Descargas Atmosféricas (raios)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Par Trançado e Cabo Coaxial
Advertisements

Marco Aurélio Martignoni
/ A furia dos Ra os Por Jose Roberto de V. Costa /
Climas do Continente Americano
Equilíbrio Eletrostático
Vamos conhecer O clima.
Acústica Urbana 6º período UFAL / ARAPIRACA.
Princípios de Eletrostática e Eletrização de Corpos
Pára-raios
Incidência de raios no Sudeste deve superar média em 2011
TRABALHO DE GEOGRAFIA.
CONDENSADOR O condensador (ou o capacitor) é um elemento importante no circuito elétrico. Um condensador consiste em dois condutores de qualquer formato,
O trabalho feito pelo agente externo sobre o sistema ao carregar o condensador aparece como a energia potencial U, armazenada no condensador: W=U Na realidade.
ELETROSTÁTICA parte 3.
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini UNICAMP - FEM - DPM
Ecotoxicologia Poluição Atmosférica 17/09/2012
C R O S S PROMENADE C R O S S C R O S S PROMENADE PROMENADE C R O S S
6º Ano / 5ª Série do Ensino Fundamental
Proteção Contra Choque Elétrico
Aterramento para Circuitos Digitais
Professor Victor Sotero
FURACÃO.
IF-UFRGS.
Furacões.
Proteção contra descargas atmosféricas ( Para-raios)
A partir de um estudo desenvolvido por diversas áreas da UN-Replan, foi produzida esta apresentação sobre descargas atmosféricas - os relâmpagos. Utilizada.
O que é o projeto LBA? LBA é a sigla para o Experimento de Larga Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia. Liderado pelo Brasil, o LBA é o maior.
Meios físicos de Transmissão de Dados
A atmosfera é constituída de cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. O ar se torna mais rarefeito quanto mais a gente.
Sistema de Telefonia Celular O aparelho celular se comunica via ondas eletromagnéticas com as antenas que estão nos topos das torres (ERB), que fazem intercomunicação.
Projeto - Física Prof°: Júnior Turma: 3100.
Condutor em equilíbrio eletrostático
ANTARES FÍSICA Prof. Marcos André.
Exercício 01: - Um goleiro bate um tira de metas (bola que é chutada parada do chão, próximo as traves do gol) com uma bola de massa m, em um campo de.
Tecnológicas de Mídias Digitais André Santos Silva Rodrigo T2B1 Redes
Introdução à Astronomia
A camada de ozônio é uma “capa” formada pela concentração do gás Ozônio (O3) na atmosfera terrestre.
QUEIMADAS.
CHOQUE ELÉTRICO Choque elétrico é o conjunto de perturbações de natureza e efeitos diversos, que se manifestam no organismo, quando este é percorrido por.
ANEMOMETRIA, SISTEMAS DE MEDIÇÃO E FLUXOS DE ENERGIA
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
CAMPO ELÉTRICO Professor Andrade.
Equilíbrio Eletrostático
Cuidado com Raios.
Nevoeiros de Advecção Referências:
Montagem, Manutenção e configuração de Micro ENERGIA ELÉTRICA.
CAMPO ELÉTRICO Prof. Hans R. Zimermann
Tempestades de Neve.
Elementos do Clima.
ATIVIDADES. ATIVIDADES COMO SE FORMAM OS RAIOS?
Eletricidade Aula 2.
CIDADES Solo altamente permeável
Dinâmica Climática Capítulo 7.
SPDA-Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (Pára-Raios) Eng. de Segurança - Normando V. B. Alves Diretor Técnico da termotécnica Pára-Raios.
Estudo de caso.
Raios Descargas Elétricas.
SISTEMA PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS - SPDA
ENERGIA ACUMULADA NUM CONDENSADOR CARREGADO
Raios e Trovões!.
Normalização: se a tensão a adotar fosse ditada apenas por questões de ordem económica, seriamos levados a escolher uma tensão diferente para.
DPS – Dispositivo de Proteção Contra Surtos
O Produto Filtro Lumilight
Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas NBR 5419
Condutores Esféricos e Pontiagudos
5.1 A eletricidade. 5.1 A eletricidade A energia elétrica assume uma importância cada vez maior na nossa sociedade.
CAMPO ELÉTRICO Adaptado de Professor Rogério Andrade - UFC Resumo:Apresentação em Power Point sobre campo elétrico, Lei de Coulomb, raios etc. Fonte: Pion.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA Sondagem: Inserir uma imagem para fazer os conhecimentos prévios dos alunos. (questionamentos). Problematização: Quais são os riscos.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO Física Experimental 2 – Ciência da Computação PUC/SP - prof.a Marisa A. Cavalcante Capacitor Qual a quantidade.
Eletrostática Professor Simone Carmo da Silva.  Potencial elétrico:  Agora, quando as dimensões do corpo não puderem ser desprezadas, temos duas situações.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba S.P.D.A. – Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas Prof. Vilmair E. Wirmond 2011.
Transcrição da apresentação:

