Capítulo 8 – As estruturas e as formas do relevo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Relevo terrestre e suas formas fundamentais
Advertisements

PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE
O RELEVO TERRESTRE AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO
Título - RELEVO BRASILEIRO: Classificação do relevo brasileiro
As formas de relevo Prof. Neno
Sistema Terra – Dinâmica da Litosfera
Professor Fabio Limeira
A Terra era sem forma e vazia... Gênesis 2
AGENTES INTERNOS E EXTERNOS
ESTRUTURA GEOLÓGICA.
RELEVO TERRESTRE O relevo terrestre corresponde às diversas configurações e diferenças de nível da superfície terrestre: montanhas, planaltos, depressões.
O Relevo Brasileiro Prof. Felipe. Estrutura geológica.
Antonio Neto Lima Bonfim
ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO
Agentes externos de formação do relevo e Tipos de relevo
1ª SÉRIE ANO– ENSINO MÉDIO
Geografia 7º A ; 7º B Tema: Meio Natural Subtema: Relevo Unidade 1: Grandes conjuntos de relevo.
Saionara Pires Rodrigues - Cientista Social UFRGS
RELEVO.
ESTRUTUR S E FORM S DE RELEV
GEOGRAFIA Geral e do Brasil 4.ª edição Paulo Roberto Moraes.
PLANALTO – superfície relativamente plana ou acidentada, formada por erosão e geralmente acima de 200 m de altitude. PLANÍCIE - superfície plana, formada.
A ESTRUTURA INTERNA DA TERRA E AS PLACAS TECTÔNICAS
Módulo 17 – Brasil: relevo, hidrografia e litoral
Módulo 02 – As formas de relevo e a hidrosfera
Placas Tectônicas; Rochas e Relevo
OS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS NO BRASIL
A fisionomia da paisagem
ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO BRASILEIRO
Professor Luciano Henrique
Prof. Márcia. CAMADAS DA TERRA  1. Núcleo: Camada mais interna – formada por Níquel e Ferro (Nife) – camada sólida.  2. Crosta terrestre: camada mais.
AGENTES INTERNOS: O VULCANISMO
Relevo e estrutura geológica
Placas Tectônicas; Rochas e Relevo
CAPÍTULO 6 – RELEVO DO BRASIL
Relevo e solo – formação e classificação
BOM DIA.
Relevo Brasileiro GEOGRAFIA Prof. Paulo 1.
O que é Relevo? Professor Jefferson.
RELEVO.
GEOMORFOLOGIA TERRESTRE
Relembrando a litosfera
O modelado brasileiro O relevo brasileiro é o resultado da ação da erosão e do intemperismo.
Prof. Adrian Theodor Schartner Corbó
RELEVO.
RELEVO BRASILEIRO Professor Edu Marinho.
Relevo Estudos Ambientais.
ESTRUTURA GEOLÓGICA: Escudos Cristalinos ou maciços antigos
Centro de Ensino Superior do Amapá
Escola estadual de ensino Fundamental e Médio São Sebastião
ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO
AGENTES EXÓGENOS Atuam na superfície, modificando as formas preexistentes. A intensidade da ação destes agentes depende do clima (pluviosidade, temperatura.
Relevo: relevo brasileiro
ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA
ESTRUTURA GEOLÓGICA DA TERRA
RELEVO BRASILEIRO E PEDOLOGIA
(Agentes internos e externos)
PRINCIPAIS TIPOS DE RELEVO
Gay-Lussac Prof. José Victor
Prof. José Victor 2 período 2015
2015/16 DISCIPLINA GEOGRAFIA DO BRASIL EMERSON MODESTO.
Relevo brasileiro. Processo de Formação Fatores Endógenos – agentes internos -Formaram o relevo Ex.: Tectonismo e Vulcanismo Fatores Exógenos – agentes.
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
Relevo Brasileiro GEOGRAFIA.
Planaltos Cadeias de montanhas Depressões Planícies
Estrutura da Terra. Profº. Carlos Viana.
Estrutura geológica Brasil
As principais formas de relevos terrestre
Agentes Formadores de Relevos
O RELEVO TERRESTRE AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO
Transcrição da apresentação:

Capítulo 8 – As estruturas e as formas do relevo UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE Capítulo 8 – As estruturas e as formas do relevo 1 – A fisionomia da paisagem. 2 – O relevo brasileiro e sua classificação. 3 – O relevo submarino. Prof. Mirian Loregian. M.Sc Geografia

AS ESTRUTURAS E AS FORMAS DO RELEVO Cordilheira do Himalaia Praia de Cumbuco, Fortaleza CE

1 – A fisionomia da paisagem A superfície terrestre não é homogênea. Esses desnivelamentos constituem o relevo. Agentes internos e externos modelam continuamente o relevo. FATORES ENDÓGENOS: tectonismo (terremotos, vulcanismo). FATORES EXÓGENOS: temperatura, vento, chuvas, rios, oceanos, geleiras, microrganismos, cobertura vegetal, o homem, etc.

