A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como fazer HQs na escola, no trabalho, no sindicato, em casa...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como fazer HQs na escola, no trabalho, no sindicato, em casa..."— Transcrição da apresentação:

1 Como fazer HQs na escola, no trabalho, no sindicato, em casa...
1. Elementos Assim como qualquer outra narrativa, as histórias em quadrinhos têm como elementos personagens, tempo, espaço e ação.

2 Em sua forma mais simples, as HQs empregam imagens repetitivas e símbolos reconhecíveis, de modo que, ao serem usados repetidas vezes para expressar idéias similares, acabam compondo uma linguagem comum entre autores e leitores.

3 Quadro ou requadro Além de emoldurar cada cena, impondo uma seqüência e ainda o tempo de uma história, os quadrinhos também podem ser utilizados como parte da linguagem não-verbal de uma narrativa deste tipo.

4 Sua posição também indica qual fala vem primeiro
Balão Mostra o que (e indicam qual) personagem fala, pensa, grita... Sua posição também indica qual fala vem primeiro

5 Recordatórios: painéis “do narrador”
Recordatórios: painéis “do narrador”... lembram o que ocorreu, indicam tempo/espaço, acontecimentos paralelos etc.

6 Linhas cinéticas – Linhas que mostram a trajetória do movimento, fazendo com que o personagem se mova dentro do quadro (hoje há recursos adicionais, como distorção de foco, cores etc.)

7 Onomatopéias – Ruídos e sons representados por palavras, na maioria das vezes empregadas como efeitos visuais que representam o som.

8 Metáforas Visuais – Literalmente, o desenho de uma metáfora, indicando situações como “ver estrelas”, “falar cobras e lagartos” etc.

9 Fazendo Quadrinhos – Mini-Guia
Desenvolver a história Começo meio e fim (uso do caderno); Personagens busca no dia a dia / textos existentes Desenhos simples / busca do estilo Jargões para expressão / roupas / gestos

10 2. A Grade Folha de Sulfite. Cada “tira” de 28 x 8

11

12

13 2. Colocando os diálogos Usar lápis (não muito apontado) – possibilita correções posteriores Idéia de espaço usado, visualizando “o que sobra” para o desenho Atenção às posições – quem fala primeiro, quem fala mais...

14 3. Desenho (rascunho) e indicativos de balões

15 4. Arte-Final “Canetar”a tira, acrescentar detalhes, eliminar supérfluos

16 5. Apagar o lápis / escanear
6. Colorir (no caso de não usar escaner, aconselha-se letreirizar primeiro, depois apagar o lápis e colorir)

17 7. Letreirizar Evite excesso de texto nos balões. É melhor um balão mais branco que cheio de texto.

18

19

20 mundohq@uol.com.br - www.mundohq.com.br
Para falar comigo: - Programa semanal na Rádio Educativa de Campinas - (FM 101.9)

21 Se você acha que magia é coisa de bruxo inglês,então está na hora de voltar para a escola...


Carregar ppt "Como fazer HQs na escola, no trabalho, no sindicato, em casa..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google