EFEITOS BIOLÓGICOS DA RADIAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RADIOATIVIDADE É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas) , transformando-se em outro.
Advertisements

Marie Curie ( ).
RAIO X Em 1895, físico Roentgen, em uma experiência observou fluorescência num cartão pintado com platino-cianureto de bário. A fluorescência era observada.
Raio-X Qual a radiação maxima que um corpo poderá ser exposto sem sofrer consequencias nocivas para a saúde?
Aceite-me como eu sou! Uma história real.
HISTÓRICO DA RADIOTERAPIA e NOÇÕES DE FÍSICA NUCLEAR
Riscos Físicos: Entendendo a Radiação no Ambiente de Trabalho
REAÇÕES NUCLEARES.
RADIAÇÕES IONIZANTES HISTÓRICO.
Comparação entre os tipos de reações:
Radioatividade.
RADIOATIVIDADE.
Radioatividade A radioatividade ou radiatividade (no Brasil; em Portugal: radioactividade) é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias.
Teoria atômica da matéria
UMA HISTORIA DE AMOR.
Radioatividade parte I
Radioatividade O nome Radioatividade não era usado naquela época,este
Aplicações da Radioatividade
RADIAÇÕES IONIZANTES.
R A D I O A T I V I D A D E (I) Prof. Luiz Antônio Tomaz
O que você deve saber sobre
OS RAIOS X E A RADIOATIVIDADE
RADIAÇÕES UTILIZADAS em outubro de 2010.
A questão da energia Apesar de possuir rios favoráveis, apenas 4% da energia utilizada é decorrente das hidrelétricas. 83% da energia é gerada por termoelétricas.
Aceite-me como eu sou! Uma história real.
Teorias do Jornalismo I
RADIOATIVIDADE.
Como qualquer mãe, quando Karen soube que um bebê estava a caminho, fez todo o possível para ajudar o seu outro filho, Michael,
PROFESSOR RODRIGO PENNA
Radioatividade e Energia Nuclear.
O que significa o símbolo abaixo?
RADIOATIVIDADE E ESTRUTURA ATÔMICA
Se você acha que vai perder seu tempo para ler isso, está muito enganado. Vai se emocionar e pode até chorar. História verdadeira e emocionante. Se.
RADIOATIVIDADE.
UMA HISTÓRIA DE AMOR.
Aplicações da Radiação
Radiações.
RADIOATIVIDADE.
Rafaela Ferreira dos Santos
Química Pablo Felipe Profª. Carol
Noções de Física Nuclear
PRODUÇÃO DE MOLIBDÊNIO-99
Marcelo Polonio Muler Rodrigo Tosetto
ENERGIA NUCLEAR.
Química na Medicina O que a química influência na medicina ?
RADIOATIVIDADE.
Não investir no ensino de Ciências equivale a investir na pobreza intelectual e material, e é um luxo que não podemos nos dar. A Ciência é uma arma carregada.
Disciplina: Ciências Físico-Químicas Professora: Elidia Pinheiro Trabalho realizado por: Nº11 9ºF.
Lixo Nuclear.
CURSO DE RADIOPROTEÇÃO
RADIOATIVIDADE E FÍSICA NUCLEAR
A descoberta dos Raios X
& A Ciência da Radiotividade
Profª Vanessa M. Gasquez Tutora: Lina de Almeida Gattai
A descoberta do elétron por J. J. Thomson
Efeitos biológicos Heróis em quadrinhos
70 Anos dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki
Carolina Chrystina Priscila Alves
O Decaimento Radioativo (6 aula)
AS RADIAÇÕES NUCLEARES 4 AULA
RADIAÇÃO INFRAVERMELHA
Evolução Atômica. Os filósofos gregos Demócrito e Leucipo são considerados os primeiros a pensar na divisibilidade da matéria, como também são considerados.
FICA CONNOSCO, SENHOR Os discípulos de Emaús.
RADIOATIVIDADE O que você deve saber sobre É o fenômeno que ocorre no núcleo do átomo. Muitos núcleos atômicos são instáveis e, para adquirir estabilidade,
Rádio Os aparelhos de radar e as ondas de rádio São as ondas menos energéticas. Os aparelhos de radar são largamente utilizados em muitas situações.
O Físico Music: Holding your hand Armstrong 2001.
OS RAIOS X E A RADIOATIVIDADE
ACEITE-ME COMO SOU! Uma história real Esta é a história de um soldado que, finalmente voltava para casa, depois de ter lutado no Vietnã. Ele ligou para.
RADIOATIVIDADE.
RADIOATIVIDADE Prof. Vera. λ = c/f, c= veloc. da luz.
Transcrição da apresentação:

EFEITOS BIOLÓGICOS DA RADIAÇÃO HISTÓRICO

Se o primeiro uso da energia elétrica fosse nestas condições, você seria a favor de seu uso?