1 – A fisionomia da paisagem O relevo é alterado por dois processos: O INTEMPERISMO: INTEMPERISMO FÍSICO: processo de desagregação – devido principalmente à variação da temperatura. INTEMPERISMO QUÍMICO: processo de decomposição – resultado da água sobre as rochas, semelhante a um solvente. A EROSÃO: algum agente transporta o material (sedimentos). A atuação do intemperismo varia conforme características do clima, topografia, biosfera e dos minerais que compõem as rochas.

1 – A fisionomia da paisagem

1 – A fisionomia da paisagem

1 – A fisionomia da paisagem

2 – O relevo brasileiro e sua classificação Várias teorias sobre a classificação do território brasileiro. Aroldo de Azevedo. Aziz Ab´Saber. Jurandir L. S. Ross. Formas encontradas no nosso território:

2 – O relevo brasileiro e sua classificação PLANALTO - Terrenos levemente acidentado, com mais de 200 metros de altitude. - Áreas em que o processo de erosão superam os de sedimentação.

2 – O relevo brasileiro e sua classificação PLANICIE Superfícies planas, com altitudes inferiores a 200 metros. Área mais ou menos plana em que os processos de sedimentação superam os de erosão, independentemente das cotas altimétricas.

2 – O relevo brasileiro e sua classificação DEPRESSÃO Relevo aplainado, rebaixado em relação ao seu entorno; nele predominam processos erosivos.

2 – O relevo brasileiro e sua classificação ESCARPA Declive acentuado que aparece em bordas de planalto. Pode ser gerada por um movimento tectônico, que forma escarpas de falha, ou ser modelada pelos agentes externos, que geram escarpas de erosão.

2 – O relevo brasileiro e sua classificação CUESTA Forma de relevo que possui um lado com escarpa abrupta e outro com declive suave. Essa diferença de inclinação ocorre porque os agentes externos atuaram sobre rochas com resistências diferentes.

2 – O relevo brasileiro e sua classificação MORRO Pequena elevação de terreno, colina.

2 – O relevo brasileiro e sua classificação MONTANHA Cadeia orogênica, como a Cordilheira dos Andes.

2 – O relevo brasileiro e sua classificação SERRA Pode designar um conjunto de formas variadas de relevo, como dobramentos antigos e recentes, escarpas de planaltos e cuestas.

2 – O relevo brasileiro e sua classificação INSELBERG Saliência encontrada em regiões de clima árido e semi-árido. Sua estrutura rochosa foi mais resistente à erosão que o material que estava em seu entorno.

3 – O relevo submarino O fundo do mar também possui formas variadas. Resultado sobretudo da ação de agentes internos e do intenso intemperismo químico. O único agente externo que atua no intemperismo, transporte e sedimentação de partículas orgânicas e minerais, é o movimento das águas. Os principais compartimentos do relevo submarino são a plataforma continental, o talude e a região pelágica ou abissal.

3 – O relevo submarino A PLATAFORMA CONTINENTAL É relativamente plana e constitui a continuação da estrutura geológica do continente abaixo do nível do mar. Composta predominantemente por rochas sedimentares. Profundidade média de 200 metros. Recebe luz solar, o que propicia o desenvolvimento de vegetação marinha e de muitas espécies animais. Áreas favoráveis à exploração de petróleo e gás natural.

3 – O relevo submarino O TALUDE É a borda oceânica da plataforma continental. Marcada por um desnível de até 2000 metros. Na sua base se encontram a plataforma continental (sial) e oceânica (sima). Quando o talude se localiza em áreas de encontro de placas convergentes, ocorre a formação de fossas marinhas.

3 – O relevo submarino A REGIÃO PELÁGICA OU ABISSAL É a crosta oceânica propriamente dita. Ocorrem diversas formas de relevo: depressões, montanhas, fossas. As ilhas aí existentes são chamadas ilhas oceânicas. Da morfologia oceânica podemos destacar: barra, saco, baía, golfo, ponta, cabo, península, enseada e recife.

3 – O relevo submarino

QUESTÕES PG 89 1 – O que são e como se originam as formas do relevo? 2 – Qual a diferença entre estrutura e forma de relevo? 3 – Defina planalto, planície e depressão. 4 – Caracterize o território brasileiro. 5 – O que é plataforma continental e qual sua importância econômica? 6 – Cite e comente as áreas nas quais está dividido o relevo submarino.