LIGUE O SOM Corpus Christi Celebramos hoje a festa de Corpus Christi, a festa do Corpo e Sangue de Cristo, a festa popular da Eucaristia... A festa da.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oração Eucarística VI-C
Advertisements

Oração Eucarística VI - B
Oração Eucarística V Senhor, vós que sempre quisestes ficar muito perto de nós, vivendo conosco no Cristo,
A MISSA PARTE POR PARTE Ir. M. Helena Teixeira
EUCARISTIA = ACÇÃO de GRAÇAS
VAMOS À CEIA DE JESUS Sabem donde vem a Missa que celebramos todos os domingos? Vejamos com algumas imagens.
Oração Eucarística VI- A
Oração Eucarística IV Na verdade, vós sois santo e digno de louvor, ó Deus, que amais os seres humanos e sempre os assistis no caminho da vida.
MISSA.
traz à Igreja novo vigor!
Lázaros de hoje.
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
Dai-lhes vós mesmo de comer
Vivamo-la com o sacerdote
MEU DOMINGO MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
Corpus Christi LIGUE O SOM.
A Comunidade.
Surdos e Mudos Ligue o som.
O Pão partilhado.
Jesus Peregrino.
Igreja-Mãe.
O Pão da Palavra e da Eucaristia
A Paz.
"Amou-os até o fim".
A eucaristia Começar.
† ORAÇÃO DO ANGELUS Pelo Papa Bento XVI
POR GENTILEZA, DESLIGUE O SEU CELULAR.
A Comunidade.
A Comunidade.
O Pão partilhado.
FESTA DA DIVINA MISÉRICORDIA
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
Pentecostes Vem Espírito Santo.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - B
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo
16º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Marta e Maria.
Hoje se fala muito da FOME no mundo. Quem não viu imagens de pessoas famintas, que mais parecem cadáveres ambulantes. Deus nos convida a PARTILHAR o.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA V Pres.: O Senhor esteja convosco.
A Reconciliação.
O Sangue da Nova Aliança
33º DOMINGO DO TEMPO COMUM A liturgia do 33º Domingo do Tempo Comum recorda a cada cristão a grave responsabilidade de ser, no tempo histórico em que.
Marta e Maria.
O Pão da Vida O Pão da Vida Na solenidade de Corpus Christi,
A Reconciliação.
A Comunidade A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA, e nos convida a viver a fé em Cristo.
O Pão partilhado.
"O Pão da Vida" Nosso coração está sempre insatisfeito do que é e do que tem... sempre está com fome de algo… E Deus intervém sempre na vida dos homens,
Josué e Pedro. Ao longo da estrada de nossa vida,
Celebrando hoje a festa de Pedro e Paulo, exaltamos seu exemplo de fidelidade a Jesus Cristo e seu ardoroso testemunho no projeto libertador de Deus.
Amou-nos até o fim.
O Chamado.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
A Liturgia é um convite à RECONCILIAÇÃO. As leituras mostram os caminhos da Reconciliação: O Amor de Deus Pai se manifesta dando uma pátria ao povo.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O nosso coração está sempre insatisfeito do que é e do que tem... está sempre com fome de algo… Deus intervém sempre na vida dos homens, saciando-nos.
A Liturgia deste 3.º domingo da Quaresma é um forte APELO À CONVERSÃO. Conversão é um longo processo de renovação em que devemos desfazer-nos de uma.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA. A sua missão consiste em revelar aos homens.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
A Liturgia de hoje nos convida a refletir sobre a HOSPITALIDADE e o Acolhimento. Toda vez que nos reunimos para celebrar a Eucaristia, o Senhor nos.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Estamos aqui reunidos para ESCUTAR a Palavra de Deus e celebrar a Eucaristia. A Escuta da Palavra revela-nos os Planos de Deus e aponta-nos o caminho.
Transcrição da apresentação:

LIGUE O SOM

Corpus Christi Celebramos hoje a festa de Corpus Christi, a festa do Corpo e Sangue de Cristo, a festa popular da Eucaristia... A festa da Comunhão e da Unidade.