Atentado terrorista ao World Trade Center em 11/09/2001

Histórico da radiação 1) 08/11/1895 - Wilhem Konrad Roentgen observou um fraco brilho esverdeado numa tela fluorescente ativado por um tipo de emanação desconhecida de um tubo de crookes exitado eletrostaticamente 2) 28/12/1895 - Roentgen escreve o primeiro trabalho: “On a New Kind of Ray” para a Bavarian Physical Medical Society.

3) 05/01/1896 - O Viena Press publica um resumo e a notícia se espalha rapidamente no mundo 4) Um dia após a chegada do relatório nos USA, Thomas A. Edson começa a trabalhar no assunto. 5) Durante o ano de 1896, a revista Medical record (NY) publica 28 referências sobre os Roentgen Rays ou X Rays. 6) Antes do final do ano, trabalhadores sofrem severas reações devido aos raios X. Uma assistente de T. Edson - Clarence Doll - talvez tenha sido a primeira que sabidamente morreu de câncer induzido por raios X.

7) No mesmo mês da descoberta de Roentgen, A. H 7) No mesmo mês da descoberta de Roentgen, A. H. Becquerel descobriu que algum tipo de raio similar ao raio X era continuamente emitido por compostos de urânio natural. 8) Em 12/1898, Pierre e Marie Curie anunciavam, a partir de compostos de urânio, a descoberta de um material altamente radioativo, que chamaram de RADIUM. Era constituído de três tipos de raio; um deles foi chamado de Raios Gama - com menor energia, mas maior capacidade de penetração.

9) Os Raios Gama pareciam atuar em tecidos vivos 9) Os Raios Gama pareciam atuar em tecidos vivos. Em 1901, Becquerel sofreu queimaduras por causa de um frasco de Radium que levava no bolso; Pierre Curie queimou sou braço intencionalmente. Estes fatos levaram à idéia que o Radium tinha propriedades medicinais. Curie levou Ra ao Hospital S. Louis (Paris), onde se iniciou a aplicação em doenças dermatológicas. 10) A pesquisa mostrou que os raios do Ra tinham efeito bactericida. Sementes perdiam o poder de germinação, protozoários mostravam anormalidades e retardo no desenvolvimento.

11) Histologias de tecidos irradiados foram estudadas por Bergonie e Tribondeau, que elaboraram a lei: “células imaturas em estado de divisão são mais sensíveis à irradiação do que células adultas ou estacionadas.” 12) Em 1903, o efeito esterilizante dos RX foi observado. Em mais alguns anos, Bardeen observou que ovos de rã fertilizados por espermas e irradiados com RX desenvolviam anormalidades. 13) Em 1927 H.J. Muller estudou em Drosophila que RX e raios gama produziam mutações hereditárias.

14) Nas duas décadas seguintes, vários eventos aconteceram: fontes poderosas de RX e Raios Gama; gramas de Ra forma isoladas; fontes de alta voltagem como Van der Graaff foram construídas; em 1961, E. O. Lawrence e col. iniciaram o desenvolvimento do acelerador linear, que levou à invenção de Cyclotrons; os riscos do uso da radiação foram reconhecidos e regras forma estabelecidas; radioisótopos como 198Au, 60Co, 137Cs, 90Sr tornaram-se disponíveis em larga escala.

Primeira radiografia de parte do corpo humano O Primeiro uso médico dos raios X foi publicado na Lancet 23 de Janeiro de 1896, onde foi usado para localizar um pedaço de faca nas costas de um marinheiro bêbado. O médico que utilizou os raios X com este propósito foi o Dr. Rudolf Albert von Kölliker, a pedido do Dr. Röentgen