Descargas Atmosféricas (raios)

Nuvens de Tempestade As tempestades envolvem grandes nuvens de chuva chamadas "cumulus nimbus". Estas são nuvens "carregadas", medindo 10 ou mais quilômetros de diâmetro na base, e de10 a 20 quilômetros de altura.

Formação do Raio Campo Elétrico ioniza o ar Descarga líder (100 km / s) invisível Quando a descarga líder está entre 20 e 50 m do solo surge a descarga de conexão esta sim visível

Formação do Raio Campo Elétrico ioniza o ar Descarga líder (100 km / s) invisível Quando a descarga líder está entre 20 e 50 m do solo surge a descarga de conexão esta sim visível

Mito: “ Um raio nunca cai 2 vezes no mesmo lugar...”

Lendas, Crenças e Crendices Não abanar para o raio em dias de tempestade; Acender velas; Ficar escondido; Rezar encolhidinho; Cobrir espelhos; Carregar amuleto colhido no local da queda de um raio.

Magnitude de corrente do Raio. Lâmpada de 100 W: 0,8 amperes 0,1% excede 200.000 amperes. 0,7% excede 100.000 amperes. 6% excede 60.000 amperes. 50% excede 15.000 amperes.

Raio, Relâmpago e Trovão Raio: é uma gigantesca faísca elétrica, dissipada rapidamente sobre a terra, causando efeitos danosos. Relâmpago: é a luz gerada pelo arco elétrico do raio. Trovão: é ao ruído ( estrondo) produzido pelo deslocamento do ar devido ao súbito aquecimento causado pela descarga do raio.

Efeitos sobre os seres vivos: Parada Cardíaca. Tensão de Passo. Tensão de Toque. Descarga Lateral. Descarga Direta.

Principais Prejuízos: Incêndios em florestas, campos e prédios; Destruição de estruturas e arvores; Colapso na rede de energia elétrica; Interferência na radio transmissão; Acidentes na aviação e embarcações; Acidentes nas torres de poços e plataformas de petróleo; Mortes em seres humanos e animais.

Locais a serem evitados: Picos de colinas. Topo de construções. Campos abertos, campos de futebol. Estacionamentos. Piscinas, lagos e costa marítimas. Sob arvores isoladas.

Monitoramento dos Raios Número de raios por ano por quilômetro quadrado

Monitoramento dos Raios

O SPDA (Pára-Raios) a) Sistema de captação. b) Sistema de descidas. c) Sistema de aterramento.

Método Franklin Este método é baseado na proposta de Benjamim Franklin e tem por base uma haste elevada. Esta haste na forma de ponta , produz, sob a nuvem carregada, uma alta concentração de cargas elétricas, juntamente com um campo elétrico intenso. Isto produz a ionização do ar , diminuindo a altura efetiva da nuvem carregada, o que propicia o raio através do rompimento da rigidez dielétrica do ar.

Método Franklin- Ângulos de proteção Prédio Residencial 45° - prédios até 20 metros 35° – prédios de 20 a 30 m. 25 ° – prédios de 31 e 45 m.

Método Franklin- Exemplos

Método da Gaiola de Faraday. O método Faraday é também conhecido como método da utilização dos condutores em malha ou gaiola. Captores em malha consistem em uma rede de condutores dispostos no plano horizontal ou inclinado sobre o volume a proteger. As gaiolas de Faraday são formadas por uma rede de condutores envolvendo todos os lados do volume a proteger. Quanto menor forem as distancias dos condutores das malhas, maior será o nível de proteção.

Ainda sobre a Gaiola de Faraday Este método é o mais utilizado mundialmente. É o mais recomendado para edifícios com grandes áreas e grandes alturas (obrigatório em prédios com mais de 60 m).

Exemplo de aplicação da gaiola de faraday.