco, estrado, tablado, etc. Espaço cenográfico - Engloba o espaço cênico e os espectadores, definida pela interação da platéia com o desfecho do espetáculo. Espaço dramático - Lugar implícito onde se realiza a ação e que permite ao espectador construí-lo pela imaginação. Espaço lúdico - Espaço criado pelo jogo de interpretação do ator em cena, ou seja, o espaço gestual. Fala - Parte do diálogo dita pelo componente de um peça, isto é, cada trecho do texto de cada personagem. Impostação ou entonação - Colocação e projeção da voz. Laboratório ou oficina - Exercícios para aquecimento corporal e vocal, desenvolvimento da criatividade e aprendizado de técnicas teatrais.

7 COMPONENTES DO TEATRO Componentes do Teatro
1. Autor, Dramaturgo ou Teatrólogo -É o escritor do texto. Encenador - É quem transforma o texto em espetáculo teatral. 2. Diretor - É quem direciona o espetáculo, coordenando os atores, adaptando os textos, etc . 3. Ator - É quem dá vida cênica às personagens do texto, ou seja, é quem faz a representação. 4. Cenógrafo - É quem determina o cenário que será utilizado e coordena sua montagem e troca. 5. Figurinista e maquiador - É quem escolhe e prepara o figurino e determina a maquiagem que serão utilizados pelos atores. 6. Contra-regras (iluminador e sonoplasta) - É responsável pela iluminação e escolha das músicas e efeitos sonoros a serem utilizados na peça. 7. Público - É quem prestigia o espetáculo.


Carregar ppt "Elementos do Teatro O que é Teatro?."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google