As três leituras bíblicas insistem na estreita ligação que existe entre Eucaristia e Vida, entre o Pão que é Cristo e o pão que alimenta o corpo. Não é possível entrar em comunhão com o Corpo do Senhor sem partilhar com os irmãos o pão material. Não podemos repetir o gesto da última ceia, de unidade e partilha, e alimentar sentimentos de desunião, ganância e egoísmo.

Na 1ª Leitura, o Sacerdote MELQUISEDEC oferece a Abraão e seus homens PÃO e VINHO, depois de os abençoar. (Gn 14,18-20) Este episódio sempre foi considerado uma figura de Cristo e dos sacerdotes da Nova Aliança, que oferecem no altar o pão e o vinho. Embora povos diferentes e até rivais, soube partilhar... sentir-se irmão... * O gesto de "dividir nossos bens com quem precisa" exige de nós muito mais solidariedade do que o simples gesto de dar de comer ou mandar para a paróquia roupas que não usamos mais...

Na 2ª Leitura, São Paulo fala da Instituição da Eucaristia para destacar a incompatibilidade entre o "partir o pão" e as discórdias, que havia na comunidade de Corinto. (1 Cor 11,23-26) * Não é compreensível celebrar o gesto que significa sacrifício e dom da vida, união com Cristo e com os irmãos e fomentar divisões, cultivar discórdias e manter desigualdades!

No Evangelho, São Lucas fala da Multiplicação dos Pães. (Lc 9,11b-17) Mais do que os factos, Lucas quer explicar o que significa "partir o pão" no dia do Senhor. - "Jesus ACOLHEU as multidões e começou a falar-lhes". * É o que acontece na liturgia dominical: O celebrante acolhe os fiéis com a saudação da Paz e, na liturgia da Palavra, anuncia-lhes o Reino de Deus.

- "Dai-lhes vós mesmo de comer"... * Se antes (na missão) os havia enviado para repartir o pão da Palavra, agora confia-lhes o pão material. O poder de multiplicar os pães não temos, mas podemos compartilhar o nosso - Manda formar "Grupos de 50": * Os pequenos grupos favorecem o diálogo, os contactos de amizade, de ajuda recíproca, de fraternidade...

- Os pães e os peixes, colocados à disposição de todos, representam os bens que a comunidade possui. Não se trata apenas de doar dinheiro, roupas e alimentos; mas pôr à disposição da comunidade os dons e as qualidades que Deus distribuiu a cada um. Quando todas essas “riquezas” forem recolhidas em comum e colocadas a serviço da vida, então acontecerá o milagre: haverá fartura para todos.

É esse o sentido do Ofertório, quando cada membro da comunidade apresenta a sua oferta para que seja distribuída aos necessitados. Ou será que, como os apóstolos, achamos melhor cruzar os braços e nos omitir, deixando cada um perecer, para não "atrapalhar“ o nosso descanso e bem-estar? - Jesus usa palavras semelhantes às da consagração. * Lucas descreve o facto e interpreta na óptica eucarística.

- Foram "recolhidos 12 cestos": Condena o desperdício: O que sobra na mesa de muitos é o que falta na mesa de outros... Em toda missa, Cristo continua a alimentar o Povo de Deus, com o alimento de sua PALAVRA e do PÃO DA VIDA, para que não desfaleçamos em nossa caminhada...

Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptado por P. Alex O que você FAZ na Missa? Um actor ou um espectador? “Assiste”? Enquanto Deus aguarda uma resposta, professemos publicamente nossa fé, rezando juntos o CREIO... + O que SIGNIFICA a Missa para você? - Buscamos nela um alimento na Palavra de Deus e no Pão da vida para fortalecer a fé, e assim viver sempre mais unido na grande família dos filhos de Deus - É um Sinal de Comunhão? Estamos juntos ou unidos?